Particionamento ideal

Pretendo instalar uma distro Linux em meu notebook da DELL Inspiron 15 3000 , que tem microprocessador Intel Core i3, 4 Gb de memória RAM do tipo DDR4 e aproximadamente 500 Gb de memória no HD, e gostaria de saber qual é a proporção ideal (em porcentagem, para auxiliar outros usuários) de espaço para o diretório raiz /, qual a proporção ideal para o diretório /home e qual a proporção ideal para o Swap .

Por exemplo, havendo 400 Gb de espaço no HD (DDR) , reservo 10% desse valor para o diretório raiz ?, 70% para o diretório Home ? e 20% para o Swap ?.

TL;DR: Vai do seu uso/gosto/preferência. O swap é uma excessão.

Eu me dei mal por deixar o archinstall separar minha /home do / (root), e desde sempre tenho problemas de espaço na /home (que ficou minúscula) enquanto o / esbanja espaço.

Só tem um detalhe no swap: ele tem que ser o quanto que o processador suporta. Para processadores de 64 bits, eu recomendoexperimentar uns 4 GB que já tá de ótimo tamanho. Outra coisa, swap em disco rígido não ajuda muito.

Aproveitando para te recomendar colocar um zram no seu sistema, porque 4GB em pleno 2023 é infelizmente uma realidade e os programas tacam o dane-se para a gente (além de você usar um HD ao invés de um SSD). Falo isso porque uso um computador com 2GB de RAM, e usando LXQt e alguns programas a RAM compacta bastante com o zram. Explico melhor em outro post.

Enfim, se não quiser separar o /home do / eu também super recomendo, porque está me dando problemas ter que ficar apagando arquivos toda hora por falta de espaço na /home.

Em síntese:

396 GB de /
4 GB de swap
EDIT (logo que enviei): recomendo usar zram ao invés de separar um swap, mas vai de você.

é isso e tá tudo bem.

1 curtida