Particionamento e compartilhamento de disco em dual boot

Olá, pessoal! Atualmente utilizo o Windows 10 e pretendo fazer um dual boot com Linux pra conseguir jogar LOL e usar alguns programas do Windows. Tenho dois SSDs, um de 120GB com o Windows e um de 1TB para jogos e programas, além de um HD de 1TB, somente para arquivos pessoais.

Pesquisei bastante aqui, mas tô passando um pouco mal. Queria saber se é possível dividir o SSD de 1TB. Uma parte pro Linux e seus jogos/programas, e a outra para os jogos/programas do Windows (o Windows em si continuaria no de 120GB). Pelo o que entendi, o Windows usa NTFS e o Linux usa Ext4, então as partições teriam que ser de formatos diferentes. Dá pra fazer essa separação tranquilo durante a instalação do Linux ou pode dar bigode? Eu conseguiria acessar e modificar os documentos do HD pelo Linux, mesmo sendo NTFS?

Agradeço desde já e peço desculpas se é um tópico repetido, não encontrei outro tão específico.

Eu fiz algo parecido com vc. Instalei o Linux para ver qual é, com o pensamento de em um futuro me desvincular do Windows.

Eu tenho um SSD particionado em 2: Um com o Windows e outro com os Jogos (NTFS). Tenho um segundo SSD onde esta o Linux e o GRUB esta nele ao invés de ficar no SSD com o Windows.

Tenho um terceiro SSD (NTFS) onde estão minhas coisas de desenvolvimento.

No Linux eu consigo jogar sem nenhum tipo de problema os jogos que estão na partição NTFS e quando vou fazer o trampo de programação, acesso tudo que esta no meu SSD, editando, criando e salvando arquivos.

Optei em fazer isso por 2 motivos:
1 - Não reinstalar os jogos em um EXT4 ou BTRFS que já estão no SSD que eu uso no Windows.
2 - Caso eu resolver dar fim no Linux, eu não ter que ficar movendo e reinstalando as coisas que estão em EXT4/BTRFS para novamente em NTFS.

Boa noite rapaz.
Como conseguiu essa façanha ?
Eu não consigo fazer isso na steam no linux acessando os jogos na partição em ntfs, eu só consigo fazer em jogos via wine em partições em ntfs.

Saquei. De tudo que pesquisei, geral fala que o Linux não roda legal jogos instalados em NTFS, curioso.

Também tinha pensado em deixar um SSD só pro Windows e outro pro Linux, pra facilitar minha vida, mas 120GB é muito pouco. Só o Windows e alguns programas ocupam quase tudo, eu teria que mandar os jogos pro outro SSD de qualquer forma. Daí a dúvida sobre o particionamento diferente.

Quando eu abri a steam eu apontei para onde estavam meus jogos da steam em configurações…

Ele instalou as coisas para poder rodar o jogo pela steam e configurei como a steam ia rodar o jogo (protom GE, experimental, etc).

No Lutris eu adicionei o jogo (o .exe), configurei o runner e depois é só dar play.

1 curtida