Particionamento de Arquivos em Servidor de BD

Olá à todos!

Pretendo alterar o SO do Servidor de Banco de Dados da empresa onde trabalho.
Pesquisando sobre, me deparei com este artigo sobre otimização de bancos de dados.

O que mais me chamou a atenção no artigo foi a forma de particionamento do servidor, ficando desta forma:

Tamanho Recomendável Aonde irá montar Sistema de Arquivo Por que isso?
1024Mb / Ext3 É tamanho suficiente para os demais diretórios e arquivos que o RedHat gera.
100Mb /boot Ext3 Local onde ficará o kernel compilado e pacotes responsáveis pelo boot.
2048Mb /usr Ext3 Nesta pasta será instalado uma série de pacotes que o Red Hat utiliza. Além do código fonte do Kernel (em /usr/src/linux).
1024Mb /var Ext2 É a pasta onde ficam os logs e arquivos “temporários” do sistema operacional. É sempre bom separar em outra partição para que não pare o servidor.
1024Mb /tmp Ext2 Este é a pasta de arquivos temporários que alguns softwares utilizam. Costumo utilizá-la para gerar ou ler arquivos, por exemplo em processos de dump. O Ext2 é muito rápido, mas nada seguro.
Depende da base. / database XFS/ReiserFs ou JFS Esses são os três sistemas de arquivos mais usados para banco de dados.
Depende da base. /database/ transaction Ext2 Esses são os três sistemas de arquivos mais usados para banco de dados.

Porém como o artigo é de 2007, acredito que as informações disponibilizadas estejam bastante obsoletas.
Alguém com maior conhecimento/experiência pode me dizer hoje, quais tipos de Sistema e Arquivos eu deveria utilizar em cada particionamento?
Este sistema de partições é viável?

Antes de iniciar minha empreitada, pretendo estudar bastante sobre o assunto!
Por gentileza, aqueles que simplesmente discordam deste tipo de sistema, justifiquem para que TODOS possamos aprender!
Sou do tipo de pessoa que gosta de algo BEM FEITO quando feito pelas minhas mãos, portanto pretendo fazer algo o mais próximo possível do ideal e não simplesmente algo apenas funcional sem muita segurança…Inclusive pretendo fazer RAID1 para não ter problemas com perca de informações.

Agradeço aqueles que poderem compartilhar seu conhecimento.

Olá @Miura tudo beleza?

Artigo de 2007? Com certeza tem informação mais recente por aí. Tem tanta coisa datada nessa matéria que é difícil escolher por onde começar.

  • Qual hardware você tem disponível? Esse é o primeiro passo para poder iniciar um estudo desse tipo.
  • Nenhum kernel recente (a menos que seja compilado) deve ser instalado em uma partição de 100MB.
  • Quanto cresce o seu volume de dados? O que você precisa instalar cabe nesse espaço do exemplo?

Na minha opinião esses tamanhos das partições são os mínimos e não os recomendados para um setup seguro de um servidor.

Sobre os formatos do sistema de arquivos, recomendo que você pesquise as diferenças e quais as peculiaridades de cada um. Ext2 é justificável utilizar apenas se você realmente precisa de um sistema sem journaling, enquanto dificilmente haverá algum motivo válido para usar o EXT3 ao invés de usar o EXT4.

E uma última observação aqui sobre os particionamentos, para que os arquivos sejam guardados nos locais do exemplo você vai precisar mudar as configurações do controlador do banco de dados, o que pode te gerar trabalho extra na hora do backup.

Minha sugestão: faça uma instalação da forma como você acha que deveria ser em uma VM e teste com calma, suba uma instância em paralelo e faça testes. Isso vai minimizar a quantidade de surpresas que você terá quando for migrar efetivamente.

:vulcan_salute:

1 curtida

O que eu achei interessante foi o particionamento… E como eu não achei nada específico sobre os particionamentos, resolvi buscar ajuda…

I5-7400
8GB
SSD 500GB

Pelo fato do Server ser dedicado, eu tenho espaço suficiente para aumentar qualquer uma das partições…

Hoje o BD tem em torno de 1,5GB. Isso são aproximadamente 10 anos de informação.
Mas ele deve crescer um pouco mais rápido agora, mas acredito que no máximo cresça uns 5GB em mais 10 anos.

Não estou pensado em seguir os tamanhos sugeridos, mas sim o tipo de particionamento.

A minha dúvida é sobre a partição do BD. Andei lendo bastante e hoje estou entre EXT4 ou XFS. Mas caso o BTRFS seja seguro/maduro, talvez ele seja o mais interessante.
Nas demais, EXT4.
Apesar de não saber se existe uma real necessidade/melhora já que utilizamos um SSD.

Esta parte é bem tranquila, pois a configuração do controlador não é tão complicada.

Tenho uma máquina para testes e bastante tempo para decidir a melhor forma de utilizar. Inclusive estes dias eu tive que formatá-la por inteiro, pois estava particionada e quando instalei o Debian para testar a distro como servidor, o Grub não reconheceu o Windows…
Não faço a menor idéia do porquê… rs

1 curtida