Particionamento da Raiz e redirecionamento do /Home (Mint 19.1)

o HD mais antigo de 80GB é onte esta meu Sistema, no de 320BG o windows, o 500GB vou realocar todo ele para o linux como ETX4.

1-Eu quero fazer 2 coisas, uma é (se valer apena), dividir a instalação do sistema entre os 3 HDs para agilizar o sistema dividindo a carga para outros HDs, e também não sei como seria essa divisão.

2- mudar o Home para o a unidade de 500GB.

OBs: sem perder nada e resetar o sistema.

Alguém consegue me orientar de como fazer, se da pra fazer ou se vale ou não apena?

Você que dedicar o HD de 500Gb para a /home, se for só isso até que é fácil:

1. Você deve editar o seu /etc/fstab usando algum editor de texto recomendo o gedit (caso não tenha instalado pode usar o leafpad, mousepad ou mesmo o nano)
    $ sudo gedit /etc/fstab

2. Você terá que adicionar uma linha semelhante á esta
    UUID=71b1cf20-773c-4666-ac6c-6e63de00a19d /home ext4 defaults 0 0
    (ATENÇÃO: com o Gparted encontre o UUID da partição do seu HD e cole aqui)

3. Agora você terá que entrar no modo TTY usando as teclas CTRL+ALT+F2 e logue com o seu usuário e senha no terminal

4. Monte o HD que será sua futura /home em algum diretório você pode usar se basear nisso:
    $ sudo mkdir -v /media/Futura_Home
    (esse comando irá criar o diretório)
    $ sudo mount /dev/sda1 /media/Futura_Home
    (esse comando irá montar o HD no diretório /media/Futura_Home se atente á partição do HD que você irá usar é esse mesmo)
    O comando para conferir se a partição montada é a certa
    $ ls -la /media/Futura_Home
    O resultado do comando tem que ser algo parecido com isso
    drwxr-xr-x 4 user user 53 abr 18 15:09 .
    drwxr-xr-x 5 root root 4096 abr 17 13:27 …
    Se estiver tudo certo é só prosseguir

5. Pare o serviço gerenciador de sessão:
    a) se estiver usando o XFCE ou o LXDE será esse comando
    $ sudo systemctl stop lightdm
    b) se estiver usando o KDE será esse comando
    $ sudo systemctl stop sddm
    c) se estiver usando o Gnome será esse comando
    $ sudo systemctl stop gdm
    OBS.: Se não souber qual o seu gerenciador sessão teste cada comando e confira se a interface gráfica parou usando as teclas CTRL+ALT+F7.

6. Agora copie todos os arquivos da partição /home atual para a suposta futura /home
    com o seguinte comando
    $ sudo mv -v /home/seu_nome_de_usuário /media/Futura_Home
    (Se atente se houver mais de um usuário no sistema ou outras pastas na /home para mover para o outro HD, o processo poderá demorar um pouco enquanto isso é só esperar e ver as mensagens)

7. Após completar o processo de mudança de arquivos do diretório reinicie a máquina se der certo você irá parar em uma tela preta, não se assuste isso é normal agora é só dar o último comando:
    $ sudo chown -R NomedeUsuário:NomedeUsuario /home/nome_do_seu_usuário

Após isso é só reiniciar a máquina e logar com o seu usuário e senha, pode ser que você perda algumas customizações da interface gráfica isso aconteceu comigo no Lubuntu, mas da última vez que fiz isso no Xubuntu ficou tudo certo até as customizações se manteram :wink:

2 curtidas