Partição inteira se corrompeu do nada

Eu fui entrar em meu Linux Mint hoje e acabou dando a tela do Grub Rescue, eu sem entender o porque, afinal faz muito tempo que eu não formato ele, e então eu comecei o procedimento de sempre mas o meu sistema de arquivos não estava sendo reconhecido eu dei noite por um pendrive e descobri que a partição / estava corrompida, eu tentei lembrar o que eu tinha feito no Pc da última vez e eu lembrei que era minha mãe que não entende tanto de computador que tava mexendo, eu perguntei pra ela e ela não faz a menor idéia do que ela possa ter feito de errado, pra minha sorte eu deixo meu /home separado e já estou formatando ele de novo, mas eu gostaria de saber se vocês tem alguma ideia do que possa ter acontecido mesmo sem muita informação

Alguma bosta que sua mãe fez e não lembra. Partição não corrompe assim do nada, só se tu arrumar ums badblocks, o que tecnicamente só acontece batendo no HD.

Causas prováveis:

  • sudo dd if=alguma_coisa of=/dev/sda1
  • sudo fdisk /dev/sda
  • Mexeu no gparted aleatoriamente e mandou aplicar
  • Pancada no notebook se o hd é mecânico
  • Badblocks pipocando no disco, atingiram o início da partição sda1 (pode acontecer se seu disco já tiver mais de 5 anos de fabricação)
  • Falha de energia, corrompendo justamente os primeiros bytes da partição (improvável)
  • Erro aleatório no disco causado por raios gama interestelares (não é brincadeira, pode acontecer mesmo, embora bastante improvável)

Enfim, faça checagem com smartctl no seu disco e verifique a saúde dele. Caso encontre alguma anomomalia prepare-se para troca do disco.

1 curtida
  • Não foi isso, ela nem sabe o que é o terminal
  • Não foi isso, ela nem sabe o que é o terminal
  • Não foi isso, ela nem sabe o que é o Gparted
  • Poderia ser essa opção o HD é velho pra caramba
  • Eu perguntei pro meu irmão e ele disse que acabou a energia aqui (resolvido)
  • Ia ser engraçado se fosse isso

Exatamente por ela não saber o que é que pode ter sido isso. É muito mais provável alguém que não sabe o que é um Terminal, ou um GParted fazer uma bosta do que quem sabe aonde tá.