Partiçao /home ou não

Boa tarde, pessoal!
Gostaria de uma orientação. Estou com meu ssd particionado com 100GB(C:) pro Windows e 200 para uma partição de arquivos (D:). Aí eu ia colocar minha / do linux numa partição com 80 e a /home com 120. Mas aí me veio a dúvida: e se eu juntar esses 120 com a D, pra ficar 320GB, e criar só uma partição pro linux, com 80GB na / e só, já que o linux também enxerga a D? Há problema nisso?

Olá :vulcan_salute:

Faça isso.

Olha, se você não for jogar no Linux, ou seja, gastar muito espaço com jogos, pode ser até uns 60-70 GB que já é mais que suficiente, eu acho.

Sim, você pode montar automaticamente o D: quando iniciar o sistema.

Dica: eu aqui no caso uso HD externo, e nisso crio atalhos com o nome de HD das pastas correspondentes nele com as do sistema. Por exemplo, tenho uma pasta chamada Vídeos no HD externo, daí crio um atalho dela com o nome de HD e coloco na minha home na pasta correspondente que é Vídeos:

Enfim, o mesmo vale Documentos, Imagens, Músicas entre outros atalhos (no Linux chamados de links simbólicos).

1 curtida

Opa! :vulcan_salute:t4: :grin:

Entendi! Mas minha ideia de fazer essas coisas só veio depois que eu já tinha instalado o Xubuntu aqui, então vou reinstalar agora aplicando o que pensei e tudo que você sugeriu. Aí, olhando minha partição D: a partir do linux, notei que tem um ícone de cadeado nas pastas que estão dentro e eu não posso criar/alterar nada :face_with_diagonal_mouth: Sabe como resolvo isso?
image

Se você colocou nessa partição um sitema de arquivos linux como ext4, btrfs… ela fica com permissões e só o usuário root pode escrever nela. O Windows não enxerga partições com sistema de arquivos linux. Geralmente usa-se o sistema de arquivos NTFS para guardar dados, pois é enxergada tanto no Linux quanto no Windows, mas se você quiser guardar jogos para usá-los na steam e quer reaproveitá-los em novas instalações, nesse caso você tem que ter uma partição com sistema de arquivos linux, se não os jogos não iniciam. Para que seu usuário comum possa usar uma partição com sistema de arquivos linux é preciso usar o comando chown, algumas pessoas dão chmod 777 na partição para deixá-la com leitura, escrita e execução para todos os usuários, mas eu prefiro usar o comando chown, assim não mexe nas permissões.

chown é uma abreviação para change owner (mudar o dono/proprietário).

Você precisa ver onde a partição está sendo montada, vou usar no exemplo o usuário joão.

Pode fazer isso clicando na partição e usando no terminal o comando: df -h

Procure a linha da partição:

/dev/sda5 91G 51G 21G 87% /media/joão/90F94355F9234D07

Mas o mais fácil é ir no Gparted, dar dois cliques em cima da partição desejada, vai aparecer uma janela que vai mostrar onde a partição é montada:

Status Montada em /media/joão/90F94355F9234D07

No Debian/Ubuntu e derivados é montada em:

Então, você usa o comando chown (usuário joão é um exemplo, troque pelo seu usuário):

sudo chown -R joão:joão /media/joão/NomeDaPartição

-R (é de recursivo, vai mudar as permissões de tudo que está dentro da pasta da partição)

o primeiro joão separado pelos dos pontos, é seu usuário, o segundo joão é o grupo do seu usuário.

Depois seu usuário passa a ser dono da partição e pode ler, escrever e executar dentro da partição.

2 curtidas

Opa @rubenscontato, entendi. Não uso pra jogos não, somente arquivos de trabalho/estudo. Você acha que, se no momento do particionamento da formatação com o live usb linux, eu apagar o D: e recriá-la (já que eu vou extendê-la com 120GB) com sistema de arquivos NTFS, o linux fica sendo proprietário da partição e ainda o Windows também vai conseguir enxergá-la e escrever arquivos nela? Ainda tem pouquíssima coisa na partição D: e o que tem tá salvo em outro lugares, então não tem problema eu apagá-la agora.

Você não precisa reinstalar o sistema para separar o /home: Separar a /home com o sistema já instalado. | Manjariando

2 curtidas

Depende…
Eu prefiro utilizar o /home separado por questões de segurança.

Utilizar o LVM pra separar as partições e recuperá-las mais facilmente em caso de alguma delas corromperem.

Exemplo: Se o / corromper o home do user vai pro saco também.
Se estiver separdo não é afetado.

Isso é muito utilizado em servidores como Red Hat, Suse, Oracle Linux…
Criamos as partições separadas:
/home, /usr/, /var, /tmp, /opt e /etc…

2 curtidas

Nesse caso, no uso comum como o meu, sem jogos, nem nada pesado, quantos Gb pra / e quantos pra home usaria?

Como é no /home onde irão ficar seus arquivos como: Vídeos, Fotos, Downloads, Documentos…

É melhor deixar um maior espaço para o /home.
Acredito que a separação que fez no começo tá ótima: 80G para o / e 120G para o /home.

Você que usar a partição D: para guardar seus dados (arquivos em geral)? Se sim, basta formatar em NTFS que ela vai ser enxergada tanto no Linux quanto no Windows. Caso você queira colocar como home separada, nesse caso tem que ser um sistema de arquivos linux, mas ela só vai ser enxergada pelo linux.

Lendo novamente o que você escreveu, a resposta é sim! A partição NTFS é enxergada pelos dois sistemas, mas se quiser formatar a unidade D que no linux será nomeada de outra forma como sda1 ou sda2… se tiver mais de um HD ou SSD será sdb1 ou sdb2… … caso queira formatar ela com NTFS você tem que fazer isso usando um programa linux chamado gparted, geralmente ele já vem em todas as distros lives como é o caso do Xubuntu, basta procurar no live mesmo o menu → sistema (é onde está o gparted), no gparted pode crirar, redimensionar, apagar partições, é o melhor progrma do gênero. Tem que fazer a partição NTFS por ele, pois no particionador do instalador do Xubuntu não tem a opção NTFS, só tem Fat16 e 32. O gparted é bem fácil.

Vi agora novas informações:

Um particionamento com home separada, faça assim:

partição raiz (/) de 30 a 60 Gb - 50Gb é um bom tamanho, caso não vá usar muitos flatpaks e/ou snaps. Se deixar um espaço muito grande pode ser um desperdício, no meu sistema, por exemplo, deixei 60Gb para a raiz / e meu sistema com um flatpak está ocupando 9,8G.

A home deixa o espaço que sobra, ela fica maior, a minha home tem 100Gb por que meu SSD é pequeno, só tem 240Gb e tenho o Windows (eu nem uso) instalado também no SSD.

1 curtida

Entendi! Muitíssimo obrigado por tanta informação! :pray:t4: