Para que vocês usam VPS/servidor?

Qual a configuração e quais serviços vocês usam no seu VPS ? Eu pretendo rodar um servidor de minecraft pros meus amigos e um possível website ou um email server para fins de estudo.

2 curtidas

Eu uso dois servidores Linode, um dedicado de 4G de RAM com 2 CPU e um nanode com 1 GB de RAM e 1 CPU compartilhada.
O mais potente eu uso para hospedar meu site e coisas eventuais e o menor como servidor VPN/TOR. Em teoria eu poderia usar o principal para isso, mas aí conpartilharia a estrutura do prinicipal e eu não queria isso.
Eu até pensei em contratar uma VPS aqui no Brasil, mas as especificações e limitações não me agradam muito. Tipo, o fato de a maioria estar vinculado ao CentOS 7 ou outros derivados do RedHat não me agrada.

3 curtidas

Olá, você pode fazer seu próprio servidor, se você tiver uma máquina parada por exemplo, ou usar a sua máquina mesmo como um servidor, hoje eu possuo uma máquina um Workstation da HP o modelo é Z600 consegui por uma barganha no mercado livre, e hoje faço várias coisas com ela! (Mas tenha em mente, se tu for criar um servidor próprio(caseiro), provavelmente você precisará entrar em contato com sua operadora para ativar a função DMZ do seu modem, ou liberar portas especificas, para você conseguir receber conexões de fora da sua rede).

Pra quem é entusiasta ou estudante nessa parte de redes, ter um servidor realmente é um prato cheio! Por que você pode testar varias coisas e servir vários serviços. Servidores de games, hoje para o linux tem um painel que se chama Pterodactyl ele é OpenSource, você configurando esse painel tu consegue abrir servidor de uma lista enorme de games, e eventualmente, pode até fazer uma renda extra com isso! E também você pode rodar aplicações que você mesmo criou, criar um “Google Drive” pessoal, com tanta outras coisas que um servidor pode te proporcionar.

(Não sei se eu posso fazer indicações) Mas para VPS eu indico esse pessoal: Cheap VPS - VPSDime, possuem uns preços bem bacanas com uma config muito boa! (só que eles não permitem hospedar games e algumas coisas que podem afetar a performance dos serviços deles e etc…

Espero ter te ajudado com minha visão! hahah

1 curtida

Uso uma máquina na DigitalOcean para rodar o meu site e mais alguns scripts.

A única coisa que não recomendo você fazer você mesmo é e-mail, é chato e você vai ficar mais tempo quebrando cabeça com spam, com e-mails não recebidos pelo destinatário etc… do que com outras coisas.

1 curtida
  • Intel Xeon 6vCPU
  • 12 GB de RAM
  • SSD de 2 TB

Nesse hardware tenho instalado MailNable + Syncthing + Minecraft. Funcionam bem nessas configurações, mas servidor de Minecraft é um grande consumidor de memória RAM, ainda mais se sua geração de mundos for expandida.

1 curtida

Opa, de boas? :wink: Caraca, esse hardware é top demais, queria saber se ele é físico, caso ele seja, como você configurou para a rede funcionar para fora, tipo ip público, não entendo de rede :P.

Interessante, estava procurando por esse tipo de info, de como operar conexões fora da minha rede. Obrigado :wink:

Boa!! Se a sua operadora disponibiliza seu acesso de admin dentro do seu modem, você mesmo pode ativar essas funções! Aqui na minha cidade faz em torno de 1 ano que mudou a politica das operadoras de internet, e elas não estão liberando mais os acessos aos modens. Tem muito tutorial no YouTube ensinando como você ativa o DMZ ou de como tu abre as portas do seu modem, só pesquisar pela marca e modelo :wink:

1 curtida

Infelizmente não, é alugado. Respondendo sua pergunta, você pode usar o ngrok ou o ZeroTier para conseguir ter acesso externo ao seu servidor, caso seja local. Ambos são gratuitos.

1 curtida

Outra alternativa é a VPN Tailscale, uso ele atualmente e me atende bem, ainda mais com o MagicDNS, no qual ele modifica o /etc/hosts para referenciar os hostnames dos seus dispositivos, o que facilita bastante para quem não quer ter que configurar muita coisa.

1 curtida