Para que serve o "-y" em um comando?

Sou novo usando linux(ubuntu) e queria saber oque é, e pra que serve o “-y”?

1 curtida

Complementando a resposta do Raul. Geralmente ao rodar um “apt install”, “apt update”, ou vários outros comandos é necessário digitar “Y” de Yes, ou “S” de Sim e pressionar Enter para continuar.

Ao adicionar “-y” ao comando, o mesmo selecionará “Sim” para todas as questões naquele comando.

9 curtidas

Agora ficou claro, muito obrigado <3

2 curtidas

@pedroad Vi que é a tua primeira postagem aqui no fórum, seja bem vindo!

Uma dica: Da próxima vez que for criar um tópico, crie um título que explique, ou que ao menos indique melhor o assunto do tópico. O título que tu criou havia ficado muito genérico, e ao ler o título era impossível ter ideia de sobre k que se trata o tópico.

Então da próxima vez tente criar um título de forma semelhante a como está agora, bele?

Mais uma vez, bem vindo ao fórum! :grin:

4 curtidas

Obrigado pela dica, kkk

1 curtida

vi que na pergunta vc disse “pra que serve o “-y” em um comando”
olha, no apt e nos comandos (comandos = programas) que aceitam o -y, geralmente significa dizer sim pra tudo, não é uma regra isso, no pacman por exemplo não se usa -y, se usa --noconfirm pra fazer quase a mesma coisa.
só pra deixar BEEM claro

na documentação diz isso PARA O APT:
-y, --yes, --assume-yes
Sim automático para prompts. Assuma “sim” como resposta a todos os prompts e execute de forma não interativa. Se ocorrer uma situação indesejável, como alterar um pacote retido ou remover um pacote essencial, o apt-get será cancelado.

2 curtidas

Esqueceram de avisar o principal:

Praticamente todos os comandos tem uma opção -h ou --help onde é gerada uma descrição breve dos parâmetros de linha de comando suportados. Se quiser uma descrição mais detalhada do comando e mesmo que não tenha internet, o comando man geralmente fornece uma ajuda detalhada do comando, parâmetros e as vezes até alguns exemplos de como utilizá-lo.

Como boa prática, uma vez que você não saiba para quê o comando serve, tente man comando e já dá para ter uma ideia. Agora se você já sabe a função do comando e quer saber ou relembrar algum parâmetro, é seguro usar comando -h ou comando --help para refrescar a memória.

Testei aqui e especificamente o comando apt não fornece muita informação com o -h, afinal ele é um comando que possui um número extremamente grande de opções. Mas no Mint eu fiz:

man apt-get
Vai aparecer a página do manual bastante extensa. Use seta para cima e para baixo para navegar, q para sair, e / para pesquisar. Quando você digitar o /, o cursor vai para última linha e você digita -y. Aperte Enter e ele vai mostrar a primeira ocorrência dessa cadeia de caracteres. Para continuar para as outras ocorrências, continue batendo Enter. Pronto! Você achou o significado do parâmetro na documentação oficial, já disponível no seu computador.

2 curtidas