Boa tarde galera, como todos bem sabem, eu intalei o bedrock linux no meu pop os e com ele, eu tbm intalei o arch. Através do arch, eu tbm habilitei o aur, instalando o yay pelo git. A questão é que agora estou tentando instalar o pamac e até consegui, mas sempre que tendo instalar algo ou remover os pacotes orfãos, aparece esse erro no daemon. Então eu venho aqui pedir a ajuda de alguem para tentar resolver esse meu problema.
Já tentou remover os órfãos com este comando?
sudo pacman -Rns $(pacman -Qtdq)
Quando instalou o pamac, usou qual pacote do AUR?
Pamac-aur, era o que dava certo
E sim, já usei esse chamando, mas gosto de ter uma interface gráfica
Edita o arquivo /etc/fstab e adiciona está linha
proc /proc proc nosuid,nodev,noexec,hidepid=2,gid=proc 0 0
Se não existir, crie, senão, edite o arquivo
/etc/systemd/system/systemd-logind.service.d/hidepid.conf
E deixe está linha:
[Service]
SupplementaryGroups=proc
Reinicia a Distro
Depois testa
Valeu pela dica, mas farei isso amanhã, pois meu note está no meu trabalho
fiz exatamente como vc disse, mas agora está aparecendo essa mensagem de erro
get_authorization: GDBus.Error:org.freedesktop.DBus.Error.NameHasNoOwner: Could not activate remote peer: activation request failed: unknown unit.
Desfaça esta configuração desmonte o /proc para voltar ao estado anterior e faça:
sudo pacman -Rn systemd-sysvcompat
sudo systemd-tmpfiles --remove
sudo pacman -S systemd-sysvcompat
sudo pacman -Syyu
sudo reboot
Faça os testes
Se continuar, abra o pamac GUI pelo terminal e tente fazer algo, pra gente pegar o log.
Olha, eu criei uma VM e instalei o Arch com Gnome nele e depois fiz o procedimento de instalar o pamac.
Não sei como você instalou, mas eu fiz assim:
sudo pacman -S appstream-glib archlinux-appstream-data dbus-glib
cd ~/Downloads
git clone https://aur.archlinux.org/libpamac-aur.git
git clone https://aur.archlinux.org/pamac-aur.git
cd libpamac-aur
makepkg -siLCfc --needed --noconfirm
cd ../pamac-aur
makepkg -siLCfc --needed --noconfirm
Depois eu abri o aplicativo, configurei para usar até 10 Downloads simultâneos e ativei o AUR.
Atualizei o banco dele, instalei o Brave, OnlyOffice e o Joplin pra testar e funcionou normalmente.
Depois fui no aplicativo “Extensões” e habilitei o gnome-shell-extension-appindicator e logo após, habilitei o “Pamac Updates Indicator” e também funcionou normalmente.
Portanto, se continuar dando erro, sugiro remover os pacotes e reinstalar novamente desta maneira.
Antes de reinstalar, atualizar completamente o sistema:
sudo pacman -Syyu
A questão é que não tenho o arch por padrão, eu uso o pop os, e instalei o debrock Linux e.por ele, adicionei o arch para ter acesso ao aur e por ele instalar o pamac
É como usar máquina virtual, faz assim que é sucesso.
Aproveita que tu tá no Arch via o Debrock e faz uma atualização FULL, não sei se tá totalmente atualizado. Ainda mais que esta semana teve uma atualização nos repositórios e etc, que já tá usando até o kernel 6.0 já.
Seria a mesma coisa que testar o Arch numa VM normal que nem eu fiz.
Pelo que eu pesquisei, este tipo de erro se dá em outros aplicativos também, em alguma atualização. Ou é BUG ou sugeira.
fiz todo esse procedimento e mesmo assim não consigo abrir a preferencia do pamac
não tenho acesso às configurações do pamac.
Ele deveria pedir a senha, e não está pedindo
Eu tenho o pamac instalado no meu “Frankinstein”, mas não consigo usar ele, pois o mesmo não faz a busca da senha root
Rapaz, fiz uns testes em um Docker aqui e nem abriu… Hahaha
Pelo visto é este Daemon que é chato de trabalhar.
Eu fiz download do PopOS e vou instalar na VM hoje pra configurar o ambiente pra ficar “parecido” com o seu.
Quando chegar em casa vou fazer um teste e retorno pra dar alguma resposta. Seja negativa ou positiva.
Assim pelo menos da pra ajudar melhor, ao mesmo tempo que se aprende.
bom, eu instalei o manjaro gnome
vou tentar fazer o caminho inverso
Cara, eu instalei aqui e até instalei algumas dependências a mais pra ver. Instalei primeiro o yay e depois fiz:
yay -S pamac-aur libpamac-aur appstream-glib archlinux-appstream-data dbus-glib
sudo pacman -S polkit-gnome appmenu-gtk-module libcanberra
Depois de vários testes, concluí que, neste tipo de configuração, fica faltando alguma dependẽncia ou configuração de variável, ou pode ser alguma restrição do bedrock.
Desta forma não dá pra usar o pamac dentro deste container, não tem o que fazer. Inclusive, um dos testes mostrou um resultado de (imagem do núcleo gravada), o que claramente diz que tem erro ou falta algo.
Sinceramente, não gostei deste Bedrock, acho melhor usar um Docker OU uma VM mesmo. Mas aí cada um com seu gosto.
Uma pena, eu gostei da proposta dele, juntar partes de outras distros.
Este detalhe também achei interessante, porém, não gostei da forma que ele faz e como ele deixa a Distro, principalmente no boot.
Aí penso, mó trampo pra deixar a Distro redondinha e perfeita pra mim, pra vim um programa e KGar na minha obra de arte.
Zuera, mas não gostei da maneira que é feito, sou mais o Distrobox, é menos invasivo
eu vi o vídeo do Dio sobre o distrobox, mas já vi bugs nele… quando joga apps instalados por outra distro para o seu grid de apps, vc não consegue abrir
Em meus testes do pamac, aproveitei e instalei o Firefox pra testar também.
Funcionou de boas e meu Apps do anfitrião também ficaram de boas.
Mas vou testar mais pra ver.