Pacotes retidos

Olá, pessoal, algo estranho me aconteceu
Eu uso o Ubuntu 20.04 e uma extensão que me avisa de atualizações dos pacotes, o Apt Update Indicator (já que o tal do Livepatch não funciona direito aqui). Ele mostra que há 6 pacotes a serem atualizados, relacionados ao Evolution:

Rodando o app ali em “efetivar atualizações”, abre o verificador de atualizações do Ubuntu, o que é o normal:
image
Só que ele acusa estar sem nada pra atualizar:
image
Pelo terminal, rodando o clássico sudo apt update && sudo apt dist-upgrade -y, ele cata os PPAs e chega no seguinte resultado, travando a atualização:

Ou seja, há algo de errado com o pacote evolution-common, o que trava o resto da atualização.
Alguém sabe o que pode ser? Tá, dane-se o Evolution, eu mal uso, mas nunca me aconteceu isso e fiquei encucado…
PS: Não reiniciei a máquina depois que isso apareceu, só saí da sessão e retornei… vou reiniciar para ver se conserta sozinho e coloco no próximo comentário!
Agradeço quaisquer ajuda e explicações! :smiley:

Como esperado, reiniciei e nada mudou…

Pedindo para instalar o Evolution pelo comando sudo apt install evolution, retornou o seguinte (me parecem sim pacotes quebrados):

Mas o comando sudo apt-get install -f não retorna nada, diz que não há nada a instalar (pelo que entendi, esse comando aí instala dependências supostamente quebradas)
Devo tentar atualizar pelo Synaptic? Daria certo?

Sim, pelo Synaptic deu certo… marquei para atualizar o pacote do Evolution e ele desinstalou as dependências quebradas e as reinstalou normalmente. Ao rodar o sudo apt update && sudo apt dist-upgrade -y ele localizou os pacotes residuais e pediu o autoremove. Agora tá tudo certo!

Quem enfrentar problema parecido, fica a dica!!

1 curtida