Hoje, eu tenho o costume de ficar mexendo em muita coisa, principalmente no Arch em máquina virtual. Mas eu sempre quis saber e entender os principais pacotes para que uma distribuição possa funcionar “100%”.
pacotes da DE/WM (costumo mexer com BSPWM, então usamos o XORG). mas para um ambiente Wayland, somente os pacotes wayland e wayland-protocols são suficientes?.
pacotes para reprodução de áudio, vídeo e imagens, o pacote* ffmpeg é suficiente? para visualização em navegadores?
O que mais vocês recomendam? Não sou muito bom para lembrar alguns pontos.
Sou um usuário comum, porém curioso mas que ainda nunca consegui puxar 100% esses pontos. O que vocês veem e recomendam? Acredito que seja um bate papo bacana.
Se for considerar somente o BSPWM ou o Hyprland ou algo assim, não precisa de muito mais que isso, a archwiki, pra variar haha, tem uma boa documentação sobre isso: Wayland - ArchWiki
Se é o suficiente, depende um pouco, alguns softwares que você for rodar no sistema, além da interface, podem não ter pleno suporte ao wayland, obrigando a utilizando do xWayland.
Ainda que seja um framework poderoso, ele por si só não tem todos os codecs para todo tipo de vídeo. Existem pacotes de codecs específicos para browsers, tipo o “chromium-codecs” também. A questão nem é o FFMPEG, mas quais codecs ele tem instalado para poder trabalhar.
Se for só pra visualizar os PDFs, o próprio navegador conseguir fazer isso, alias, não só isso, um browser consegue visualizar imagens, abrir arquivos de texto, reproduzir vídeos e músicas, tudo de forma relativamente simples, mas consegue.
Acho que a única forma de descobrir qual é o mínimo que você precisa para rodar as coisas é rodar algo que você ache que se aproxime disso e ir instalando os pacotes conforme a necessidade, quem sabe anotando quais foram eles.
Tentar resolver problemas que não tivemos ainda, só na dedução, pode ser meio trabalhoso, e nesse caso não sei se seria necessário, pode ser uma experiência interessante.
Fico muito agradecido pela resposta, Dio. Maorias das vezes eu tento identificar algumas coisas indo de acordo com os problemas que vão aparecendo e tento criar o “perfeccionismo” na minha cabeça. Essa é a parte bacana, ao meu ver, de mexer com o Arch (sendo que eu poderia fazer em qualquer outra distribuição).
Vou montar uma nova instalação com o Hyprland e ir descobrindo um pouco mais o Wayland.
Até dá pra fazer com menos porém com certeza vai faltar alguma coisa isso é o mínimo pra se começar a brincar com Wayland
Não, depende de como você quer exibir esses áudios, vídeos e imagens, se for só num quadro é de um jeito, se for com app gtk é de outro e se for com qt é com outro
Gnome: funciona perfeitamente em maquina real e virtual.
DE/WM:
Maquiná física:
------ Depende da sua placa de vídeo: Nvidia você pode ter problema
------ Ajustes para que a própria WM funcione em wayland pode ser necessário, mesmo com suporte.
------ Ajustes manuais: possivelmente você vai ter que fazer alguns ajustes para rodar determinado software
Máquina virtual:
------ Travamentos constates (o próprio sistema as vezes trava ou se você abrir um aplicativo que não funciona, muitas vezes ele trava o sistema)
------ Muitos softwares não funcionam
------ Alguns softwares funcionam após fazer vários ajustes manuais.
Exemplos:
Tenho o Hyprland em uma VM, não consigo utilizar o alacritty ou kitty, tenho que usar o foot.
Firefox: para funcionar, tenho que iniciar ele com parametro para desativar a aceleração gráfica no terminal e assim conseguir desativar a aceleração nas configurações do próprio firefox.
Recomendo a não utilizar DE/WM wayland em máquina virtual, só vai ter dor de cabeça e a experiencia não será completa.
Bem, o Arch tem a filosofia de ser uma distro minimalista e que permite ao usuário montar o sistema ao seu redor.
Detalhar a você exatamente quais pacotes você precisaria pra montar esse seu sistema hipotético é complicado, deve ser mais fácil achar algum tutorial específico, talvez se procurar por instalação mínima do Arch com BSPWM, você deva achar alguma coisa.
Pra ter uma base, você pode consultar os perfis de instalação do Archinstall, vendo o que cada perfil chama de pacotes quando instala. Estão aqui, inclusive tem o do BSPWM.
Interessante essa parte. Já anotei para os testes futuros.
Um dos melhores motivos possíveis para eu ter gostado dessa distribuição, como também para outras que seguem essa filosofia: nixOS, void, gentoo (ainda não montei, mas é um desafio para o futuro).
Tá aí uma coisa que eu não tinha feito ainda. Costumo usar bastante o archinstall.
Quanto a isso eu não sabia. Uma pena, visto que eu tinha vontade de testar o sway e o hyprland.
Por mais que eu goste de usar o Firefox, a Mozilla não tem ajudado muito quando falamos de desenvolvimento web. Ela tem deixando muita coisa para trás, comparado com seus concorrentes (base chromium, por exemplo), então devo focar no Google Chrome e/ou Edge.
O Chrome tive que fazer o mesmo procedimento. O Edge eu não testei, mas por ter a mesma base do Chrome, logo vai precisar de procedimentos semelhantes.
Tenho muito vontade de testar o Sway e outras WM baseado em wayland, uma vez até tentei, não sai da tela inicial após o login.