Pacotes de compatibilidade do Wine do ZorinOS

Vi uma review do Dio do ZorinOS recentemente, foi falado que ele possui pacotes que melhoram a compatibiliade do Wine. Favor, quem souber que pacotes são esses, informe aqui para que possamos tirar proveito em nossas distros…

:vulcan_salute:

Eu acho que você ouviu pela metade, posta o trecho do vídeo aqui, por favor.

1 Curtida

Realmente minha lembraça não foi tão feliz… :sweat_smile:
É no repositóro do Zorin que traz um metapacote exclusivo. Agora é só saber qual são suas dependências…


6:16 - 6:54

Valeu pela atenção… eu não fui atento

A informação tá parcialmente errada, ao menos na sua compreensão, não é que no Zorin tem um meta-pacote que chama dependências que melhoram o WINE…

No Zorin, vem instalado um helper, que faz o sistema instalar o WINE quando você tenta executar um arquivo .exe do Windows, mas diferente do que parece no vídeo, não tem nada de especial nisso, é só instalar o WINE que ele já vai trazer todas as dependências necessárias.

Isso mesmo, conferi aqui, ele só puxa o ‘wine-hqstable’, recomenda ‘playonlinux’ e ‘winetricks’. Nada de mais. Seria ótimo se pudesse dar uma incrementada no Wine, mas é isso…

:+1:

Cara, no meu pós instalação do Ubuntu, tem uns incrementos bem úteis pro WINE…

Conferindo…

Maravilha isso… dá uma alavancada boa… boa iniciativa…
Admito que passei meio por cima porque pensei que era dedicado só a personalização visual…
:ok_hand:

1 Curtida

Tem muito conhecimento agregado que a galera ignora porque não se dá ao trabalho de ler, já tô acostumado…hehe

1 Curtida

Olha, executei algumas linhas e deu mal aqui… :sweat_smile:

Tem esta linha aqui no seu github:
sudo setcap cap_sys_nice+ep /opt/wine-staging/bin/wineserver
só que mudei pra minha versão do wine, ‘wine-stable’, então pus assim:
sudo setcap cap_sys_nice+ep /opt/wine-stable/bin/wineserver

Agora ao executar o winecfg tá saindo este erro:

/opt/wine-stable/bin/wineserver: error while loading shared libraries: libwine.so.1: cannot open shared object file: No such file or directory

Já conferi e este arquivo ( libwine.so.1) está em /opt/wine-stable/lib e /opt/wine-stable/lib64 como um link para libwine.so.1.0, como provavelmente deve ser. Não entendo porque deste erro.

Como resolvo isso por favor…

Já resolvi aqui com:
sudo setcap cap_sys_nice-ep /opt/wine-stable/bin/wineserver

Pelo que entendi aqui isso é pra permitir acesso a mais recursos da máquina. Será que tem como aplicar isto de alguma outra forma sem dar erro?

Esse comando não é compatível com o WINE Stable, só com o Staging.

1 Curtida

Não é bem assim, esses pacotes melhoram a compatibilidade COM o Wine, adicionando uma interface bonitinha, rastreando ícone e etc… O Wine continua do mesmo jeito