Pacotes de compatibilidade do Wine do ZorinOS

Vi uma review do Dio do ZorinOS recentemente, foi falado que ele possui pacotes que melhoram a compatibiliade do Wine. Favor, quem souber que pacotes são esses, informe aqui para que possamos tirar proveito em nossas distros…

:vulcan_salute:

Eu acho que você ouviu pela metade, posta o trecho do vídeo aqui, por favor.

1 curtida

Realmente minha lembraça não foi tão feliz… :sweat_smile:
É no repositóro do Zorin que traz um metapacote exclusivo. Agora é só saber qual são suas dependências…


6:16 - 6:54

Valeu pela atenção… eu não fui atento

A informação tá parcialmente errada, ao menos na sua compreensão, não é que no Zorin tem um meta-pacote que chama dependências que melhoram o WINE…

No Zorin, vem instalado um helper, que faz o sistema instalar o WINE quando você tenta executar um arquivo .exe do Windows, mas diferente do que parece no vídeo, não tem nada de especial nisso, é só instalar o WINE que ele já vai trazer todas as dependências necessárias.

Isso mesmo, conferi aqui, ele só puxa o ‘wine-hqstable’, recomenda ‘playonlinux’ e ‘winetricks’. Nada de mais. Seria ótimo se pudesse dar uma incrementada no Wine, mas é isso…

:+1:

Cara, no meu pós instalação do Ubuntu, tem uns incrementos bem úteis pro WINE…

https://rauldipeas.github.io/ubuntu-postinst

Conferindo…

Maravilha isso… dá uma alavancada boa… boa iniciativa…
Admito que passei meio por cima porque pensei que era dedicado só a personalização visual…
:ok_hand:

1 curtida

Tem muito conhecimento agregado que a galera ignora porque não se dá ao trabalho de ler, já tô acostumado…hehe

1 curtida

Olha, executei algumas linhas e deu mal aqui… :sweat_smile:

Tem esta linha aqui no seu github:
sudo setcap cap_sys_nice+ep /opt/wine-staging/bin/wineserver
só que mudei pra minha versão do wine, ‘wine-stable’, então pus assim:
sudo setcap cap_sys_nice+ep /opt/wine-stable/bin/wineserver

Agora ao executar o winecfg tá saindo este erro:

/opt/wine-stable/bin/wineserver: error while loading shared libraries: libwine.so.1: cannot open shared object file: No such file or directory

Já conferi e este arquivo ( libwine.so.1) está em /opt/wine-stable/lib e /opt/wine-stable/lib64 como um link para libwine.so.1.0, como provavelmente deve ser. Não entendo porque deste erro.

Como resolvo isso por favor…

Já resolvi aqui com:
sudo setcap cap_sys_nice-ep /opt/wine-stable/bin/wineserver

Pelo que entendi aqui isso é pra permitir acesso a mais recursos da máquina. Será que tem como aplicar isto de alguma outra forma sem dar erro?

Esse comando não é compatível com o WINE Stable, só com o Staging.

1 curtida

Não é bem assim, esses pacotes melhoram a compatibilidade COM o Wine, adicionando uma interface bonitinha, rastreando ícone e etc… O Wine continua do mesmo jeito