PacArch Linux - Meu script para Arch linux

Então cara se me lembro o --efi-directory deve ser colocado como esp creio que dê para configurar isto em algum lugar como variável, assim independente do seu script ele vai instalar na partição ESP, ou seja seu arch instalaria em /boot/grub/grub.cfg, mas as outras distros que utilizam o padrão /boot/efi/distro/grub.cfg instalariam neste diretório que é o padrão de fato, inclusive para atualização de firmware via capsulas sem a necessidade de indicar o target.

1 Curtida

Entendi, mas neste caso que você citou, eu tenho que manter criado a pasta efi em /boot certo?

Até onde eu sabia era da maneira que coloquei, porém faz MUITO tempo que não mexo com grub e muito menos com várias distros e windows instalado.

o que aconteceu no caso é que o pessoal confunde /boot/efi com /boot/EFI
a partição efi é só o ponto de montagem e a partição EFI que fica dentro de efi em alguns casos é a partição aonde os arquivos realmente ficam, independente da localização desde que esteja com a flag ESP.

1 Curtida

É realmente, pois na própria wiki do arch fala sobre isso, porém lá diz que para grubs legados de outras distros basta eu fazer o comando que postei. Porém na wiki EUA, mostra o seguinte comando:
grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory= esp --bootloader-id=GRUB , ou seja, se eu colocar este comando, de fato é pra funcionar…

1 Curtida

se possível sim (por questões de compatibilidade) teria que manter o ponto de montagem efi dentro de /boot, se você observar a maioria dos instaladores utilizam este padrão com flag esp, outro coisa que observei agora é que o o teu script formatou a partição como fat16/ eu havia convertido fazem alguns dias para fat32 pois o popOS não aceitou fat 16 que já estava fazia algum tempo, não tenho problemas quanto a isto pois 99,999% das distros aceitam, menos o popOS.
Ela está montada em dois locais pois ainda estou tentando recuperar o boot do arch :pensive:

1 Curtida

Só deixando o método mais simples de adicionar o usuário ao sudo no pacarch que é descomentar a linha em /etc/sudoers

#%wheel ALL=(ALL) ALL

e depois executar como root

usermod -aG wheel seu_usuario

Gostei realmente do script e da seleção de pacotes básicos, como wpa-supplicant, wifi-menu, mc(mcedit), usermod entre outros são basicamente pacotes que eu acabo instalando, e nem precisei adicionar ILoveCandy no pacman.conf :wink:

1 Curtida

Eu ja tinha habilitado o sudo.

Apenas comentei porque vai que passou despercebido pelo criador do script

1 Curtida

tb sou usuário Arch. Assim que der vou testar o script.
Que legal ver alguém do GDH por aqui. Aprendi bastante por lá quando comecei com o Kurumin… bons tempos…

Testei na VituralBox e habilitei a opção EFI na configurações e deu um erro:

SHA256 validated

Olá T-Rex, no virtualBox não funciona atualmente, fato esse que na própria wiki do Arch fala sobre renomear uma pasta para UEFI, coisa que achei não compensar no momento

anderberin, obrigado, todos os teste e feedbacks são bem vindos! Quanto mais melhor :slight_smile:

Algumas configurações do sistema, de fato não mexi e não pretendo mexer, acredito que depois da instalação básica, cada usuário sabe o que faz com seu sistema, não quero algo como Manjaro ou distros infladas de edições etc… Isso é para outro alvo :wink:

Versão nova do Script saiu:
Download(588MB)(v1.3)
Notas de lançamento - 20-09-2019

4 Curtidas