PacArch Linux - Meu script para Arch linux

Bom dia Pessoal, primeiro tópico meu aqui no DioLinux. Sou usuário Arch Linux há mais de 10 anos, e de linux ha uns 20. Como sei que existe muitas pessoas que desejam fazer a instalação do Arch Linux e não consegue, ou até mesmo não tem saco, eu desenvolvi um script que ajuda e muito esse tipo de coisa. Eu tenho meu tópico oficial no Guia Do hardware, estou deixando aqui para que vocês também tenha acesso. Pelo link vocês vão poder entender mais sobre o projeto.

[Tópico Oficial do projeto]

14 curtidas

Achei que esse fórum nem funcionava mais. Esse script automatiza tudo de acordo com os seus gostos ou oferece múltipla escolha?

Particularmente não apoio esse tipo de material. O bom do Arch é instalar do jeito que se gosta e tem coisas que scripts não oferecem dependendo do hardware hospedeiro.

1 curtida

A verdade é que, ele é o Arch, você pode baixar e instalar tudo manualmente, se você leu o link do tópico oficial que criei no GDH, pode tanto instalar manualmente sem nem encostar no meu script, mas no caso de usar, eu já deixei tudo configurado com os principais detalhes do arch seguindo a instalação oficial e mantendo em pt_br.

Não há mudança alguma, é o Arch 100% puro após a instalação. o script só ajuda você a instalar, tanto que há opções opcionais caso o usuário queira algo mais.

Basicamente o que digo puro é que ele baixar o pacote principal que é o base e base-devel, nada mais além disso. Fica a seu critério fazer o teste.

1 curtida

Amigo me tire uma dúvida, é realmente necessário a instalação do base-devel?
Não achei nenhuma informação clara a respeito disso na atual versão do arch linux.

Obrigado

Querendo ou não, qualquer coisa que você vai baixar depois será pedido, como fakeroot, binutils, gcc, e outras ferramentas que já contêm nele. Na instalação inicial não, porém você vai baixar do mesmo jeito ele depois, então é bom já incluir.

1 curtida

O base-devel é no caso de você instalar algo do AUR e, certamente, você fará isso cedo ou tarde seja lá qual for o programa que estiver procurando.
E caso você for construir PKGBUILD para a distro.

1 curtida

Na última vez que instalei o arch realmente nao tinha instalado o base-devel. Não vi diferença pelo que usei no sistema, como o willianholtz disse, cedo ou tarde seria instalado automaticamente.

Eu só não entendi porque a página de aplicativos instalados na loja do gnome estava em branco, enfim é um grande sistema :smiley:

No fim estava tentando utilizar o arch linux com gnome shell e o minimo de pacotes possível pro meu uso, visto que o número de pacotes pra mim não afeta em nada o desempenho ou resultado final.

3 curtidas

Bem vindo @willianholtz assim que ví seu tópico no GDH eu testei o script, porém acabei não dando um feedback, testei seu script em uma vm tudo beleza, depois testei em outra máquina e também funcionou bem, depois quando tiver tempo vou dar uma olhada em coisas que pode melhorar é muito bom ver a turma do GDH na ativa man :wink:

2 curtidas

Obrigado Xterminator. Preciso fazer teste com o UEFi usando grub, se puder me ajudar, tenho certeza que ainda não está 100% esta parte. Estou revisando algumas coisas no código aqui, e melhorando alguns aspectos, e seria muito bem vindo suas ideias, alias, não só as suas, mas sim de todos que tiverem problemas ou algo que poderia melhorar.

O que você precisa testar? se for somente o boot, posso baixar a última imagem e fazer o teste, não tenho a possibilidade de testar a instalação por enquanto, mas posso fazer este teste futuramente.

Preciso fazer a instalação no modo UEFI, pois não pode ser em VM, porque o arch requer algumas gambiarras pra funcionar assim, e por isso não sei se funciona corretamente entende? Basicamente instalar em modo UEFi e ver se boota!

Entendi, depois faço isto vou ver se formato o endeavourOS, que no momento está em minha partição de testes, pois estava testando a imagem deste mês e funciona em modo UEFI de boas, porém ele utiliza o Calamares como instalador.

efibootmgr 
BootCurrent: 0004
Timeout: 0 seconds
BootOrder: 0004,0001,2001,2002,2003
Boot0001* EndeavourOS
Boot0004* Fedora
Boot2001* EFI USB Device
Boot2002* EFI DVD/CDROM
Boot2003* EFI Network

Não te garanto testar hoje, mas se der eu faço sim sem problemas, no caso do endeavour ele reconhece ambos Fedora 30/Rawhide e também é reconhecido sem problema (na máquina com UEFI), na máquina com bios mbr com seu script nenhum sistema foi detectado, lá tenho Fedora 31/ EndeavourOS/Windows 7 e o último sistema instalado foi o pacarch.
Os scripts de seleção de ambiente, gerenciador de login, gerenciador de redes, particionamento tanto o manual quanto o automático foram bem (o automático precisa de mais algumas informações não é muito explicativo), criação de usuário, definir senha de root etc… todos rodaram de boas.
Estou fazendo a instalação da ultima iso em uma vm somente para testar a ISO, e assim que puder instalo no HD.

1 curtida

Puxa como dependência? Nunca me ocorreu.

1 curtida

Então, estou arrumando justamente a mensagem de instalação automática, e refiz a parte de instalação manual, já na ultima iso, eu tinha deixado o usuário escolher se quer ou não formatar a /Home, caso fosse fazer uma reinstalação. Agora na questão de outros sistemas operacionais, eu já sabia desse detalhe, mas não vejo como problema, afinal é uma simples linha que tenho que adicionar, estou focando em outros “problemas” atualmente. E se tudo der certo e eu conseguir arrumar 100% o grub, creio que os outros sistemas já irão ser reconhecidos.

UEFI rolou tranquilo estou postando do pacarch agora ainda nao ajustei o teclado, mas algumas ressalvas da minha parte.
Minha particao /boot/efi foi formatada, creio que nao tenha necessidade, pois sempre faco dual-boot e funciona tranquilamente, falta a opcao de manter a particao.
Selecionei o NetworkManager como gerenciador de redes e por algum motivo nao foi instalado estou utilizando o wi-fi menu para conexao, antes porem tive que mandar um rfkill unblock all para funcionar, ja havia feito isto durante a instalacao, instalou gdm e gnome conforme solicitado, o gnome vem bem clean somente com nautilus e gnome-terminal pelo que notei, vieram lftp e outros pacotes que depois vou verificar porque foram instalados o QtV4L2 sei que e uma dependencia do gstreamer, mas so instalei o basico ate o momento.


e isto por enquanto, vou recuperar o boot dos outros sistemas e depois faco o restante das configuracoes.

2 curtidas

Nossa te devo uma hein, agora que eu sei que o UEFI funcionou tranquilo vou trabalhar em cima do que você me falou. Eu tive uma ideia bem legal para não formatar as partições, dando mais liberdade para o usuário poder escolher. Quanto ao NetworkManager vou verificar aqui, devo ter misturado as coisas (faz parte rsrs). Os pacotes que vem ali como QtV4 e outros, na verdade é um saco, eles vem mesmo com um sistema minimo.

Tranquilo cara, mas mantenha a particao como /boot/efi e de a opcao de nao formatar, se possivel instale o os-prober para detectar so sistemas instalados, o que acontece ao formatar a particao ESP e que muda a UID e apaga a pasta destinada a outra distro que ja esta em /boot/efi/nome_da_distro.
Para recuperar vou ter que editar o fstab de ambas, modificar o UID e reinstalar o grub via chroot, vou fazer a alteracao no pacarch para utilizar /boot/efi tambem, o padrao ao rodar o grub-mkconfig seria.
grub-mkconfig -o /boot/efi/EFI/Particao_da_distro/grub.cfg

Abracos, qualquer coisa estamos aqui.

1 curtida

Testei aqui no VirtualBox e segue meu feedback.

Instalação: muito fácil e intuitivo.

Ambiente Gráfico escolhido Gnome: instalou o minimo do minimo do Gnome…rs | GDM precisa habilitar o serviço e editar no syslinux para iniciar no boot

O usuário criado não tem permissão de sudo, é intencional?
Ambiente Gráfico - poderia incluir o XFCE?

3 curtidas

Olá pio. Primeiramente obrigado por fazer o teste. Sim o gdm precisa habilitar após a instalação, tanto ele quanto o sddm e demais. Arch-chroot não libera o systemctl para gerenciadores de ambiente, pesquisei sobre e não achei ainda solução, mas está em meus afazeres. Quanto ao sudo, sim é proposital, não quis mexer em nada do sistema a não ser o básico para instalação…

XFCE pode ser incluído sim, porém eu apenas colocoo básico do básico, assim como outros ambientes. Aguarde próximas atualizações.

3 curtidas

Estou usando este comando para gerar o grub:
arch-chroot /mnt grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot/efi/ --bootloader-id=grub
arch-chroot /mnt grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg