Overclock ou monitoramento de Hardware em Linux

Tem aplicativos para linux que fazem overclock ou monitoramento do hardware? tipo msi afterburner ou aquele novo para os processadores ryzen. Se tentar rodar esses programas acima com Wine consigo uma boa experiencia?
Pois os programas alternativos que achei são descontinuados ou estão em sites que não consigo entender muito bem o funcionamento nem a instalação. Algum conselho sobre esse tema?

Oi @Vagante!

Por acaso, teu Ryzen é 7 e tua NVIDIA é Geforce 16XX?

Se sim, então eu tinha esse mesmo problema. Tens de actualizar a BIOS e configurar a BIOS.

Como muitos aplicativos do Windows requerem DirectX ou Vulkan, eles aceitam teu processador e tua placa de vídeo.

para monitoramento do hardware cpu-x, Informações e Testes do Sistema, Psenso,
para overclock TuxClocker, GreenWithEnvy para placa de vide-o para o processador que eu conheço por enquanto só pela bios

1 curtida

Para overclock de placa de vídeo tem vários, mas eu uso o próprio utilitário da Nvidia, de processador não conheço, mas recomendo usar a Bios para evitar de cabeça esses programas são horriveis para overclock de CPU, para monitorar a temperatura do seu hardware (e os FPS e frametime) tem um utilitário chamado GLXOSD (ou você pode usar os parâmetros da Steam).

Detalhe: todas as placas mãe acima da B350 são desbloqueadas para overclock de processador com AMD overclock é mais fácil

cpu-x
gsmartcontrol
hardinfo
greenwithenvy
GoliathOUFX
neofetch
psensor

1 curtida

Não conhecia esse valeu pela dica :+1:

Para quem quiser tentar fazer overclock em processadores Ryzen tem como criar scripts para isso de acordo com esse tutorial gringo:

1 curtida