Over-provisioning

Utilizo um SSD Samsung evo 850 250 gb com OP (Over-provisioning) de 7% gostaria de aumentar para 28% mas não encontrei versão para linux do programa de gerenciamento de unidade no site da fabricante alguém sabe outra aplicação ou maneira de fazer isso manual?

Até onde eu sei, é encolher suas partições de dados até que 21% de disco no final fique livre/não alocado com um Live CD. Esse espaço não alocado seria então usado pelo firmware do SSD com muitas das mesmas funções do over-provisioning.

Espero ser corroborado ou refutado por outros comentários.

Também tenho essa informação.

Eu diria ainda para criar uma partição nesse espaço vazio e preencher com zeros para evitar que fiquem dados residuais que o controlador possa entender como espaço utilizado. Depois apague a partição e deixe como espaço livre no disco.

Baixe a ISO do Parted Magic. Na live, vc terá diversas ferramentas de gerenciamento de disco, inclusive SSD. Mas antes verifique se o fabricante não disponibiliza uma versão Linux do programa de gerenciamento. Dê preferência a ele.
Tmbm tenha em mente que ao mudar esse valor vc pode perder dados e lembre que ao aumentar esse valor o tamanho total do seu SSD será apresentado como menor, isso justamente pra vc não ter que manter um espaço vazio no disco.

Por exemplo um SSD de 120GB usando 7%vai apresentar aproximadamente 110~111GB de tamanho, mesmo não formatado. Acredito que esses 7% seja o melhor cenário pra uso pessoal.

@Tallescg A Samsung até lança o Magician DC (de Terminal) para Linux, mas as versões mais recentes dele não detectam SSDs lançados para o mercado “consumidor”, apenas para o mercado “servidor” (talvez por pura obsessão com “segmentar mercado”, já que versões antigas pegavam os dois).

Vejo uma versão antigassa no Web Archive que pega SSD de “consumidor” sem gambiarra, prmitindo fazer coisas como overprovisioning de modo oficial. Mas é uma versão antigassa.

Enfim, caso @K0reanpower aceite o risco:

  • Baixe e extraia o magician de 32 ou 64 para seu disco, a versão que for adequada.
  • Abra um terminal na pasta que você fez isso, e rode:
    • sudo ./magician -L e pegue o disk number de seu SSD.
    • sudo ./magician --disk (disk number do SSD, por exemplo 1, 5, etc.) --over-provision --set 28%

Por mim, acho melhor gerenciar manualmente um espaço não alocado. Traz 99% dos benefícios com muito menos risco.