Over Provisioning/Espaço Não Alocado em SSDs

Como não existe uma versão Linux de software gerenciador de SSD das principais fabricantes, Kingston, SANSUNG, etc. não há como aumentar o o.p. dos SSDs, fora marcas que não disponibilizam esses programas, porém já li em algum lugar que o “Espaço não Alocado” funciona como alternativa a falta desses softwares, isso é verdade mesmo?

Eu também já ouvi esse modo de fazer over provisioning. Na minha opinião deve funcionar se o disco está zerado. Mas em um disco que já foi bem usado eu tenho minhas dúvidas. Nesse caso o conntrolador do SSD precisaria ler a partição do disco e detectar o espaço não alocado, pois do contrário ele consideraria os blocos como escritos e que jamais seriam liberados por uma chamada de “trim” do sistema operacional, e até onde eu sei só é possivel realizar “trim” em partições, não em espaço livre. Acho que o único jeito seguro mesmo é fazer o procedimento em uma máquina windows, pois daí o procedimento já diminui o valor visíviel pro sistema operacional a nível de firmware.

A solução ‘fácil’ é manter espaço livre na sua partição e conferir se o trim está ativado. O problema é que vc mesmo precisa monitorar o espaço livre na partição. Essa é a solução que eu adotei, por isso eu deixo um widget para mostrar espaço livre das partições na minha área de trabalho.

1 curtida