Os novos notebook Samsung Flash seria uma boa opção para rodar alguma distribuição Linux?

Realmente, um vídeo do Youtube de 4k, 1080, com 60 fps (não medi bitrate), apresentou alguns lags, principalmente em transições rápidas de cenas e algumas cenas mais corridas. Os núcleos da CPU ficaram em 1) entre 50% e 80% e o 2) entre 30% e 60%, a memória RAM ficou em 1,51 no momento em que vi, mas acredito que tenha variado.

2 Curtidas

Adenauer,

Consegue me falar como esta em media a bateria ? quantas horas normalmente você consegue fazer ?( usa o tlp/powertop?).

2 Curtidas

Ainda não fiz uma medição da duração total da bateria em condições de uso leve ou pesado, mas no meu uso padrão, a saber, leitura, navegação de internet, alguns vídeos, a duração está excelente. Estou seguindo a rotina de carregar até 80% e deixar descarregar até 40%, tornando recorrente o recarregamento que é rápido. Comigo, as condições em que descarrega mais rápido são, assistindo vídeos on-line mais pesados e usando máquina virtual Gnome-Boxes com Android como sistema hospedeiro, mas ainda assim, dura bem.

Neste link: https://quenotebookcomprar.com.br/samsung-flash-f30-np530xbb-ad3br/ , há um vídeo sobre um “unboxing” do Flash F30, que faz referência à promessa do fabricante em durar até 10 horas e o teste que o apresentador fez, em que durou 9 horas, em modo mediano de uso, com tela em 50% (a referência está em 6min20seg de vídeo).

Ainda não apliquei nenhum refinamento do Sistema Operacional que otimize a duração da bateria, como o TLP ou Powertop, nem mesmo refinamentos que melhorem o desempenho, como alterar a swapiness, latência (apenas liberei o uso de aceleração por hardware no firefox para testar a execução de vídeos mais pesados no navegador, sem que eu percebesse alguma diferença significativa).

Observação: usando com o brilho no mínimo, a experiência de uso da tela é satisfatória quando o ambiente não é muito iluminado então, a bateria pode durar até mais se usar assim.

3 Curtidas

Muito obrigado pela resposta !

Apesar da resposta completa, ficou só faltando quanto tempo em horas normalmente você consegue usar sem precisar recarregar.

Estou procurando esse note pelo fato da bateria durar muito no windows , mas queria saber se isso se repete no Linux,(e normalmente quantas horas)

2 Curtidas

Deve ser uma experiência interessante…mais ainda o Manjaro dá suporte ao sistema de arquivos F2fs, feito especialmente para SSD, sendo que pra instalar ele sobre esse sistema o boot deve estar em uma partição etx4, separada…

1 Curtida

Eu nem senti necessidade de aferir o total da duração pois realmente ele é muito estável e é a primeira vez em que é possível confiar, relativamente, na estimativa de duração da bateria que a notificação da bateria apresenta. Não há surpresas no consumo.

2 Curtidas

Usei o F2fs mesmo, mas a partição EFI ou UEFI, que nas minhas instalações antigas eu chamava de boot e usava ext2, eu coloquei FAT32, conforme recomendações deste link: https://sempreupdate.com.br/instalar-o-manjaro-no-modo-uefi/

2 Curtidas

Quanto ao aquecimento do note qual a temperatura que ele fica, já que ele não possui fans…?

1 Curtida

Estou com a mesma dúvida do Hix3nn, quanto está com a carga lá pelos 80% , qual o tempo que aparece na estimativa ? Só para ter uma base, já que é um grande fator que irá decidir minha compra do note.

1 Curtida

Liguei o notebook há poucos minutos e a carga estava em 76% estimando 5h01min até o descarregamento. Depois de alguns minutos, com 75%, estimou em 14h00 e algum tempo depois, abrindo os programas do KDE sobre informações do sistema, mais o navegador caiu para 8h40min. A estimativa do KDE varia conforme a quantidade de demanda da máquina, por exemplo, após fechar os programas do KDE referentes à configurações, informações do sistema e deixar só o navegador e a estimativa ficou em 11h49min.

Não acredito que a abertura dos programas do KDE sobre configuração, informações do sistema tenham influênciado nas variações, mas a abertura do navegador firefox deve ter provocado uma variação para menos no tempo restante e após algum tempo, a estimativa subiu novamente.

Ao término desta postagem a estimativa está assim: 74% 15h09min restantes.

Depois que eu enviei a última postagem, a estimativa subiu para 18h30min.

Com relação à temperatura, eu não sei onde ou qual recurso do KDE para medir a temperatura do sistema, mas o notebook dificilmente esquenta. Esquentou pouco algumas vezes, ao longo de muito tempo ligado.

Notebook fraquinho com preço de um top?

Pra mim o desempenho está bom. Não tenho necessidade de vídeos com ultrahipermega resolução do último tipo, nem jogo videogames. Para o uso básico, escrever textos, transportar e ter autonomia está ótimo.

Ele não tem preço de top, apesar de poder ser mais barato. A principal comparação que fiz foi com os Chromebooks (aliás, este notebook Samsung Flash F30 seria perfeito se fosse um Chromebook). Se você observar os que estão a venda no Brasil, principalmente os da Samsung ou da Acer, verá que este computador tem um bom custo benefício. No mais, tudo é caro, os “tops” têm um preço muito mais caro do que deveriam ser também. Só para uma comparação mais simples, em relação à um outro notebook que eu pensei comprar ao invés deste, é o Samsung E30, um pouco mais caro do que o Flash F30. Se eu comprasse aquele, eu já iria fazer mais despesa comprando um SSD para substituir o HD, sendo que a memória ram do mesmo poderia ser 8gb ao invés de 4gb (que se for vontade do consumidor fazer upgrade, apesar de ser facilmente substituível, pelo que entendi, é um slot no qual pode-se colocar uma outra memória ram de 8gb, desperdiçando-se a que veio de fábrica. Seria um desperdício de recursos. É como alguém disse acima em alguma postagem, se você quer algo, precisa adquirir outras coisas que não precisa junto, ou então precisa comprar algo muito pior.

Com relação ao preço, poderia ser mais barato se a compra fosse à vista e quem sabe se a Microsoft ressarcir a licença do Windows, melhora a situação.

Aproveitando o tópico, você teve alguma dificuldade para instalar o Manjaro ? Problemas de driver de video/audio ?

1 Curtida

Foi fácil instalar o Manjaro. Inclusive , um dos motivos para a escolha da distribuição por sua compatibilidade e facilidade detectar hardware. Outro motivo, que tem a ver com hardware, é que em outra vez que a utilizei, consegui localizar nos repositórios, as dependências necessárias para o reconhecimento do token de certificado digital, assim como estão disponíveis no Ubuntu e Debian. Ainda não os instalei por enquanto, então não sei se ocorreu alguma mudança desde a última vez que utilizei o Manjaro.

O único problema com driver que percebi foi o reconhecimento do leitor de biometria, que até o momento está inútil.

1 Curtida

Você consegue me passar qual o Id do Leitor ? , descobri esse repositorio que pode ajudar GitHub - iafilatov/libfprint: libfrpint driver for a family of Elantech fingerprint sensors

1 Curtida

Pelo comando lsusb -v, identifiquei este:

Bus 001 Device 003: ID 04e8:730a Samsung Electronics Co., Ltd

Opa, @Adenauer tudo certo?

Conseguiu fazer o leitor biométrico funcionar? Eu até então não obtive sucesso kkk

1 Curtida

Ainda não. Nem tentei mais. Uma das coisas que pensei que poderia ajudar, seria usar algum Kernel mais recente, mas não quis assumir riscos em relação à estabilidade do sistema. Tirando isso, o notebook está indo muito bem, nunca travou, a bateria dura bastante, enfim, cumpre a missão esperada.

1 Curtida

Pois é, estou gostando muito do note, o único empecilho é o leitor biométrico.

Tentarei buscar outras soluções

1 Curtida