Os novos notebook Samsung Flash seria uma boa opção para rodar alguma distribuição Linux?

Olá galera, sempre usei Windows e atualmente vi muitos vídeos do canal do Dio e cheguei na conclusão que quero migrar TOTALMENTE para o linux. Ultimamente vi que a Samsung vai lançar uma linha de notebook aqui no Brasil, com memória do tipo Flash, Intel Celeron e 4GB de RAM (são notebooks voltados para estudo). Queria saber se seria uma boa comprar esses notebook para instalar alguma distro Linux neles

2 curtidas

Dei uma pesquisada nesse modelo, acho que ele tem bons specs para a categoria e um visual bacana, mas o preço não é condizente com a proposta, o mais barato que encontrei foi 2.100 no Buscapé, por cerca de 2.300 você compra um notebook com Core i5 de oitava geração e 8GB de RAM, o lado negativo seria a tela HD com painel TN e HD de 1TB ao invés de SSD.

4 curtidas

Eu vou esperar entrar no varejo para baixar o preço. Mas o que mais estou entereçado é a tela Full HD e o acabamento, porque quero um Notebook resistente para durar bastante

2 curtidas

Também estou atrás de um notebook, mas não encontrei nada no mercado do jeito que eu quero. Estou atrás de uma máquina com Core i5 de oitava geração, 8GB de RAM e tela full HD IPS, todos que encontrei tem tela HD e painel TN.

2 curtidas

Melhor é pegar do i5 pra cima… visando usar o computador a longo prazo.

E se atentar as marcas… tem muita porcaria sendo vendida, como se fosse boa (e usando outro nome :+1: - entendedores entenderão).

3 curtidas

Eu comprei um bem semelhante e absurdamente mais barato. Um HP stream 11 4Gb. Roda muito bem com o ubuntu mate.

2 curtidas

Com o valor desse note, dá pra comprar um E30 da samsung e com o dinheiro que sobrar colocar um SSD nele e usar o HD original como um HD externo…

2 curtidas

A Positivo tem a linha Positivo Quad/Stilo alguns com Linux inclusive com um Celeron Dual Core 2 gb de ram e 32 gb de ssd,o Linux até roda mas é muito limitado devido ao espaço,o Linux em si não ocupa muito espaço,mas sobra pouco mais de 10 gb pros arquivos ai é complicado…

2 curtidas

Uma coisa q notei recentemente foi o sumiço de alguns tipos de config de note. Era mais comum ter configs boas relativamente baratas por conta de ausência de alguma coisa, o mais comum sendo a placa de vídeo dedicada.

Hj ou vc compra algo de config mais modesta ou se quer um pouco mais vai ter de 'aceitar o pacote todo ’ e pagar muito caro. Se vc ñ precisar de placa de vídeo dedicada, por exemplo, pra um note q seja pra programação, vamos dizer, ñ encontra fácil, principalmente se comprar de marca. Se quer mais ram vai ter de levar placa de vídeo, se quer um SSD maior vai ter de levar o i7 ao invés do i5 q poderia te atender e por aí vai.

4 curtidas

Sim, além das opções atuais serem ruins o valor subiu bastante. Uma coisa que não entendo é insistirem nas telas em HD com painel TN, no exterior as fabricantes estão utilizando painéis 4K em monitores 1440p, porque elas alegam que é mais barato fabricar um único tipo de painel, o custo claramente não é um problema.

Outra coisa que não faz sentido é cobrar muito mais caro por um SSD, um SSD de 240GB e um HD de 1TB custam o mesmo.

3 curtidas

É simples nos 2 casos, o brasileiro compra, eles podem mandar aquilo q sobra pra cá, a gente tem problema pra importar, q os outros ñ tem, já q esse é o tipo de equipamento q ñ é só diversão, tb alavanca as empresas.

Temos esse mesmo problema com a maior parte dos eletrônicos e com carros em maior ou menor medida, dependendo de qual.

3 curtidas

Eu vi um vídeo sobre aqueles notebooks, não compensam, são muito caros por tanta pouca coisa, onde já se viu hoje em dia 64GB de armazenamento, tenho um SSD de 120GB e já acho muito pouco, mesmo sua config mais top é muito pouco armazenamento. Acho que rodaria Linux sem problemas, mas não vale a pena investir 2 mil naquele notebook.

2 curtidas

Me parece que isso se deve, em grande parte, pelo analfabetismo tecnológico do Brasileiro (somado com o protecionismo do mercado local e a inércia de órgãos fiscalizadores).

Marcas que entregam verdadeiras porcarias, deveriam ser banidas (do que adianta essas empresas gerarem imposto, se quem perde nessa equação é sempre o consumidor). Mesma coisa os celulares… essa maldita insistência nos 3GB de RAM e os míseros 3.000mAh.

Laptop é outra coisa que vem cobrando caro e entregando pouco. Não quero entrar na questão de nível construção… Mas a insistências das fabricantes em entregarem produtos “sem sal”.

Na minha visão, USB 2.0 deveria ser totalmente abolida… até mesmo, a leitora/gravadora CD/DVD… Outra falcatrua, é essa história de HD Híbridos (te colocam 8GB de memória rápida… e o resto, é a lentidão pura). Telas antireflexivas e teclado retroiluminados devem ser itens básicos!

Infelizmente, a gente se depara com alguns artificios sujos… “Quer GPU Off? Tem que pegar a versão de 15”!"… “Precisa de mais RAM? Tem que pagar uma fortuna a mais, para ter mais RAM”… “Quer SSD? Isso é muito caro pra ti, pode abrir a carteira”… e assim vai.

Ainda quero ver notebooks modulares… que permitam o usuário “montá-lo” ou fazer os devidos upgrades ao longo do tempo (hoje só se pode trocar a RAM - qdo não é soldada; e a troca do HD).

4 curtidas

por isso que eu ainda ganho grana com manutenção… tem gente que compra pc e logo ja sai fazendo upgrade… coloca o custo de ssd na compra do note…

1 curtida

Olá a todos. Então, eu comprei o notebook Samsung Flash, na versão de 128 gb e instalei a distribuição Manjaro-KDE. Por enquanto a experiência é satisfatória, o único porém é que eu não consegui configurar a biometria (leitor de impressões digitais). Apesar de ter instalado o pacote fingerprint-gui, o mesmo não identifica o dispositivo. Não que faça diferença para mim, mas é uma pena ter uma peça de hardware não utilizável.

No mais, a experiência é ótima, com inicialização rápida, baixo consumo de memória, bateria de longa duração, tela excelente, teclado bom, não aquece e é leve.

Após esta impressão inicial, o restante da análise fica por conta do próprio Sistema Operacional, o Manjaro:

Ele se adequa bem ao notebook e garante uma experiência fluída, o porém é que se eu erro a senha da criptografia, ele já cai no “grub-rescue”, ao contrário das possibilidades de novas tentativas do Debian.

Também, ocorrem falhas de descriptografia, como se fosse erro de digitação da senha, caindo no “grub-rescue” quando o relógio do hardware está fora de sincronia com a internet e apesar de executar o comando hwclock pelo sistema, internamente.

[APRENDI A SUPERAR O PROBLEMA DO GRUB-Rescue, seguindo os passos recomendados no link a seguir, que infelizmente está em inglês apenas: Decrypt and mount LUKS disk from GRUB rescue mode]

O que não compreendi bem: ao usar o comando yay para instalar um pacote, o “fingerprint-gui” do repositório Arch, pois o mesmo não consta no repositório do Manjaro, aparece o alerta e recomendação para não usar o referido comando no modo root ou sudo! Logicamente, é impossível usa-lo no modo usuário normal também. Só foi possível usando o octopi e após dar poderes de sudo para o meu usuário. A meu ver, isso é um descompasso causado quando se faz algo pela interface gráfica ou pela linha de comando, sendo que o problema aqui é na linha de comando.

Uma última observação é a profusão de formas de instalar pacotes no Manjaro: Octopi, Pacman, Pamac, Yay, Yaourt. No Debian não tinha estas coisas.

Por enquanto seguirei usando o Manjaro, mas se o problema da sincronia do relógio, descriptografia e grub-rescue persistir, pretendo instalar o Debian 10 quando este for estável, pois pretendo fazer este notebook durar e não quero deixar ocorrerem oportunidades de ficar não mão devido à alguma instabilidade qualquer.

5 curtidas

É um notebook bem interessante, mas o preço não condiz com o hardware, de qualquer forma, é bom saber que funciona bem com o Linux.

Sabe me dizer se ele consegue rodar vídeos em 1080p do YouTube? Como os navegadores no Linux não suportam aceleração de hardware o processador fica com toda a carga, em processadores mais fracos pode ser um problema.

2 curtidas

Assim que possível eu a analiso isso e comento o resultado.

3 curtidas

Só acho o armazenamento muito limitado, mas, é um bom notebook para a sua proposta. Deve combinar bem com o Deepin.

1 curtida

Esse notebook é interessante pro uso leve, mas realmente o valor pra mim não é compatível com o hardware que ele entrega. Esse notebook tinha quer ser de R$ 1.200,00 pra baixo.

1 curtida

Para o Windows 32GB é pouco, mas para o Linux dá e sobra, é só guardar arquivos pessoais em um HD externo ou na nuvem.

2 curtidas