Os Motivos Pelos Quais Devemos Chamar o SO De GNU / Linux

Se os próprios profissionais da área não vê vantagem e chamamos de GNU/Linux em questão de market, eu concordo com o que o Gaël Duval, por questão de market a Microsoft não chama o Windows de Microsoft Windows e nem a Apple chama o MacOS de Apple MacOS

Então o problema é que o Linux não é só o kernel

1 curtida

Tá equivocado camarada, chamam de Microsoft Windows sim!

Já estar bom as distros serem chamadas de distros Linux já quando damos o comando uname -a já aparece o nome GNU/Linux mais do que isso já é exagero

Eu não vejo isso tão comum não, a mesma coisa acontece com o Android, ningúem chama de Android Linux por que não estão separados o Android já contém o Linux então assim, deveria ser com as distros Linux chamamos de Ubuntu e já está bom já dá para entender que no Ubuntu estar constituido as ferramentas GNU e o Linux

Não é preciso chamar de GNU Linux, até mesmo porque não vai deixá-lo maior nem menor chamar utilizando GNU ou não, porque se fosse uma única palavra, nos buscadores teríamos um acervo de resposta MUITO MENOR procurando por GNULinux do que somente Linux.
Na minha opinião do link que você postou, a melhor resposta foi a última:

Se alguém lhe der alguma aflição, diga eles o que Schroder me disse: “Argumentar é divertido, mas sugiro que contribuir financeiramente ou de outras formas aos projetos GNU/Linux/FOSS é mais útil.”

rs

1 curtida

Exato, isso que isso que você diz é realmente algo que concordo, já dá para entender que quando dizemos distro Linux, não estamos realmente dizendo uma distro que usa o kernel Linux , mas estamos resumindo o nome do sistema que contém as variadas ferramentas que o constituem como o GNU, X11, KDE, Gnome, Whatever e o Linux . :slight_smile:

2 curtidas

Realemente contribuir com os projetos é mais produtivo do que discutir algo banal :rofl::rofl::rofl:

1 curtida

Sim! Concordo contigo! Mas não se pode colocar como regra…
Um exemplo bem infantil, porém aplicável, nós temos sobrenomes por questão de origem de família, mas dificilmente alguém te chama pelo nome completo (A não ser as nossas mães quando fazemos algo errado! rs) e nem por isso nós deixamos de ser quem somos e nem perdemos nossa essência.
É apenas este o meu ponto de vista…

PS:

Nas próprias palestras de divulgação dos produtos da MS, eles pouco usam o nome completo, utilizando como referência ao produto mais a forma popular, no caso, Windows.

1 curtida

É verdade, e ao mesmo tempo muitas pessoas (eu por ex) não levam o sobrenome de ambos os pais, no meu nome tenho apenas o sobrenome do meu pai, mas isso não me faz menos filho da minha mãe. haha Também não tenho o sobrenome de solteira da minha avó (e acho que quase ninguém tem), mas isso não me faz menos neto dela. haha

Acho que o GNU com certeza merece ganhar todo o crédito que merece, à final, como vocês falaram, sem o GNU não existiria o Linux que conhecemos hoje, mas ter GNU no nome já acho exageiro, não acho necessário. Assim como não ter o sobrenome da minha mãe não me faz menos filho dela, não ter GNU no nome do Linux também não faz o Linux menos “filho” do GNU. Por assim dizer.

@Miura Mas o exemplo foi bom mesmo heim huahua

3 curtidas

Meu ponto de vista é meio controverso, eu não acho que a GNU seria a única possibilidade de se criar o sistema livre que o Stallman sonhava, foi só a primeira a fazer isso, se eles não tivessem criado as ferramentas então outros devs teriam criado, além disso boa parte dessas ferramentas já estão bem ultrapassadas, GCC perde feio pro Clang, Ninja é mais rápido que o Make e Musl gera executáveis melhores que a Glibc, então dar o crédito é importante mas achar que Linux só existe por causa da GNU é forçar barra.

6 curtidas

Além de que, se você chamar de GNU/Linux vai estar excluindo distros que não seguem e não concordam com o GNU como o Alpine citado acima e o Void Linux, se você chamar de “Linux” vai englobar mais distros e mais projetos, só quis complementar a opinião do Fenrir no qual eu concordo.

2 curtidas

Na boa, chamem do que quiser! Eu continuo usando e defendendo o termo composto GNU / Linux, para fins de esclarecimento o FAQ ta aí pra quem quiser ler. Só pra constar @Fenrir, concordo com o que você disse e acrescento +, se Linus não tivesse criado o kernel livre outros teriam criado!

Cara, é diferente, se a GNU não existisse outras pessoas poderiam criar as ferramentas e a GPL PRO Linux, o se o Linus nunca tivesse começado o kernel, ninguém iria fazer o Linux, outro kernel livre poderia existir, mas não seria o Linux, mas sem a GNU o Linux não deixa de ser Linux, entende?

1 curtida

Ué, isso n muda o que eu disse. Se Linus não tivesse começado o Kernel, ngm iria fazer o Linux, mas poderiam fazer um kernel livre com outro nome! Acho que este post já rendeu um bom debate, embora acho que houveram alguns equívocos. Com esta postagem eu não quis:

  • Dizer que os usuários são obrigados a chamar o SO de GNU / Linux;

  • Dizer que sem o projeto GNU o Linux não se tornaria um SO;

  • Alegar que o projeto GNU é de alguma forma superior ao Linux.

2 curtidas

É claro que sabemos que você não quis dizer isso, por que esse é só um tópico para discutir nossas opiniões sobre o assunto, apesar de eu mesmo ter cometido escrito algumas coisas um pouco equívocados (ou dando a sensação de ser) :sweat_smile:

1 curtida

Seguindo essa lógica, atualmente faria mais sentido chamar o Linux de Systemd/Linux. O Android de Google/Android, o Windows de Microsoft/Windows, o macOS de Apple/macOS e por aí vai. Aproveitando o embalo, nós deveríamos mencionar toda a nossa árvore genealógica antes do nosso nome.

3 curtidas

Na própria tela inicial do Windows tem Microsoft Windows! Aí eu deixo uma pergunta: há uma reivindicação da Google a respeito disso? Alguma da Apple? Creio que não neh

Todos nós estamos aqui em um debate que, ao meu modo de ver, é importante até mesmo para formar uma opinião e também acrescentar ao conhecimento de todos.
Mas neste caso existe muita coisa de filosofia por detrás e também muita coisa de lógica.

Na boa, chamem do que quiser!

Aproveitando sua deixa, acho que chamarei o GNU/Linux de Neguinho do Papai!
Huahuahuahuahuahuahuahua!!
Brincadeira! rs

2 curtidas

Acho que só chamam de GNU/Linux para deixar o Stallman feliz. Porque todos sabemos que ele pode ser um grande pé no ****.

4 curtidas