Os computadores da brasileira Daten são bons? O que vocês acham?

Alguém aqui já teve experiência com as máquinas da Daten, uma das últimas sobreviventes nacionais na montagem/fabricação de computadores?

https://www.daten.com.br/
https://loja.daten.com.br/
https://www.navegamer.com.br/

Olha, eu nunca comprei, não conheço a marca, mas vou falar minhas percepções acerca do que vi no site NAVE Gamer.
Achei um preço pouco competitivo pelo o que entrega, mas não muito fora do mercado. O que não me agrada é o fato de não nomearem o chipset, parece ser tudo OEM ou whitelabel. Ou seja, você não sabe exatamente o que está comprando de memória, placa mãe, armazenamento, etc.
Isso não é sinônimo de ser equipamento ruim, mas para mim é algo que eu não aprecio, ainda mais considerando que o valor é o mesmo de peças com renome (e garantia) no mercado. Se fosse um PC mais barato, acho que valeria a pena.

3 curtidas

No meu trabalho tem, dificilmente dá problemas.

2 curtidas

Eu acho que são whitelabels de marcas chinesas mesmo, como os Avell e 2 A.M. (Positivo), pensei que ainda estivessem com preços em conta se comparado aos concorrentes gamers.
@Rodrigo_Zimmermann1 Então, você acha que a linha corporativa e para o setor público compensa (pelo preço abaixo de mercado)? Estava querendo pegar uma máquina justamente desse seguimento office para servir como 2ª máquina (mais simplesinha), apenas para ficar dedicada para questões profissionais, pensei ou no notebook de 11,6" (bom para viagens pela portabilidade das dimensões), ou no mini-PC com Ryzen (por ocupar pouco espaço), ou em um desktop tradicional também com AMD Ryzen e a possibilidade de expansões futuras.

Os preços dos computadores “Nave” para jogos são insanamente altos. E são eles que montam, com componentes quaisquer que têm no momento. Eu recomendaria manter distância.

Quanto aos desktops “normais”, é possível que sejam os mesmos casos clássicos de componentes mais antigos e/ou genéricos que vemos em outras marcas. Essas máquinas costumam ter, principalmente, placas-mãe e fontes ruins, além de SSDs genéricos. Dei uma olhada nos preços e sinceramente não estão abaixo do mercado considerando os componentes “low-cost” que devem estar incluídos. Estão até meio altos.

Se você deseja algo confiável e com bom custo-benefício, o recomendável é sempre montar você mesmo. Se passar um orçamento, posso indicar alguns componentes como exemplo. :wink:

4 curtidas

Eu não tenho visto problemas nas máquinas do meu trabalho, a maioria são Daten e os notebooks recém-adquiridos também são. Porém eu não tenho parâmetros para comparações, já que antes as máquinas eram Positivo e também dificilmente davam problema. Então, eu somente estou salientando que problemas de hardware estão sendo raros com essas máquinas, sequer eu sei o preço delas e não foram efetuados benchmark.

1 curtida

Seria para coisa básica mesmo, uma máquina secundária para Office, para deixar o notebook como exclusivo para questões pessoais. A única coisa que faria questão seria um AMD Ryzen mesmo que de entrada, pois, o custo benefício gráfico atualmente me satisfaz mais que o equivalente oferecido pela Intel.

2 curtidas

Opa! Desculpe a demora.

No caso, você está interessado no poder gráfico pensando em rodar alguns jogos, mesmo que leves?

Quanto você gostaria de gastar nessa máquina (sem considerar os periféricos)?

Desculpe a demora em responder, tive problemas com a internet essa semana.
Algo entre R$ 2 e 3 mil, com Ryzen e possibilidade de atualizações, já que é apenas para máquina secundária visando Office.

Acho que temos a Login também; é uma empresa que monta e revende outras marcas também, até onde me recordo tem lojas em shoppings na Bahia e Sergipe.

1 curtida