ORACLE, RHEL8, ROCKY LINUX, OSUSE LEAP como OS Final

Devia ser o FreeOffice - não existe MS Office pra Linux. E sim, há programas da MS pra Linux, como Skype e Teams

Se é o gerenciador, chama-se pacman. Mas vc deve estar falando do Pamac, o primo pobre do YaST, quase tão bom quanto

1 curtida

era o office mesmo pelo play Linux. faz uns 2 anos atrás. e o aur tem de tudo ali.kkk

1 curtida

Ah, sim… mas ele normalmente não vem “embutido”, vc é que precisa fazer essa gambitech

como tá o manjaro com gnome??

da última vez que usei só achei o manjaro fluido no kde. gnome e xfce tavam horrível consumo altíssimo o xfce tava inviável. kkk

Olha, eu uso Gnome no lap de 2014, i3 3ª geração. Mas ele tem 8 GB e ssd - pra Gnome é necessário. Com a chegada do 40, ele ficou mais leve e fluido, e a customização do Manjaro, mesmo bem intensa e com uns errinhos (os 3 dedos pra trocar área de trabalho estão bugados em instalações recentes), eu acho que é bem bonita. Antes de usar, eu experimentei uma leve SDA - passou. Deixo pra brincar de testar distros em máquina virtual e consigo fazer meus trabalhos nele (quase) sem dores de cabeça. Uso de terminal? Raro, e na maioria só quando quero…

3 curtidas

eu reparei essa melhora no gnome 40 no fedora. o gnome 40 tá bem melhor que as anteriores 3.

sera que o gnome vai seguir os passos do kde melhorar com o tempo?
pq hoje em dia o kde ao meu ver está mais leve e fluido que xfce e mate. quem diria que o kde chegaria nesse nível!

1 curtida

O 40 está bem melhor sim, consumindo menos recursos de hardware se comparado com a versão 3.

Mas o GNOME já vem melhorando kkk
A diferença é que GNOME e KDE estão tomando rumos beeem diferentes.

GNOME vem adicionando alguns novos recursos, ao mesmo tempo removendo outros recursos.
Seguem firmemente apostando na identidade própria do ambiente, algo como uma convergência desktop → portátil.

KDE Plasma vem adicionando novos recursos e mantendo os recursos anteriores.
O ambiente é focado na experiência convencional de desktop, por isso ele não sofreu nenhuma evolução tão drástica quanto o GNOME, são ambientes diferentes com propostas diferentes.

KDE Plasma ser mais leve que o XFCE depende do hardware.
KDE Plasma sempre funcionou melhor em máquinas que suportam aceleração por hardware, mas a partir do Plasma 5.18 ele passou a consumir menos RAM que o XFCE, porém, se o computador não suporta aceleração por hardware, talvez XFCE ainda seja uma melhor opção.

2 curtidas

@Subaru Caso queira testar o Debian, este tópico pode ajudar:

Tente instalar todos os drivers: sudo apt install firmware-linux

4 curtidas

valeu quando eu instalar o Debian 11 vou seguir esses comandos q postaram pra instalar os firmewares.

1 curtida

Voltei pessoal!!!

passei pra avisar, q finalmente consegui me agarrar em um “galho linux”.

e o grande escolhido foi… RHEL 8!!! tan.tan.tan,tan!! Sim ele novamente.

Depois de tentar varias distros até BSD passou pelo rodizio (nem me perguntem como eu fui parar em BSD, pois quero esquecer), tbm dei novas chances pro UBUNTU e KUBUNTU que estão otimos no 20.04.2lts fluido e sem erros no SAMSUNG e30 (e olha que eu brinquei bastante no KUBUNTU e o sistema não quebrou), e quebrar a cara novamente com o DEBIAN 11 que não reconheceu o touch do note e continuou com erros de pci no boot e não teve tutorial que resolve se o pci e realtek (até a comunidade internacional tentou me ajudar mas não deu, eu resolvi tocar o f0d4$$E pra essa distro!) DEBIAN VC NÃO GOSTA DE MIM E EU TBM NÃO GOSTO DE VC E PONTO!!

FRUSTRADO por tentar novamente o debian no seu ultimo lançamento, resolvi dar o ar da graça novamente no WINDOWS e testei o 11 que ta até bom (me lembrou o deepin linux) mas as constantes atualizações, uma versão a cada 3 dias assim não dá. QUERO PAZ E SOSSEGO!!

Ai novamente visitando sites sobre linux, parei no FASTOS que é um site dedicado ao fedora o dono tbm é membro aqui.hehehe! E achei incrivel a forma que ele falava sobre o FEDORA SILVERBLUE, apesar de eu sempre usar os lançamentos fedora eu nem usei o silverblue pois eu nem sabia oq era. Fui lá e instalei o silverblue, o metodo desse OS é super plausivel um sistema imutavel usando prgramas atraves de FLATPAKs. Mas por alguma razao o Silverblue teve um problema com o brilho do notebook que toda vez que iniciava o sistema era no brilho maximo e não achei nada na net pra resolver esse problema.

Bom, frustrado mais uma vez pois achei que tinha encontrado o OS perfeito pra mim. Recebi um email da RHEL a respeito da minha avaliação test (que eu até esqueci pq desinstalei o RHEL) que ela tinha virado uma avaliação gratuita inderteminada pra até 16 maquinas.
Bom ja entendendo mais sobre o fedora e o silverblue, pensei Eu pq não colocar em pratica o uso de flatpaks no RHEL 8 e foi isso que eu fiz.

Instalei o RHEL8 novamente, configurei como workstation na instalação e habilitei a instalação de flatpaks. E voilà! O RHEL está praticamente um FEDORA SILVERBLUE LTS totalmente estavél, sem erros e atualizações me enchendo o saco! Tudo que eu queria paz segurança e tranquilidade!!

É ISSO!! MINHA BANDEIRA É AZUL E O MEU CHAPEU É VERMELHO!!

3 curtidas

@thespation fecha pra nós, meu bom?

1 curtida