ORACLE, RHEL8, ROCKY LINUX, OSUSE LEAP como OS Final

A lentidão do RHEL8 vem do Gnome 3.32, precisa de um bom processador para empurrá-lo, eu tbm instalai ele em um notebook por curiosidade e ficou um pouco lento (nível ubuntu 18.04), o mesmo acontece com o ORACLE Linux. Em uma MV no meu PC ambos voam.

Eu também apostaria no openSUSE Leap caso não queira sistema da base do Debian.

2 curtidas

não sei pq eu nunca testei o opensuse e olha que sempre vejo indicações dele. falam de um tal de yast que é o santo graal do Linux. kkkk

acho que é por causa do meu preconceito do logo ser um lagarto e carregar SUSE no nome, e ter a cor verde como definição. tenho pavor de cor verde! kkkk

então, se não fosse essa lentidão e dificuldade de instalar coisas por fora. o RHEL me satisfaria muito bem.
achei ele um OS sólido mesmo ficando com ele menos de 24h no PC. kkkk já desinstalei.

mas acredito que lentidão seja por causa do meu HD. o processador nem demandou muito o uso do meu i3 7gen.

eu tenho que tomar vergonha na cara e instalar um ssd nesse note, pq esse meu HD é uma tartaruga!

então eu instalei aqui agora o Ubuntu 20.04 lts e o erro de PCI bus e realtek não apareceu como das outras vezes que instalei.

agora não sei se foi pq eu desativei a TPM 2.0, SECURE BOOT. E INSTALEI EM MODO MBR NO HD E NÃO UFEI GPT COMO NAS OUTRAS VEZES.

mas não achei estável, logo depois de instalar o Ubuntu 20.04. 2lts já tive que instalar várias atualizações mesmo tendo instalado ele com Internet e baixando os non-free durante a instalação, fora que pede pra reiniciar toda vez que atualiza. não achei nada bom parece o Windows 10. não vou conseguir ficar muito tempo com ele.
realmente não sei pq babam tanto o ovo do Ubuntu hoje em dia ele tá igual o Windows, cheio de atualizações e interferência do usuário.

É um acronimo para Gesellschaft f|r Software und Systementwicklung mbH, ou traduzindo do alemão “Empresa de Desenvolvimento de Software e Sistemas” (ninguem gostaria de falar aquele “palavrão”).

Sabe que tem como mudar, né? A versão com KDE Plasma (considerada o carro chefe) é extremamente personalizavel:

Se quiser cometer a heresia de deixar que nem o Windows 10, ou até mesmo o 11, tá ai.

O YaST é outro acronimo, dessa vez para Yet another Setup Tool, tradução livre: “Mais uma ferramenta de configuração”

O software management praticamente deixa qualquer loja ou interface gráfica para gerenciar pacotes no chinelo.

Não acho que seria o caso. Ele diz querer uma distribuição que seja só instalar e ser feliz. A que chega mais perto disso, além de ser bastante estável, é o Solus .

2 curtidas

Erro nosso esnobe de não ter perguntado se você estava com o Secure Boot ativo… Apesar do Ubuntu dar suporte, é sempre uma boa desativar essa praga. Se teu disco for até 2tb, GPT não se faz necessário, Master Boot Record é velhinho mas quebra o galho. Recomendo usar o Pop!_OS por causa da treta com a snapd que é uma loja horrorosamente lerda, fora que é baseado no Ubuntu.

oxi migra pro Linux pra deixar igual Windows!?kkk
eu não gosto do kde justamente por ser igual ao Windows, apesar do kde ser super fluido porém gosto do gnome apesar de seus a pesares! kkk

vou ter que tentar esse SUSE.

De fato, o Solus é “instalar e ser feliz”. Um rolling release que pega leve nas atualizações, equilibrando o oferecimento de software em dia com garantia de estabilidade suficiente. (Se, na live, eu não tivesse constatado um chato problema de tela piscando intermitentemente, eu o teria posto em meu notebook.)

Mas, ainda que o OpenSUSE Leap requeira um trabalhinho de pós-instalação e configuração, depois desses passos ele é “rock solid” que nem o Debian Estável, não?

2 curtidas

eu nem lembro onde eu vi isso.
mas tentei e foi. desativei tudo e instalei em mbr mesmo. e não senti diferença nenhuma de desempenho em comparação com secure boot uefi.

falam que em secure boot e gpt o desempenho é mais rápido. pra mim tá igual

SDA tá grave nesse dai hshshshshs. Vai por mim, teu perfil de usuário não vale a pena perder tempo testando openSUSE. Já começa que não tem modo live na ISO principal, instalador dele não é tão didático quanto um kalamares (o usado no Manjaro por exemplo) e você ainda precisa baixar codecs para rodar vídeos com DRM (que é só usar o YaST ou copiar e colar os comandos da wiki.
Em fim, vida longa e próspera :vulcan_salute:

1 curtida

Não posso opinar sobre o Debian a fundo pois nunca instalei o “paizão”, só o BusenLabs. Documentação do Debian tem horrores em português, para o openSUSE é pouco em nossa língua Tupiniquim. Apesar que a wiki, fórum oficial e o r/opensuse são mais do que o suficiente.

2 curtidas

eu ate me garanto fazer uma configuração inicial se o suse precisar e uma instalação mais hardcore.

eu só não manjo esse negócio de particionar, habilitar repertórios via terminal. até conseguiria mas não queria ter o trabalho.

eu nem sei acessar pastas via terminal

É automático, só selecionar o disco e o instalador faz o resto. O único trabalho que você vai ter é adicionar os codecs. Eu gosto de fazer via terminal, pois é copiar e colar os comandos que estão na Wiki, porém lá explica como fazer via GUI (usando o YaST).
Só que de novo eu reitero: openSUSE, não SUSE (sim, tem difereça), não vai ser para o seu perfil, ainda mais que todo ano lança uma versão nova. Fazer upgrade, usando a offline media, vulgo a ISO de ~4gb, é tranquilo, mas se tiver algum repositório de terceiro habilitado, como o Microsoft Teams, será uma dor de cabeça. Além do mais que é recomendado tirar o Discover, pois fica redundante ter ele ali junto ao YaST.

mas esse yast tem tudo igual as lojas do Ubuntu e Fedora sempre precisar adicionar repôs pra instalar?

ou é igual o Debian que tem que habilitar antes?
Pq até pra instalar pacotes deb por fora da gnome-store precisa habilitar via terminal no debian.

bom eu já usei o kubuntu e o Discovery é incrível.
achei melhor que a Ubuntu store. mas eu não gosto do kde.

qual seria a loja de aplicativos do opensuse gnome?

O YaST como “loja” que me refiro é o software management

O que não tiver lá, eu baixo um .rpm por fora e clico com o botão direito e manda ele instalar com o YaST:

Se der algum erro de não poder encontrar alguma chave, só clicar em “ignorar” e o programa instala sem problema algum.

Alguns programas você pode colocar o repositório de forma direta, ai quando tiver update ele atualiza com o sistema no sudo zypper ref && sudo zypper up.

https://en.opensuse.org/Visual_Studio_Code

Obs: o openSUSE Leap atualiza com o sudo zypper up, o Tumbleweed atualiza com sudo zypper dup.

ssd e nvme como se saem no Linux?

eu sei que no Windows é uma diferença de anos luz em comparação com HD. esse foi uns do motivo pra eu tirar o Windows aqui do note pq ainda é HD.

apesar dos ssd estarem mais baratos, eu não queria ter q comprar um pq mal uso o notebook então vai ser um gasto desnecessário.

Sair dem um SSD sata para um Nvme tem diferença, mas não mesmo tão perceptível quanto sair de um HD para um SSD sata. Tu não vai ter MESMO um desempenho de SSD em um HD usando qual seja a distribuição Linux, porém a diferença entre usar o Windows 10 num HD e uma distro Linux num HD é consideravel. Recomendo colocar um SSD de 120gb para o /e manter o HD para o /home. O PC liga mais rápido e o armazenamento bruto fica no disco mais lerdo.

eu vou tentar esse SUSE aí. não custa tentar!

ele tem gnome já como ambiente oficial ou vou ter que instalar?

Tem. Mas o Gnome do Leap é o 3.34.x*