Oque vocês esperam para o Ubuntu 22.04?

Com 4 meses para o lançamento da 22.04 LTS Jellyfish(imagem a baixo) oque vocês gostariam de ver ou que seja removido do grandissimo Ubuntu ?

Gostaria de ver uma gestão de GPU nativa como o pop_os faz.

3 curtidas

Espero que consigam enviar o GNOME mais recente no momento, manterem mesa mais recente, usar pipewire para audio e wayland default.

Hoje a Steam tem mais usuários usando o ubuntu 18.04 muitos tem menos desempenho do que deveria, outros problemas de compatibilidade e a maioria (imagino eu) tem que atualizar drivers via ppa’s, então eu diria que manterem drivers mais atuais para evitar o uso de ppa’s e outros problemas citados acima seria bom…

7 curtidas

Se estiver realmente estável… Mas o q me incomoda mesmo, é mudarem o novo visual, para manterem aquela gambiarra q criaram para manter um visual estilo Unity.

Já todo resto concordo plenamente.

3 curtidas

O Gnome está estável. Tanto que já migrou pro 41 e os “solavancos” foram bem menores entre o 41 e o 40 em relação ao 3.38 pro 40

3 curtidas

Canonical sempre atualiza o kernel de suas versões LTS de tempos em temos para melhorar compatibilidade com hardware mais recente o Ubuntu 20.04 hoje utiliza a versão 5.13 então nessa parte estou tranquilo, diferente do Debian que mantém o kernel congelado e apenas envia atualizações de segurança.

Um dos grandes desejos dos desenvolvedores do Ubuntu e colocar o Gnome 42 na próxima versão, mesmo que a versão 42 sai no final de março.

2 curtidas

Gostaria que o 22.04 viesse com Gnome 42, Pipewire, Wayland, novo Yaru baseado no LibAdawaita, Snaps mais rápidos (provavelmente vou continuar usando flatpaks) e mais otimizações pra games.

Concordo, sei que faz parte da identidade do Ubuntu mas com o Gnome mais recente ficou estranho. Talvez se colocassem as áreas de trabalho na vertical ficaria um pouco melhor. Eu prefiro a dock em baixo e sem estender até o final da tela.

2 curtidas

A coisa não depende só de kernel atualizado, toda stack gráfica precisa ser atualizada também, de kernel, mesa, firmwares, api’s, DE, compositores etc. Essa foi a explicação do principal engenheiro da System76 inclusive.

3 curtidas

Eu espero uma boa repaginada no tema yaru que já tá bem datada e que arrumem a lojinha de aplicativos. Só isso faria eu voltar pro velho ubuntu véi de guerra

Gostaria que houvesse uma melhoria perceptível no desempenho do sistema e snaps, ao decorrer deste ano percebi uma melhora boa na abertura dos apps em snap, mas ainda está muito aquém do que deveria ser.

O mais importante é ter uma base sólida, quanto a interface para mim tanto faz, afinal não uso GNOME mesmo e o que a Canonical faz nele é só remendar com extensões.

Tem uma lista de coisas que daria para arrumar, mas provavelmente a Snap Store seria uma das minhas prioridades.

6 curtidas

Sinceramente, não espero nada.

Tem os problemas que deveriam ter sido corrigidos nas últimas versões, mas parece que isso é querer demais :man_shrugging:

1 curtida