Oque você gostaria no gnome?

Já tem extensão pra isso, mas o gnome por padrão deveria vir com o “app indicators”. Por mais que distros como Ubuntu e POP Os venham com essa extensão instalada, é algo tão essencial que não deveria ser “apenas” uma extensão.

2 curtidas

Valeu. Mas não é exatamente isso. Essa opção indica antes. Seria bom a indicação no rodapé da janela quando a pasta estivesse aberta.

Para mim é mais fácil assim. Eu vivo limpando e organizando as coisas e gosto muito de comparar o número de itens para ter uma ideia.

A propósito. É Gnome 40? No Ubuntu 20.04 LTS não aparece essas opções no Nautilus.

2 curtidas

GNOME 40, mas no Ubuntu 20.04 também tem, apenas está disposto de uma forma diferente, pois o menu de preferências do Nautilus foi refeito para o GNOME 40. É só você procurar que você vai encontrar as opções.

1 curtida

O GNOME possui “pontes” para que os aplicativos se integrem com o ambiente de forma apropriada, garantindo coesão e coerência para o aplicativo e para o sistema. “app indicators” em Linux Desktop é algo legado e desorganizado. Os responsáveis pelos aplicativos que deveriam buscar a forma adequada para se integrarem. Entretanto, entendo que alguns preferem comodidade do que adotar novas — melhores — práticas. O suporte a extensões existe para dar poder para aqueles que preferem a comodidade em questão.

1 curtida

Opa, obrigado pela resposta, mas realmente gostaria de entender um pouco mais sobre como isso pode ser antiquado ou desorganizado atualmente.

Ter uma System Tray que mostre os apps que ficam rodando em segundo plano como Steam e Discord no painel me parece algo muito necessário. E fica um outro ponto, qual é a alternativa do gnome pra falta dessa tray no sistema?

Mesmo atualmente não usando o Gnome e sim um gerenciador de janelas, que é mais minimalista (em teoria), essa tray tá ali presente e se faz muito útil.

1 curtida

Para uma nova funcionalidade, é essencial sua protocolização e o suporte para a systray é dado através de 5 protocolos diferentes e todos foram feitos pensando no Xorg como servidor gráfico. Essa diversidade desnecessária de protocolos para uma única função acaba causando desorganização. Logo, com a sucessão do Wayland e padronização inexistente — recorrente devido a natureza open source —, a systray acaba sendo considerada legada e desorganizada.

Não é um problema sobre a ideia da systray em si, mas como esse conceito é implementado, tanto que o GNOME não removeu a funcionalidade, apenas não está visível/habilitada por padrão. Entretanto, frente a esse cenário, os projetos começaram a pensar em soluções para um mundo onde a systray não “exista”.

As alternativas são agnósticas e podem ser fornecidas, virtualmente, por qualquer ambiente gráfico — garantindo padronização. A alternativa vai depender de qual funcionalidade o aplicativo deseja implementar, por exemplo, se for um aplicativo de sincronização para um serviço de armazenamento em nuvem, como o Dropbox, existe a CloudProviders DBus API para comunicar o status de sincronização ou fornecer ações relacionadas.


Como dá para perceber, a “remoção” da system tray pelo GNOME e outros ambientes gráficos não foi uma simples decisão arbitrária, pelo contrário, foi algo que foi feito para garantir e incentivar melhores práticas e coesão digna de uma plataforma moderna, estas que são negligenciadas, majoritariamente, por desenvolvedores de aplicativos cross-plataform. Os aplicativos precisam se adequar a plataforma, não o contrário, mas isso não é levado em consideração pelas massas.

2 curtidas

Global Menu.

2 curtidas

Mais uma vez obrigado pela ótima resposta, realmente algumas questão tem que ser levadas em consideração, incluido XORG/Wayland que é pouco pensado (incluindo por mim que nunca usei o Wayland)

Entendi e faz sentido mesmo. Espero também que um dia não seja necessário, infelizmente hoje ainda é.

2 curtidas

Blur, mais blur nos temas do Gnome 40

1 curtida

Não sei se alguém disse aqui, mas eu digo: papéis de parede independentes por monitor - tem isso? Se tem, não achei

EDIT: Tem um app em Flatpak e no AUR, o HydraPaper, que faz o serviço…

E um melhor gerenciamento das áreas de trabalho - no Plasma, tenho 4, e com 2 monitores elas se comportam cada uma como extensão da outra. No Gnome, as áreas ficam no monitor principal, com o outro monitor como uma “5ª”. Isso podia melhorar

EDIT²: Ao menos tem como vincular o segundo monitor à área de trabalho em específico. Legal

1 curtida

Ah, gostaria que gastasse menos energia também.

Eu ultimamente fiz um teste com o Kubuntu e a placa de vídeo fica mais fria e gasto 40 W a menos.

Não entendo porque o Ubuntu com Gnome puxa tanto da placa de vídeo.

2 curtidas

Eu desisti do GNOME, infelizmente tudo que foi falado aqui provavelmente vai demorar muito ou nunca será implementado, se sente falta dessas coisas acho melhor migrar para outra DE mais completa, eu fiz isso e recomendo.

1 curtida

As pessoas não entendem a filosofia do gnome e clamam disso, a comunidade faz trocentos mods para serem usados no gnome melhorando a experiencia de quem reclama, as pessoas reclamam porque não querem instalar extensões…

3 curtidas

Sensatez :slightly_smiling_face:

5 curtidas

O problema com as extensões é um dilema de desenvolvimento. Mais funcionalidades oficiais = + overhead e + bugs oficiais.

Eu costumo indicar para o pessoal que se livrem das extensões que não forem absurdamente importantes e que por fora tentem suprir com apps, como por exemplo Plank, algo muito mais sólido. O que leva ao que eu gostaria…

Que a comunidade E o GNOME tivessem uma atitude mais conservadora em relação as extensões, mais profissional e sensata.

  1. Várias extensões por aí não se preocupam em se limitar as chamadas públicas, culpemos JS ou não pela falta de senso dos desenvolvedores, eu gostaria que eles não se aventurassem com chamadas privadas.
  2. Eu gostaria que o GNOME não tivesse entrado nessa visão de mundo de quebrar APIs públicas tão abruptamente, como aconteceu com o 3.32.

Update: Outra possibilidade que me vem a cabeça, é que o GNOME ajudasse a comunidade a entregar extensões compatíveis de forma mais direta e rápida, parece que existem abordagens nessa direção mas não sei como está a concretização dessas ideias.

2 curtidas

Acho que o que eu mais gostaria no momento é um menu global, sinto muita falta disso desde que o projeto Unity acabou, tentei até migrar pro KDE, minhas minhas customizações sempre davam absurdamente errado.

Melhor integração visual também, se você instalar qualquer tema no gnome que tem bordas arredondadas, as bordas superiores ficam arredondadas, as bordas de baixo ficam quadradas, se você instalar um tema 100% quadrado como o Qogir, algumas bordas ainda ficam arredondadas, é uma confusão.

1 curtida

Uma alternativa a isso seria apertar Ctrl A dentro da pasta, daí ele te diz o numero de itens no rodapé.

1 curtida

Mas, já não tem isso nas config do Nautilus ?

O mais tenso é que a maioria das extensões do GNOME se resumem a um ou mais botões na barra, o resto são iterações com a distro em si, poderia haver uma API para adicionar um botão podendo escolher a esquerda ou a direita, permitindo desenhar os controles da janela pop-up se necessário, um usuário fez isso inclusive (sob forma de extensão) mas devido a constantes quebras ele desistiu

1 curtida

acho que o GNOME poderia mudar a posição do painel, que pelo menos no Debian essa opção não existe, fico dependente da extensão Just Perfection pra customizar o painel, além de um tema mais chapado, com menos curvas e coisa do tipo.