Oque você gostaria no gnome?

Oque você gostaria no gnome?

Olá pessoal atentes de tudo isso é só uma opinião, não uma reclamação nem nada
do tipo ao projeto gnome.

Eu acho o gnome incrível e eu queria abrir um discurso sobre o gnome, oque vocês gostariam que fosse adicionado no gnome e modificado, eu utilizo gnome e tem coisas que eu queria que fossem adicionadas e mudadas no gnome

Extensões na gnome software

eu acredito que seria legal se tivesse como baixar as extensões pela gnome software colocando uma aba de extensões nas categorias da gnome software

usando o catalogo de extensões do site
assim ficaria mais fácil para os usuários baixarem extensões sem precisar da usar a extensão do navegador e do site seriam opcionais para baixar as extensões

ativar tema escuro nas configurações do gnome

as distros geralmente trazem o gnome modificado como
zorin os, pop os, Ubuntu e nas modificações costuma ter como trocar o tema para claro e escuro

seria bom ter isso no gnome para poder escolher o tema adwaita dark direto nas configurações do gnome, ao invés de ter que baixar o gnome tweaks, já que o pessoal do gnome já tem o todo trabalho de desenvolver o tema adwaita dark, seria bom deixar ele mais visível e fácil de aplicar

melhoria no tema adwaita

eu acho o tema adwaita um tema bonito porem eu ele poderia ser mais bonito se fosse assim como na imagem

imagem ilustrativa do tema adwaita
overview.svg.2021_05_04_08_02_47.1

imagem real do tema adwaita dark

Captura de Tela-20210504101950-504x359
bom eu acho que se fosse mais parecido com a imagem de sima o tema adwaita seria muito mais bonito, sou só eu?

Indicadores na barra superior

se você utiliza gnome provalmente você utiliza uma extensão de indicadores no seu gnome,
geralmente as distros baseadas no Ubuntu já vem com uma extensão chamada
Ubuntu app indicators, bom eu acho muito estranho não ter indicadores no gnome por padrão, isso tem algum motivo específico? Eu só acho que todos gostam de indicadores e não tem motivo para não ter

Poder deletar apps pelo grid de apps

É só opinião mais eu acho que seria bom se tivesse como desinstalar programas pelo grid
deletando programa diretamente ou indo para gnome software na aba de desinstalar

Sem título

Considera soes

bom gente isso são algumas coisas que poderiam ser melhoradas na experiência do usuário, mais tem varias outras coisas como os mini mapas de áreas de trabalho virtuais muito pequenos o novo e design da gnome software que ia chegar no gnome 40 porem não deu tempo de ser concluído antes do lançamento do gnome 40, mais que provavelmente vai chegar no gnome 41, que eu considero que sera o gnome 40 “completo” o gnome 41 já está em desenvolvimento e deve chegar em setembro desse ano.

Então gente oque você acha que deveria mudar e serem adicionadas no gnome na sua opinião?

5 curtidas

Acho que o gnome fica muito dependente de extensões.
Tudo bem por manter a simplicidade, mas acho que o painel do gnome poderia receber um janela de configuraçoes no gnome.

Como configurar o tamanho, posições dos indicadores, um clipboard do próprio gnome e etc…

2 curtidas

A sua ideia de desinstalar pelo grid é interessante…já tentou sugerir para o time?

De resto tudo já foi muito discutido…

Do que considero “grande mudança” que eu gostaria, é o backend em Vulkan para o compositor/gtk etc…

E uma melhor implementação das permissões dos app’s, principalmente Flatpak’s, algo como Flatseal e eOS 6…

“Por menores” Atualmente o minimapa precisa de um tapa, pois está muito pequeno para identificar o que tem nele, alguns polimentos nas animações…

Mas sei que já existe trabalho para tudo isso, então…

4 curtidas

Eu gostaria porem não sei como fazer isso :upside_down_face:

1 curtida

faça login, e clique em “new issue”, tem que ser em inglês…

1 curtida

Isso já existe, ao menos tecnicamente, é um trabalho puramente do lado das distros

1 curtida

Concordo que seria melhor para o GNOME depender menos de extensões para customização. Até porque, a cada edição, muitas das extensões não passam para a versão nova.

Já é sabido que o GNOME 40 é mais leve que seus antecessores. Mas eu gostaria de ver um projeto de GNOME mais comprometido com leveza. Tudo bem que, daqui a cinco anos, a média dos computadores vai ter muito mais RAM e capacidade de processamento e desempenho gráfico, mas não queremos ambientes gráficos cada vez mais pesados e exigentes.

2 curtidas

Ainda mais porque ainda tem muitas pessoas com pcs que não são tão bons

1 curtida

Mas as distros que usam GNOME recomendam na média a mesma coisa: min 4GB ram, dual core 2GHz, vga que suporte res 1024x768, 25GB de HD…quer menos que isso?

No Brasil (e outros países) há muitas máquinas com menos que isso. Até porque o número de donos de computadores cresce também pela doação de máquinas antigas.

No meu notebook o GNOME roda dentro das especificações, e não faz feio. Só que é um pouco mais lento, “arrastado”, então não o adoto. Para ter desempenho assim já me basta o Windows.

1 curtida

Meu sonho se eles colocassem o Mutter para compor em vulkan, e mal consigo imaginar os ganhos em performance e na redução do consumo recursos, mas isso deve dar um trabalho gigante para implementar.

3 curtidas

creio que parte desse arrasto nem é do GNOME (não que não tenha espaço para otimização da DE, porque sempre vai ter) mas na config das distros em si, sistema de arquivos? gerenciador de memória,swap? zram? quantidade de serviços rodando ao mesmo tempo? algum serviço específico sugando recurso etc…
tem mais coisas que influenciam no desempenho aí…

Ao meu ver, o maior gargalo é no processamento gráfico, o chip gráfico mais antigo que testei foi hd2000 + 4GB RAM e rodou satisfatoriamente, não ficou como meu desktop com RX 580, mas estava bom o bastante…aliás melhor que windows…

4 curtidas

Eu sei que as distros podem customizar o gnome, tipo a red rat, com red rat interprise Linux mostrando nome completo das aplicações, que só foi chegar no gnome 40, mais isso seria bom por padrão no gnome, no gnome faltam coisas tão simples e práticas tipo trocar para o tema escuro, as distros podem muito bem mudar isso, mais seria legal já vir por padrão

2 curtidas

Isso é implantado do lado distro mesmo, assim todas as interfaces ganham

2 curtidas

Não é que o GNOME fique uma carroça. Mas outros ambientes gráficos da mesma distro ficam mais responsivos. O GNOME tem mais animações, induz mais “espalhamento” de itens por áreas de trabalho. É um fluxo de trabalho MUITO interessante, mas que implica um custo em recursos. Mas é um custo perceptível em máquinas “de entrada” e antigas, só.

1 curtida

Ícone indicativo de atualizações na gnome software

• por exemplo, se tiver 20 atualizações disponíveis, mostra o número de atualizações no ícone
    update1.png

• ou mostrar apenas que tem atualizações disponíveis para aplicações
    update

1 curtida

Gostaria que tivesse menos bugs e um pouco mais de funcionalidades no softwares. Minimalismo ao extremo prejudica.

Exemplo:

Gnome Captura. Por que não poderia ter uma ferramenta para fazer anotações em cima da captura?

Gnome Nautilus: Por que não mostrar o número de arquivos em uma pasta no rodapé?

Gnome Nautilus: Quando clicamos em propriedades, porque não ter uma opção para verificar hash integrada?

Gnome Evince: Por que não ter uma ferramente para marcar o texto, mesmo em imagens?

Coisas simples como essas, que não iriam fazer perde o minimalismo, mas ajudariam bastante no dia-a-dia.

6 curtidas

Já existe.

Já existe. Sobre as imagens, eu não sei.

Seria muito útil.

4 curtidas

acho que seria muito bom, porem acho que nunca tera. para fazer isso eu gosto do flameshot

Nossa eu não sabia, valeu!

3 curtidas