Oque os "novatos" no GNU/Linux precisam saber?

GNU e Linux são projetos completamente separados à princípio. A ideia do projeto GNU era criar um sistema operacional completo (lá nos anos 80) que fosse completamente software livre, mas eles nunca conseguiram publicar um Kernel realmente funcional (pesquise sobre o GNU Mach e o GNU Hurd), sendo GNU mesmo uma acrônico para “GNU is Not Unix”.

Já o Linux teve seu desenvolvimento completamente paralelo, sendo derivado do Minix, com raízes no Unix e que foi publicado usando as licenças de software livre criadas pelo GNU. Sendo o Linux software livre e um Kernel mais funcional que as iniciativas do GNU (Mach/Hurd), pode-se combinar as ferramentas do GNU com o Linux e criar um sistema operacional 'GNU", que o Stallman mesmo chamada de “GNU/Linux” e não apenas “GNU” por acreditar que seria algo transitório até o Kernel do GNU estar pronto, o que no fim das contas nunca aconteceu.

A grande questão é que o Linux passou a ser utilizado para muitas outras coisas fora do projeto GNU, mas como lá no início, as ferramentas GNU que compunham o sistema era funcionais e relevantes, muitas vezes a única opção por conta da licença usada, as distros Linux começaram a se estabelecer usando ferramentas GNU também, como compiladores, gerenciadores de boot, interpretador de comandos, coisas do tipo (algo que hoje possui diversas alternativas, inclusive nativas do Linux mesmo), e esse tipo de coisa, as pessoas chamando de “Linux” apenas acabou incomodando o pessoal do GNU pela “falta de reconhecimento”, o que não faz muito sentido, afinal, as ferramentas deles, não só são substituíveis, como não estão presentes em muitos casos de sucesso do Linux (Kernel), expliquei mais disse no outro comentário.

Oque os "novatos" no GNU/Linux precisam saber? - #20 by Dio

Esclarecendo. A entendide oficial por trás da manutenção do desenvolvimento do Linux é a “The Linux Foundation”, sendo que a Free Software Foundation, associada ao GNU, ainda existe e continua sendo algo diferente, inclusive, desaprovando a maior parte das distros Linux por dizer que elas não são realmente “livres” por usarem partes proprietárias de softwares para fazer os computadores funcionaram, como certos drivers e firmwares, que eles chamam de “blobs”.

O Open Source foi um movimento iniciado mais tarde em relação ao GNU e ao próprio Linux, justamente para usar a tecnologia de código aberto de uma forma dissociativa em relação a tantas filosofias e política, que o GNU empregava, sendo fortemente marcado pela publicação " a catedral e o bazar" do Eric Raymond, que fala justamente da relação entre open source e software livre.

Atualmente as ferramentas GNU efetivamente representam uma quantidade muito pequena de ferramental nos sistemas operacionais que usam o Kernel Linux como base, sendo que alguns Linux por aí não possuem ferramentas GNU de forma alguma.

Provavelmente as ferramentas mais populares provindas do GNU que existem e são usadas e maior escala pelas distros são o GCC (compilador), o GRUB (bootloader) e o BASH (Interpretador de comandos).

Atualmente o Linux é mantido primariamente por um conjunto grande de empresas que faz parte de Linux Foundation, como a Microsoft, IBM (Red Hat), Google, Intel, etc.

6 curtidas

Realmente, por isso não entro nessa discussão, afinal é direito de quem ¨produz¨ chamar como quer. Sendo errado incluir GNU onde não tem, da mesma forma que é errado retirar o GNU de onde tem.
Mas o Debian com kernel Linux ele continua sendo Debian Gnu/Linux, assim como o Debian Gnu/KFreeBSD e Gnu/Hurd. São as nomenclaturas oficiais dos sistemas Debian e que são apresentadas nas instalações.
Somente Debian é o nome do Projeto, por isso o nome do site “Debian – O Sistema Operacional Universal”.

Exatamente, leia e interprete as frases acima, ele estão simplesmente dizendo de onde são originários tais nomes, não que devam ser chamados assim.

Em tradução livre:

" Os sistemas Debian atualmente usam o kernel Linux ou o kernel FreeBSD. O Linux é uma peça de software criada inicialmente por Linus Torvalds com a ajuda de milhares de programadores espalhados por todo o mundo. O FreeBSD é um sistema operacional incluíndo um kernel e outros softwares.

No entanto, há trabalho em andamento para fornecer o Debian com outros kernels, principalmente com o Hurd. O Hurd é um conjunto de servidores que rodam no topo de um micro kernel (como o Mach), os quais implementam diferentes características. O Hurd é software livre produzido pelo projeto GNU.

Uma grande parte das ferramentas básicas que formam o sistema operacional são originadas do projeto GNU; daí os nomes: GNU/Linux, GNU/kFreeBSD e GNU/Hurd. Essas ferramentas também são livres."

Mas tem um fato curioso sobre isso, ninguém usa um sistema com somente Linux e somente ferramentas GNU, talvez em servidor isso se aproxime um pouco mais, mas até aí, provavelmente o app servidor seja completamente à parte.

Meu ponto é, nesse caso, se GNU está ali porque é importante e você usa o Debian com KDE por exemplo, existe muito mais software KDE no sistema do que GNU (muito!) e nem por isso é KDE/GNU/Linux Debian, ou pior Qt/KDE/GNOME/GNU/Linux Debian, no caso de existirem ferramentas mistas, etc.

Dentre as distros, o Debian é uma das mais tradicionais e “puristas” por assim dizer, sistemas mais “jovem guarda” mal mencionam o Linux muitas vezes, o que dira o resto das tecnologias usadas para compor pequenas aprtes do sistema, afinal, o sistema operacional é um conjunto muito amplo de coisas atualmente para ser reduzido somente a um Kernel ou ferramentas, com a diferença de que o Kernel é o que todas as distros Linux tem em comum, ainda que ele mesmo não seja exatamente o mesmo em todas.

4 curtidas

Um ponto interessante é que a própria GNU não aprova a maioria das distros comumente usadas

https://www.gnu.org/distros/common-distros.pt-br.html

Eu uso ferramentas GNU não tenho nenhum preconceito com as ferramentas, só não concordo com certas coisas como forçar o nome em tudo que é software ser chamado de GNU.

1 curtida

Exato! kkkk
É isso que estou falando desde o início… Apenas manter a nomenclatura oficial do Sistema, e deixar a discussão sobre se deve ter ou não o GNU no nome, de lado.
Pq se for mesmo pegar ao pé da letra, o seu argumento sobre o que tem no sistema está totalmente correto, porém o nome e a ¨homenagem¨ é algo particular e na real vai dizer respeito ao(s) criador(es).
Fora a questão de eu não concordar com a maior parte da ideologia da GNU, assim como também não abraço 100% a ideologia do Linux.
Um exemplo simples… Se o título do tópico fosse: ¨O que os ¨novatos¨ no mundo Open Source precisam saber?¨, já aliviaria toda o debate. kkk

2 curtidas

Se bem que, talvez gerasse a discussão sobre Open Source e Software Livre. :joy:

Se alguém não souber a diferença: A diferença entre Software Livre e Software Open Source - Diolinux

2 curtidas

Também penso assim para que complicar deixar o nome reduzido é melhor vide a Microsoft, chamamos de Windows 7, Windows 10, Windows ME, já imaginou ter que chamar o sistema de Microsft Windows xx Dos sei lá das quantas, no mundo Linux a maioria das distros já adotam esse tipo de nomenclatura como o Dio mesmo mencionou no caso do Debian, e também no Ubuntu e no Android.

1 curtida

“Se pá” nem o Stallman sabe desenhar a linha que diferencia de forma reta. :smile:

3 curtidas

Mas a ideia é sobre as distros de kernel Linux, pra pessoas completamente leigas e sem interesse em aprender ou simplesmente entender comandos e codigos. Pra quem se deparou com o Linux no computador e não sabe por onde começar.

2 curtidas

Então seria Open Source, ou ¨Mundo Linux¨ que seria algo mais genérico e poderia também abranger algumas outras coisas. Nesse caso acho que o Dio é o cara pra te instruir, ele tem uma comunidade né. hahaha

2 curtidas

Sim kkkk, obviamente me inspirei nele pra ideia do projeto, mas como (pelo que eu me lembre) ele começou basicamente com anotações pra ele, porem, quase tudom em portugues sobre Linux acaba demandando um pouco de conhecimento, ou coragem, e esse publico que tem “medo” de “estragar” o OS…

2 curtidas

tem um tópico aqui no fórum em que postei alguns documentários e filmes sobre linux e software Livre. Infelizmente ninguém comentou, nem curtiu. Na verdade acho que ninguém viu. Mas, se vc tiver interesse… os links estão no tópico abaixo.

Abraços

4 curtidas

A mais pura verdade kkkkk

1 curtida

Cara, muito obrigado! O primeiro eu ja assisti, mas os outros eu vou assistir.

2 curtidas

“não ficar tentando roda tudo de Windows pelo wine”. Minhas primeiras semanas no Linux Kkkkkkkkk

6 curtidas

A de muitos de nós kkkkkkk só que eu fiquei meses…

1 curtida

Opa! não conhecia esse site, ótima dica!

1 curtida

uma coisa importante que estou vendo é a necessidade de se tomar cuidado com as desinformações sobre o linux, se ouve de tudo e isso impermeia a cabeça de quem se interessa pelo Linux.
Acho que o primeiro de tudo é “por que eu não posso não gostar de Windows mas os outros podem não gostar de Linux?”

Vou deixar aqui minha opinião e contribuição.

  1. Seja persistente. Pesquise, estude e pratique.
  2. Maior comunidade que existente (se alguém souber de alguma maior me avise)
  3. Use Distros facilitadoras. Ex: Debian, Ubuntu LTS (e seus sabores) Fedora…e assim segue.
  4. Use Interfaces (DE) populares. Ex: Gnome, Plasma, Xfec…entre outros.
  5. Ouse sempre. Use o sistema de forma que seja mais produtivo e amigáveis.

Acho que é isso, se lembrar de mais algumas tópico vou adicionar por aqui.
Divirta-se !!!

1 curtida