Oque os "novatos" no GNU/Linux precisam saber?

Caramba mano, amei isso, o jeito que você usou, a analogia do carro eu conhecia, e oque voce pediu pra mim pesquisar eu conheço tambem, @rasolar me permite usar esse texto caso necessario? (Darei a referencia, so me manda seu nome certinho depois)

1 curtida

Mas são coisas separadas, que juntas formam as nossas queridas distros, o que Linuz fez foi agregar um “Aplicativo grenciador de aplictivos” no GNU, porem, exitem distros sem o Kernel Linux que usam GNU. E sendp que as duas comunidades seguem pensamentos diferentes (Open-Source vs Free Software) muitas distros dentro do Linux utilizam o pensamento da comunidade GNU.

Se sua intenção é os novatos. Como disse antes, essa história de licença não faz diferença alguma… Pro leigo, Linux é Linux.

2 curtidas

Para um usuário iniciante pouco importa o nome, eu pessoalmente não chamo de GNU Linux por que há várias ferramentas GNU que basicamente podem ser substituido por outras, o Bash pelo Zsh, o GCC pelo LLVM+Clang, o Glibc pelo Musl.

2 curtidas

Essa distro é um exemplo de Linux não GNU

A única ferramenta GNU que ele usa é o GRUB

2 curtidas

Sabe, não exatamente. Essa é a história que o Stallman geralmente conta, e obviamente é de se esperar que ele puxe a sardinha para o seu lado, ainda que a importância histórica dele seja incontestável.

Deixe-me colocar de uma forma simples.

O que todas as distros tem em comum é o Linux, alguns tem GNU, outras não, alguns tem GNOME, outras não, mas todas tem Linux, inclusive o Android, o Chrome OS, o Alpine, etc.

Na minha opinião chamar algo de GNU/Linux, apesar de enaltecer o projeto GNU, que tem sua importância, acaba sendo injusto com os demais porque o torna “superior” a outros projetos que fazem o seu sistema funcionar.

O correto é chamar pelo nome do sistema. Vejo que você usa o Lubuntu e o Debian. O Debian mesmo antigamente se chamava Debian GNU/Linux, mas se você for ver hoje, é somente “Debian”, porque o Debian é um conjunto de aplicações que nem sequer precisa incluir o próprio Linux.

Se o GNU está no nome por conta de algumas ferramentas, que hoje são básicas, por que algo como X.org ou GNOME, ou Systemd, ou KDE, ou Qt, ou algo do tipo não está? São componentes tão importantes quantos os do GNU, e dependendo do caso, até mais e não estão reclamando por tal. Hoje, mais de 80% do Kernel é mantido por empresas, e não temos um “Red Hat/Intel/Google/Microsoft/Linaro/GNU/Linux Debian”, e acho que é fácil entender o porquê.

Chamar de “Linux” é menos complicado, passa a ideia de hegemonia, onde Linux é todo e qualquer sistema que use o Kernel Linux (tendo algum software GNU ou não), assim fica fácil de entender e é objetivo.

Caso contrário, qual seria a medida para chamar algo de GNU/Linux ou não? Basta ter um pacote GNU? Tem que ter 3? Tem que ter 100? Se tiver um a menos tira o nome? E se tiver mais pacotes referente aos freedesktop.org, aí teria que colocar Debian freedesktop.org/Linux? Acho que dá para perceber o quão non-sense é forçar tal nome.

Eu poderia lhe dar mais exemplos, mas acho que já fiz o meu ponto, adicionar “GNU” ao nome pode ser uma homenagem legal ao projeto, mas ele não merece mais reconhecimento do que qualquer outro conjunto de aplicações ou projeto que atualmente forma o seu sistema, que tem um nome completo.

Se o Debian abandonasse o suporte ao GCC por exemplo, para usar outro compilador, ele continuaria sendo o Debian, e isso vale para qualquer ferramenta.

Abraços! :slight_smile:

12 curtidas

uma coisa muito importante e saber e o terminal e os comandos o que eles faz, antes de digitar qualquer comando no terminal, entre nesse site https://explainshell.com/ e digite nele ele te informara o que cada comado faz, mesmo o site sendo em inglês da pra traduzir com o tradutor.


11 curtidas

Esse é um ótimo site mesmo :slight_smile:

4 curtidas

Assisti os (unicos) dois documentarios existentes no Youtube pra poder entender melhor o sistema que uso, e tudo me deu a entender que o GNU era a base do Linux, como se (usando aquela velha analogia) o materia usado pra montar as pessas do motor fosse o GNU, bem, estou meio confuso nesse momento mas vou atras de mais informação, e bem, simplesmente achei estar certo na minha nomiação, e muito obrigado por me esclarecer isso!

2 curtidas

Caramba, essa ferramenta vai ser de grande ajuda, muito obrigado!

AppImage e os FlatpakRef não são basicamente isso?

É só instalar as fontes, concordo que não é tão intuito mas não é taaaaaaao difícil o Ubuntu e Mint trazem a opção a um clique

3 curtidas

Te mandei uma mensagem no privado.

1 curtida

O AppImage eu não conheço, mas sim, o Flatpak e Snappy ja ajudam bastante nessa questão de baixar os pacotes.

Esse debate da nomenclatura é igual debate de religião… Então deixando ele de lado e apenas apontando que o Debian ainda é Debian Gnu/Linux.

1 curtida

@Natanael.755 'cê tem que lembrar que pra poder utilizar tanto o Snap quanto o Flatpak é necessario a adição dos repositorios, mesmo que o Discover do KDE tenha a opção integrada, muita gente tem medo de mexer nas configurações, ou simplesmente não sabe da existencia, ja que meu projeto é dedicado pra pessoas completamente leigas o mundo Linux.
E infelizmenete não conheço nem um gestor *.tar.xx, ja que é muito facil confundir com um arquivo compactado, nem sempre o GDebi vem instalado nas distros, muito menos um gestor de repositorios User Friend (Bem, não conheço nenhum).
Já as fontes do sistema, se todos que tem capacidade de instalar um OS (Que nem sempre é algo tão simples assim) cnão conseguir instalar algumas fontes, ai né kkk
Mas pra quem levou num “tecnico” (O sobrinho mesmo) e o dito cujo não tem a paciencia de por ao menos os programas basicos pra compatibilidade (tais como o WPS que pra um usuario do Office é muito mais amigavel e com bom suporte aos formatos do super estimado Office) não vai ter muita noção do que fazer pra sanar isso.

Eu simplesmente pus por questão de achar mais imponente e bonito, alem de que, acreditava ser o mais correto. Simplesmente acho que podiamos chamar de Uindolos Difente, é nossa paixão.

Kkkk normal cair no meio desse tiroteio, pra evitar os “Isso non ecziste”, seria melhor manter os nomes oficiais… Open Source, Debian Gnu/Linux, Linux Mint, Fedora, etc…
Pq realmente essa discussão sobre gnu, não gnu, é infinita.

2 curtidas

Quando comprei o DVD do Debian na banca de jornal a vários anos atras e coloquei GNU na google fiquei na cabeça que a GNU era a principal organização por traz do desenvolvimento linux e que o Debian era o linux pai e por isso de GNU Linux (GNU Crio o linux).
Agora eu volto pro linux e alem da surpresa do amadurecimento da plataforma e a mudança de postura em relação a aplicações pagos ou de terceiros vejo essa treta com a GNU e a galera do OpenSource.
Preciso pesquisar ainda e entender melhor algumas coisas. como a fundação Linux, quem é e o que é
Linus Torvalds, seus envolvidos no projeto e etc.

1 curtida

Sem dúvida, realmente é uma questão que muito se discute e não traz nada de produtivo. Como comentei antes, o Debian (assim como outros) deixou de se proclamar como “GNU/Linux”, se você for ver o site deles atualmente está algo (bem legal) como “Debian - O sistema Universal”, porque o Debian tem esse viés de funcionar até mesmo sem o Linux, usando Kernel BSD no lugar por exemplo, podendo usar algum software GNU ou não, etc.

3 curtidas

GNU e Linux são projetos completamente separados à princípio. A ideia do projeto GNU era criar um sistema operacional completo (lá nos anos 80) que fosse completamente software livre, mas eles nunca conseguiram publicar um Kernel realmente funcional (pesquise sobre o GNU Mach e o GNU Hurd), sendo GNU mesmo uma acrônico para “GNU is Not Unix”.

Já o Linux teve seu desenvolvimento completamente paralelo, sendo derivado do Minix, com raízes no Unix e que foi publicado usando as licenças de software livre criadas pelo GNU. Sendo o Linux software livre e um Kernel mais funcional que as iniciativas do GNU (Mach/Hurd), pode-se combinar as ferramentas do GNU com o Linux e criar um sistema operacional 'GNU", que o Stallman mesmo chamada de “GNU/Linux” e não apenas “GNU” por acreditar que seria algo transitório até o Kernel do GNU estar pronto, o que no fim das contas nunca aconteceu.

A grande questão é que o Linux passou a ser utilizado para muitas outras coisas fora do projeto GNU, mas como lá no início, as ferramentas GNU que compunham o sistema era funcionais e relevantes, muitas vezes a única opção por conta da licença usada, as distros Linux começaram a se estabelecer usando ferramentas GNU também, como compiladores, gerenciadores de boot, interpretador de comandos, coisas do tipo (algo que hoje possui diversas alternativas, inclusive nativas do Linux mesmo), e esse tipo de coisa, as pessoas chamando de “Linux” apenas acabou incomodando o pessoal do GNU pela “falta de reconhecimento”, o que não faz muito sentido, afinal, as ferramentas deles, não só são substituíveis, como não estão presentes em muitos casos de sucesso do Linux (Kernel), expliquei mais disse no outro comentário.

Oque os "novatos" no GNU/Linux precisam saber? - #20 by Dio

Esclarecendo. A entendide oficial por trás da manutenção do desenvolvimento do Linux é a “The Linux Foundation”, sendo que a Free Software Foundation, associada ao GNU, ainda existe e continua sendo algo diferente, inclusive, desaprovando a maior parte das distros Linux por dizer que elas não são realmente “livres” por usarem partes proprietárias de softwares para fazer os computadores funcionaram, como certos drivers e firmwares, que eles chamam de “blobs”.

O Open Source foi um movimento iniciado mais tarde em relação ao GNU e ao próprio Linux, justamente para usar a tecnologia de código aberto de uma forma dissociativa em relação a tantas filosofias e política, que o GNU empregava, sendo fortemente marcado pela publicação " a catedral e o bazar" do Eric Raymond, que fala justamente da relação entre open source e software livre.

Atualmente as ferramentas GNU efetivamente representam uma quantidade muito pequena de ferramental nos sistemas operacionais que usam o Kernel Linux como base, sendo que alguns Linux por aí não possuem ferramentas GNU de forma alguma.

Provavelmente as ferramentas mais populares provindas do GNU que existem e são usadas e maior escala pelas distros são o GCC (compilador), o GRUB (bootloader) e o BASH (Interpretador de comandos).

Atualmente o Linux é mantido primariamente por um conjunto grande de empresas que faz parte de Linux Foundation, como a Microsoft, IBM (Red Hat), Google, Intel, etc.

6 curtidas