Oque é mais perigoso? debian hibrido ou compilação?

Usei debian testing por um tempo, porém, parei de usar pq esta ultima versão não esta recebendo atualizações de segurança. O programa que eu usava para controlar o brilho da minha tela (light) não esta disponivel no repositorio stable, então o que seria mais perigoso?

  1. Tornar o debian hibrido de stable+testing usando pinagem apenas para colocar este pacote na distro usando o apt, foi o que eu fiz e não deu problema… (ate agr :rofl:)
  2. Copiar o binario do light do testing na meu debian stable (o que seria bem prático)
  3. Compilar o programa da fonte :sweat_smile:

Obs: Tenho esta dúvida justamente pq na pagina official do debian eles declaram que quebrar o debian é possivel de todas as formas q falei, seja compilando pacotes externos ou usando debian hibrido e já q é tudo perigoso queria saber do mal o menor. :sweat_smile:

Compilar é bem trabalhoso dependendo do pacote. Se vc tiver que compilar as dependências fica bem difícil mesmo! Mas isso não vai quebrar o seu sistema desde que você mantenha a compilação local. Mas se você usar sudo make install então vc se deu muito mal pois esse comando pode sobrescrever arquivos e por vezes não há o make uninstall. E mesmo que tenha, se arquivos foram sobrescritos você quebrou o sistema.

Mas já usei programas compilados no /home e é bem tranquilo embora não apareçam no menu (ou então vc precisa criar manualmente a entrada)

1 curtida

Gostei da desrição, so tem um problema, o light é setuid… fora de um diretorio root ele não consegue alterar o brilho da tela… :sweat_smile: Copiar apenas o binario seria um problema?

Só fica perigoso mesmo se colocar um --prefix=/usr, normalmente os pacotes sem prefix vão para usr/local, menos perigoso.

1 curtida

Você pode verificar quais as dependências do programa, se eles estiverem disponíveis no testing você pode instalar o pacote do stable sem probelmas, caso queira compilar o apt build-dep pode te ajudar a baixar as dependências de compilação, segue link da documentação.

https://www.debian.org/doc/manuals/apt-howto/ch-sourcehandling.pt-br.html

Eu estou usando o Brightness no Mint, fiz a instalação adicionando o repositório mas tem a opção de instalação manual também.

1 curtida

Eu preciso controlar o brilho por linha de comando, mas, sua sugestão acabou me levando a um programa chamado brightnessctl que funciona muito bem e tem nos repositorios do debian. Obrigado a você e todos que responderam :pray:

Link: GitHub - Hummer12007/brightnessctl: A program to read and control device brightness

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.