[Opinião] Sorria 🙂 Você está sendo espionado! 🕵

Nos dias de hoje, tudo pede para você preencher um cadastro, seja online ou offline. Seu e-mail, número de celular, CPF e outros dados estão em vários bancos de dado que volta e meia tem seu dados vazados. Até pessoas desonestas vendendo os seus dados. Se nem fora da internet temos privacidade imagina dentro dela. Minha preocupação é ser infectado por algum vírus. Fora isso navego de boa.

1 curtida

Queria não me importar tanto assim, mas depois que algo entra na nossa mente é difícil tirar :joy: :v:

No momento em que você se conecta, algum tipo de informação sempre vai ser coletada, mas nós podemos controlar o quanto e com que frequência isso ocorre. Desde que eu comecei a usar o DuckDuckGO, por exemplo, eu nunca mais recebi um anúncio personalizado, uma vez que esse mecanismo de busca não coleta informações do que você pesquisa. Eu troquei o Chrome pelo Firefox, uma vez que o Firefox é um projeto de código aberto regido pela Mozilla, organização que encabeça o movimento pela privacidade online, criando tecnologias capazes de proteger o usuário dos “olhos famintos” de governos e outras agências que filtram, bloqueiam e censuram o acesso a certos conteúdos, o que fez com que a Mozilla fosse considerada a “vilã da internet” pelo governo britânico. Eu troquei o Gmail pelo Tutanota, este que é um serviço de email de código aberto que está disponível no Github. Eu não uso mais o Facebook e nem o Instagram, então eu deletei minhas contas. Isso tudo que eu fiz, dentre outras coisas, permitiu que eu tivesse uma maior privacidade na internet sem abrir mão de coisas essenciais, mas é claro que existem pessoas que simplesmente não conseguem deixar de usar certas coisas, como o gmail, pelos mais diversos motivos, mas mesmo assim, no caso do gmail, é possível utilizar um cliente gerenciador de email como o Geary, porque assim a Google não consegue ter 100% de noção do que você está fazendo na sua conta do gmail. Portanto, existem opções, mas não existe solução para esse problema, porque a coleta de informações é algo nativo da internet.

2 curtidas

Passei a substituir vários serviços por outros menos invasivos:

  • Google por DuckDuckGo

  • Firefox (bem configurado + extensões) no lugar do Chrome

  • ProtonMail ao invés do Gmail

  • Substituí o YouTube por NewPipe e FreeTube

Deletei contas no facebook, instagram, spotify, entre outros

Comecei a transição no ano passado e me sinto muito mais tranquilo que antes, mas ainda me incomodo e não tem nada que eu possa fazer, a não ser me desconectar totalmente. E isso eu não vou fazer, então… Paciência :man_shrugging: :joy: :v:

5 curtidas

Acho que pode ser mais… sensível do que isso. Entendo o que dizes e concordo em boa parte. Mas acho que… tem coisas além disso, sabe? Coisas relacionadas a liberdade de expressão e segurança. Não é seguro falar de várias coisas no Brasil.

1 curtida

Infelizmente, por causa do fim do Invidious, o FreeTube caiu. O Minitube ainda funciona, mas pede a API do Gugle (antes não pedia, já que usava o Invidious tbm)

2 curtidas

De fato. Porém, mesmo assim único App do Facebook instalado no meu celular é o Whatsapp. :sweat_smile: Recomendo. A bateria agradece. O App do Google no celular também está desativado. Perco funções como reconhecimento de voz, que aliás é um saco. :rofl: Bateria agradece mais ainda. A produtividade então… aumentou muito. :sweat_smile:

Facebook, Conta Google… estão configuradas nas políticas de privacidade. Isso já melhora bastante. Poucos usuários se quer adentram nessas configurações e desligam tudo. Serve para o Bing também.

Chrome é um ótimo navegador, mas… te monitora lindamente. Ao menos o Edge removeu todos esses processos e ainda acusou a Google. No Linux sou refém do Chrome. Volta e meia tenho problemas com Firefox.

Exemplo:

3 curtidas

Estou até pleiteando fazer está mudança Gmail -> Protonmail.
Só não sei como entrevistadores viriam isto kkk, não estão acostumados a ver e-mails fora da caixa outlook e gmail.

Inevitavelmente há algumas coisas que o cara que trabalha ou estagia fica refém.

Uma “solução” que encontrei foi parar de ficar postando muitas coisas em redes sociais, quiçá tê-las.

4 curtidas

Já não tenho mais contas do Google e só não uso uma ROM opensource do Android porque não tem uma compatível com meu celular :confused:

Do facebook também só tenho o whatsapp, que infelizmente é o mais difícil de se largar :v:

2 curtidas

Também tem o Tutanota, um serviço de email alemão :v:

2 curtidas

Já li sobre. Eu utilizo o Proton, mas só para coisas pessoais, até então.

Gradativamente mudarei, mas ainda manterei o gmail para envio de algumas mensagens… existe um pouco de conservadorismo em alguns casos kkk.

3 curtidas

Infelizmente :confused:
Ao menos ainda tem o NewPipe no Android

3 curtidas

Pior que é verdade. Se sair da bolha gmail/outlook/yahoo já acham estranho

2 curtidas

Ué, faz um e-mail laranja só pra esses contatos profissionais, pra coisas “superficiais”

2 curtidas

É o que eu faço atualmente, especialmente para o estágio, que tem um chat no gmail.

2 curtidas

Quero começar a usar o Proton. Mas ainda to usando Windows 10. Como sou leigo, não sou da TI, fico pensando se teria alguma eficiencia.
[editado: Fico pensando se teria alguma eficiencia usar o Proton estando ainda num Windows 10.]

1 curtida

Não tem muita correlação, da para você usar o Proton tranquilamente.
Não precisa ser da T.I para usar não.

2 curtidas

Valeu. Ahm, meu receio é se seria eficiente usar o proton no windows 10. Pelo Firefox é de boa acessar? Ouvi algo sobre ter que usar o Thor pro Proton. Algo do tipo. Sabes me dizer algo sobre isso?

1 curtida

Eu uso pelo Firefox, sem problema nenhum.
A proposta do Protonmail não é invalidada ao acessá-lo pelo Firefox, pelo menos eu acho… quem conhece mais pode me corrigir, se eu estiver errado.

Como você é usuário comum, se preocupe com o que possa facilitar sua vida.

2 curtidas

@Hyan, muito obrigado pela ajuda!

2 curtidas