[Opinião] Sorria 🙂 Você está sendo espionado! 🕵

Concordo. Meio é mensagem e mensagem é meio.
A interner prometia intercambios e potencialização das trocas de informções, que poderiam nos levar a um outro patamar nos resultados a partir das comunicações em rede.
Ocorre que pela hegemonia dos monopólios que visaram primazia do lucro, se estabelecendo como principais mídias sociais, talvez até distorcendo o conceito de rede social (me corrijam se eu estiver errado), o que vimos acontecer vertiginosamente foi a consolidação das bolhas e a intensificação de polarizações. Isso tem uma série de implicações que não vou entrar nesse momento.
O que eu gostaria de destacar é que justamente esses principais modelos de mídias sociais encabeçados por google, facebok[insta e wpp] e twitter, por ter como primazia o lucro, sustentaram essa forma de atuação que tem há mais de década “atrofiado” a capacidade de trocas que a internet, digamos a grosso modo, mais “orgânica”, pode(ria) proporcionar.
A era da “informação” esconde muito mais do que revela, em contradição ao seu próprio nome. O modelo de uso desses monopólios sabidamente moldou o comportamento das pessoas na radicalização acrítica ou ingengua, causando danos profundos a coletividade na formação de uma massa de consciência crítica que não aconteceu e na manipulação de questões civilizacionis muito importantes ao redor do mundo. Fica como sugestão o livro Guerras Hibridas, de Andrew Kurybko, [que você baixa gratuitamente no site da editora expressão popular].
Um adendo, é que nem toda radicalização é ruim, quando a radicalização vem de um processo pela consciência cruítica pode ser propulsor de processos muito benéficos. Sendo radicla, procurando entender as “raízes” de atuação desses monopólios, por exemplo, podemos ter num certo horizonte a perspectiva de superá-los. O que não é fácil, implica em muito tempo e trabalho de coletividade, coisas que a comunidade do sofware livre entende. Opinião pessoal minha, e de antemão aviso que respeito qualquer pessoa que divirja desse pensamento, é que a própria privatização dos serviços de telecomunicção no Brasil influenciam nisso. Basta pensar as estreitas relações que a nossa (falta de) segurança nos dados tem com empresas e países do centro capitalista global e o quão a sério essas empresas e países levam essas questões.
@Lee, acho que você poderia sim fazer um blog, não dispensaria suas fundamentais contribuições no fórum. Mas seria sensacional. Eu, na medida do que me fosse possível, até mesmo gostaria de contribuir de alguma maneira. Estou entrando no mundo do social mídia e essas coisas. To totalmente no “modo orgânico” ainda, digamos. Mas seria um prazer ajudar de alguma forma, mesmo que inicialmente amadora.

1 curtida

Eu também recomendo um livro, o Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais, do Jaron Lanier. Muito interessante :v:

Isso não é para mim, ao menos não por agora :thinking:



Caso tenha interesse em sites que focam em privacidade, eu recomendo o blog Manual Do Usuário, apesar de ter um foco na privacidade, também falam de tecnologia de modo geral. Não tem anúncios e nem interesse em seus dados :slight_smile: :v:

2 curtidas

Uau! Que dica sensacional! Obrigado!

::::

– adendo: Editei um pouquinho a respota. Não havia feito uma correção antes.

1 curtida
1 curtida
2 curtidas

Só uso Protonmail de boas

2 curtidas

SearX - fazendo seu próprio mecanismo de busca no Windows 10.

1 curtida

achei um canal do youtube que foca na privacidade na internet. Ele é em inglês.

2 curtidas

Tinha que ter um bot para esse tópico :rofl:

https://plus.diolinux.com.br/t/evitando-a-botnet-impossivel/20604

Desnecessário

o searX parece ser bem interessante :thinking:

2 curtidas

Eu estou usando-o e estou gostando.

1 curtida

Você instala e utiliza ele rodando diretamente em seu PC? Isso consome muito recurso? :thinking:

Eu tentei instalar-lo no Ubuntu, pelo tutorial

Mas não deu certo.

Então tive que escolher uma das Instâncias listada no site:

Mais tarde vou tentar instala-lo no Windows pra ver se consigo usa-lo.

2 curtidas

Vou pesquisar mais sobre esse searX, gostei da ideia :v:

1 curtida

Comprei esse livro agora por R$12 na Amazon.

1 curtida

Muito bom, não vai se arrepender :v:

1 curtida

Sinceramente eu acho que pelo menos a tendencia é isso só piorar principalmente com a morte dos desktops nos próximos anos.
Mas até lá eu provavelmente já estarei adaptado a esse mundo onde tudo o que fazemos online está sendo armazenado em algum servidor internacional por esse mundão de meu deus.

1 curtida