[Opinião] Sorria 🙂 Você está sendo espionado! 🕵

Nós vivemos em um mundo totalmente conectado, em uma época em que é possível fazer (quase) tudo por meio da internet. Podemos ouvir músicas, assistir filmes, séries, pedir um lanche, fazer compras, ver notícias, conversar com nossos amigos e familiares, fazer uma reunião de trabalho, consultar o saldo bancário, etc.

Hoje podemos fazer coisas que antes pereciam impossíveis, isso é algo realmente impressionante. Porém nem tudo são flores… Se por um lado a internet facilitou nossas vidas, por outro lado ela nos deixou dependentes, com algorítimos que nos prendem e nos viciam cada vez mais. Mas você já se perguntou por quê? :thinking:

As redes sociais e vários outros serviços disponíveis na internet seguem, na maioria, modelos de negócios muito parecidos: Oferecem o serviço de graça, porém com anúncios
Assim ganham dinheiro :moneybag: para se manterem de pé.

Mas como isso funciona? Como se ganha dinheiro com um serviço gratuito?
Resumidamente: Coletam os dados que você dá ou gera ao navegar e os transformam em mercadoria.
Informações como sua idade, sexo, lugar onde você vive, onde esteve, seu ip, seus gostos pessoais, etc, são coletados.

Com esses dados, pode-se direcionar os anúncios de acordo com o gosto de cada usuário, assim aumentando as chances de clicar numa propaganda que está oferecendo um produto/serviço de seu interesse.
“Com a faca e o queijo nas mãos”, fica muito mais fácil de se conseguir parcerias comerciais com empresas interessadas em fazer anúncios personalizados para os usuários.

Nós somos observados o tempo todo (sim, inclusive nesse exato momento :male_detective:). Enquanto estamos conectados na internet, estamos gerando dados e alimentando esse grande mercado. É praticamente impossível de fugir disso…

Não só as empresas espionam, mas os governos também. Veja o exemplo da China que vigia sua população ou os EUA com o famoso caso Snowden. Entre outros…

Será que isso tudo vale a pena?
Será que vale a pena perder a privacidade em troca de serviços gratuitos?
E se a internet tivesse tomado outro rumo?
Você se sente confortável ao saber que está sendo vigiado?
Não te incomoda nem um pouco o fato de saberem praticamente tudo o que faz online (e até mesmo offline)?

Podemos ser comparados com vacas leiteiras :cow2: (eu sei, é muito estranho :joy:): Os fazendeiros dão às vacas o pasto e em troca retiram o leite para vender. Já as grandes empresas nos dão os serviços gratuitamente e em troca coletam nossos dados e vendem para outras empresas.

Os algorítimos trabalham para nos deixarem cada vez mais engajados, mais dependentes, presos em nossas bolhas virtuais, para assim gerarmos mais e mais dados.

É desconfortante pensar nisso, saber que vai ter um algorítimo ou alguém observando tudo o que a gente faz :confused:
Claro, existem nuances, questão de segurança e outras coisas que isso envolve, mas uma coisa é certa: Não existe privacidade online.

OBS: Essa é uma opinião pessoal minha :slight_smile: :v:

14 curtidas

DuckDuckGo


20 chars

3 curtidas

Tenho um tópico sobre alternativas a alguns serviços da Google :slight_smile:

3 curtidas

Só vai mudar o fornecedor…
Ou se está na Internet com tudo devassado, ou se está offline. Não há alternativa, por mais que você acredite que há.

3 curtidas

Existem alternativas que buscam a privacidade do usuário. Sempre terá algum dado coletado, é impossível fugir disso :man_shrugging: :confused:
Se alguém quiser privacidade, terá que viver numa ilha deserta desconectado do resto do mundo :joy: :joy: :joy:

4 curtidas

como diz a introdução do watch dogs 2:“Voce pode se achar imune e ignorar os riscos,mas sua sombra digital ja foi comprometida”

4 curtidas

Empresas coletam seus dados. Você sabe que empresas coletam seus dados. Empresas anunciam na internet. O algoritmo escolhe VOCÊ para ver o anúncio.

Nesse ponto que VOCÊ deixa de ser um mero humano com comportamento automático, com comportamento previsível, e passa a ser um humano consciente. Você se faz várias pergunta antes de clicar no anúncio ou item recomendado: Eu necessito disso? Será que isso é verdade? E se fosse eu naquela situação? Saber mais disso vai transformar minha vida de forma positiva?

Então você vai parar de ser ordenhado. Você vai tomar a dianteira da sua vida e parar de responder automaticamente aos estímulos. O algoritmo agora é seu aliado, pois estará recomendando conteúdos de qualidade, conteúdos semelhantes a outros que você decidiu serem positivos para sua vida.

Mais que isso, você vai importar menos de ser espionado. Estará usando um conceito de ética: “O motivo pelo qual você precisa fazer escondido, é o mesmo motivo pelo qual você não deve fazê-lo”. Ao falar do chefe para um colega no whatsapp, você já imagina que o chefe poderá ler aquilo, mudará as palavras e, no dia que tiver que fazê-lo pessoalmente, estará tranquilo em dizer o que já foi ensaiado.

A vida e o mundo é pra frente. Os tempos de anonimato não voltarão mais, não enquanto a era da informação reinar. Não há sinais de uma hecatombe mundial, não no prazo de uma vida humana, então continue se preparando para seus passos serem seguidos, cada vez mais de perto.

7 curtidas

Se a pessoa não tem algo a esconder, não tem muito problema em ter seus dados coletados. Além disso, anonimato é impossível, rastros irão ficar no caminho, de alguma forma.

O que incomoda é o fato de que tudo o que a gente faz, é coletado, onde a gente está, o que pesquisamos, o que gostamos, etc. É como se estivéssemos em uma prisão, vigiados a todo momento, como se fossemos suspeitos de algo sem nunca termos feito nada para isso. E não tem como fugir disso, não há liberdade para isso…

Os algorítimos vão se aprimorando para nos recomendar o que nos interessa, para nos manter engajados. Mas o problema é que isso vai nos deixando dentro de uma bolha, a gente vê o que nos agrada, como se o que não agradasse nem sequer existisse
Se a pessoa não perceber isso, ficará presa em uma “realidade paralela”.

E na verdade isso já acontece… :thinking: :v:

1 curtida

Minha opinião: essa tática das empresas de vender informações para anunciantes começou a bombar depois da crise de 2007/2008, quando os governos abaixaram os juros, quando o jurus subirem novamente e com o fato do uso de adblocks subirem cada vez mais esse modelo vai se reduzir (MINHA OPINIÃO)

1 curtida

O uso de adblock pode afetar, mas não acho que vai diminuir a coleta de dados
Porque muita gente usa as redes sociais pelo celular e os adblocks funcionam na maioria nos navegadores
Sei que existe adblock para bloquear propagandas em apps, mas ainda é desconhecido

A tendência é cada vez mais as pessoas usarem smartphone ao invés de PCs/notebooks (a não ser que seja para algum trabalho específico)

Se os bloqueadores de anúncio em apps se popularizarem, aí sim poderá ter uma mudança mais efetiva

Outra questão é: Como ficaria as redes sociais e os serviços que ganham dinheiro com a coleta dados? As pessoas começariam a pagar por esses serviços?
:thinking: :slight_smile:

2 curtidas

Cada vez mais o que se vê são bloqueadores “maleáveis”, ou seja, deixando passar propaganda “não invasiva”, como se existisse propaganda não invasiva.
E os bloqueadores precisam sobreviver também. E vão partir para cobrar de você ou vão começar a liberar publicidade de quem pague a eles.

Cada vez mais o governo exige seu celular em cadastros oficiais. Por que exigiram o recadastramento de todo mundo que tinha pré-pago? prá poder monitorar, claro. A desculpa é sempre “para sua segurança”. Ora, a melhor segurança é sempre não fornecer dados, certo? O que foi o “cadastro positivo”, senão a permissão para que agentes privados tivessem acesso a seus dados?

Não tem saída. Ou você se habitua a “não ver” publicidade e não se importar com seus dados de navegação, ou cai fora do mundo online.

1 curtida

Existem várias alternativas aos serviços e aplicações famosas que priorizam a privacidade. Não dá pra fugir de todos os rastreadores, mas dá pra amenizar bastante :slight_smile:

1 curtida

Ano passado fiz esse post aqui no fórum.

1 curtida

Tem um site que é bem interessante, chama-se Restore Privacy
São post e reviews de serviços que prometem respeito à privacidade do usuário :slight_smile: :v:

Exatamente. Cada vez mais as pessoas serão responsável pela “realidade paralela” na qual vivem. Quem gosta de arma, tiro, bandidagem, inevitavelmente será bombardeado com esse conteúdo. Quem procura aulas de programação, vai receber overdose desse conteúdo. A peça chave para pular de realidade é refletir as escolhas. Uma consequência disso é ter que aceitar opiniões completamente divergentes, pois outras pessoas estarão em outra realidade. E vai ser difícil até conversar com pessoas de outras realidades, pois o pensamento estará consolidado com fatos que justifiquem aquele comportamento, afinal o mundo tem mais de 7 bilhões de pessoas e sempre haverá um exemplo de algo que a pessoa quer acreditar.

2 curtidas

Aí que tá o problema. Cada um acredita no que quer e os algorítimos ajudam a consolidar esse pensamento, por mais que não seja real, para a pessoa será

Se isso for explorado com más intenções (e está sendo), pode ter um impacto enorme na sociedade

Se cada pessoa tivesse consciência do que as redes sociais são capazes, pensariam duas vezes antes de fazer qualquer coisa :slight_smile: :v:

1 curtida

cara você escreve de maneira muito fluida e divertida, na moral começa um blog JÁ

1 curtida

Já fiz um “blog teste” no ano passado, apenas por curiosidade, para saber como era e tals. Mas eu não tenho conhecimento para isso :joy:

2 curtidas

cara todo mundo tem algo para compartilhar e você escreve massa d+, eu recomendo cara. Pense a respeito.

2 curtidas

Prefiro fazer postagens aqui no fórum. Porque assim eu ajudo a comunidade com mais conteúdo :slight_smile: :v:

2 curtidas