Opinião/Dica sobre headset USB no Linux

Estou interessado nesse headset da Edifier, o G4TE:

https://www.lojaedifier.com.br/headset-gamer-7-1-virtual-edifier-g4te-hecate-preto.html

Quero saber se por ser USB funcionará bem com Linux, ou se terei problemas de compatibilidade. Recentemente peguei um bluetooth, mas eu vou devolver. Pior coisa que já comprei. E é duro, por que o fone é até bonitinho, mas é zoado. Delay, som esquisito, som péssimo quando liga o microfone.

Olá @anon99219498 tudo beleza?

Já pesquisou no Google por termos como “edifier gate Linux issues”, “edifier gate Linux problems” é algumas variações? Esse é o melhor jeito de encontrar referências mais específicas.

Eu usei um Logitech G432 por meses via USB sem problemas e neste momento meu filho usa um Edifier k815 sem problema algum.

No geral, não há problemas com fones USB, mas cada modelos tem suas peculiaridades.

:vulcan_salute:

1 curtida

Pelo que li no link que vc mandou o fone deve funcionar normalmente nas funções básicas, porém há um software para equalizacao que segundo o site não é compatível com Windows XP nem MacOS. Opinião: Acredito que o fone irá funcionar de boas em distros como Ubuntu, Mint, PoP (não generalizo Linux) nas suas funções principais (Som e Microfone), porém pelo que parece não vai dar pra vc instalar esse software “equalizador”.

1 curtida

@eddiecsilva Pior que não, mas vou tentar. Obrigado pelo feedback!

@anon34547030 Sim, pelo jeito é só esse software mesmo. O menor dos problemas. :slight_smile:

1 curtida

Faço isso para qualquer coisa que eu pretendo comprar, alguns temos que eu uso:

• “produto” não funciona
  • “produto” não instala
  • problemas no “produto”
  • “produto” não roda no linux

Etc… etc.

1 curtida

A dica dada pelo @eddiecsilva é muito boa. Geralmente se vc pesquisar em inglês será mais fácil encontrar alguém falando sobre possíveis problemas e soluções.

Bom, se não aparece nada, é por que ou não tem problema ou por que nada foi registrado! XD

Vou ficar com esse fone, ver se agora vai.

1 curtida

Pois é. E como é um headset usb provavelmente vai funcionar sem problemas no Ubuntu ou demais distros com bom suporte a hardware.

1 curtida

Eu uso o headset Call Pro HS-102 da OEX no Windows e no Linux, e funciona bem em ambos. Acho ele razoavelmente confortável e o preço foi bem em conta. Uso para dar aulas com 2 horas de duração.

1 curtida

Então, o Edifier deverá funcionar muito bem aqui. Estou trocando esse Bluetooth por esse com cabo. Bluetooth nunca mais. O fone Bluetooth é até confortável, mas ele falha na principal funcão dele que é transmitir e gravar som. Aí não dá né.

Qual é o modelo do fone Bluetooth que você está usando? Pretendo comprar um para o meu filho (9 anos) , ele destruiu 3 fones USB em menos de um ano.

E o quarto fone já está começando a dar sinais de que pretende morrer também, quero testar se um fone sem fio aguenta mais o tranco.

Olha, sinceramente, se tudo o que ele for fazer for escutar música e ver vídeos, tá tranquilo, vai de Bluetooth. É só tratar com carinho não deixando cair nem sendo duro com o cabo de carregar que tá sossegado.

O modelo que eu comprei é o Edifier 820BT. É um modelo médio, 1 nível superior aos mais de entrada. Aí você tem que ver o que fica melhor já que os fones com ele tem histórico de durar pouco. :sweat_smile:

Update: resolvi ficar com o Hecate G4TE, e aparentemente chegará na quinta-feira. Quando chegar dou um feedback aqui.

2 curtidas

É esse 820BT que você vai devolver? estava de olho nele, sei que o 830BT funiona bem no Linux mais subiu uns 200,00 nessa pandemia :sob:

1 curtida

Estou pra devolver sim amigo, já até recebi as orientações pra fazer isso por parte da Edifier.

Não é que o fone seja ruim, though. Ele funciona no Linux, principalmente se sua placa mãe já tiver bluetooth nela e o driver já estiver instalado. No meu caso, tive de comprar um receptor USB de bluetooth, e foi uma dor grande para conseguir instalar e fazer funcionar, e no final funcionou de maneira misteriosa que não entendo até hoje.

O fone de ouvido 820BT funciona no Linux, porém tem algumas peculiaridades:

• O som dos alto falantes perde qualidade no modo bluetooth, fica por volta de uns 80% de qualidade: acontece com todos os fones bluetooth, imagino, pelo menos nessa faixa de preço;

• O som alto falante é completamente danificado quando se usa o microfone junto com ele, microfone esse que tem um som horrível e mono. A qualidade cái para uns 30% e olhe lá que to sendo generoso ainda;

• O som do alto falante com o cabo p2 é bonito, tem bastante graves, porém nesse modo de conexão o microfone não funciona; e, pelo que ví, não adianta colocar um cabo p3 (aquele do tamanho p2 só que com 3 vias para poder dar suporte ao microfone) que continuará não funcionando.

Conclusão: devido ao preço alto dos headsets bluetooth, considerando que em um headset devem funcionar bem os alto-falantes E o microfone, e considerando que específicamente na principal característica dele que é ser sem fio o som fica uma completa porcaria, tanto para microfone e tanto para os alto-falantes, esse headset bluetooth (e se bobear, todo headset bluetooth que seja de menos de 1k reais, se é que o preço muda alguma coisa) NÃO VALE O SEU DINHEIRO.

Recomendo muito mais você usar um p2, ou caso queira um microfone que preste (sem aquele ruído de falta de aterramento), com conexão USB. Sai muito melhor, com praticamente o mesmo preço. Eu fui no headset bluetooth pela conveniência, mas os contras parecem uma montanha contra os prós. Não recomendo.

Agora sim, falando de algo que eu recomendo, chegou meu Edifier Hecate G4TE!

Qualidade sonora: 4/5, tende mais pros médios e agudos, mas ainda tem o baixo relevante; bastante agudos;
Qualidade do microfone: 4/5, bastante agudos, som bem alto! Ruídos de leve por causa da conexão p2 e a falta de aterramento do pc, mas é bem menos que os headsets p2 que a gente vê por aí, não tem comparação;
Qualidade usando: 5/5 extremamente confortável;
Isolamento de som: 4/5, mas sinceramente, tá de bom tamanho

Overall: 5/5, compraria de novo caso não conseguisse um com melhor isolamento. Quer um bom fone de ouvido USB? Hecate G4TE. (Segura essa, Eminem)

Ah, claro que funciona perfeitamente no Linux! Não testei com aquele software dele, porém, mas é plug-and-play! Inclusive, está com desconto na Edifier.