Opinião de sistemas operacionais

me fale qual sistema operacional você acha mais bonito, o mais leve, qual você acha ser o melhor, qual você acha ser o pior e o seu sistema oprecional(não precisa ser sistema operacional de computador pode ser mobile e não precisa ser linux)

2 Curtidas

Vou tentar elencar os sistema Leves, Bonitos e melhor ux, de forma que não fique desbalanceado (ex, um sistema muito leve, porem muito feio ou com uma UX horrível)

Leve

Dentre os usáveis eu diria o KDE Neon

Bonito

Deepin

Melhor UX

iPad OS

Pior

Fedora Siverblue/Endless OS

4 Curtidas

Olha… Vou falar da minha experiência:

Leve: Linux Mint Xfce (foi o que funcionou melhor)
Bonito: Ubuntu Budgie, Solus Budgie (São lindos demais, socorro!)
Melhor SO: Windows (nunca tive problema com o Windows, uso desde o 95)
Pior SO: KDE Neon (tive um monte de problema quando testei, mal consegui usar)

Por sinal, o Windows mais nostálgico para mim, sem a menor dúvida, é o XP.

Por sinal 2, queria muito testar o Solus OS Budgie e o KDE. Ambos são lindos demais… Testei o Ubuntu Budgie por quase 1 mês e adorei a experiência, mas como meu netbook é muito modesto, não aguentava os detalhes gráficos da interface, ficando meio lento.

3 Curtidas

Rapaz, te falar que o Solus + Budgie é que nem arroz + feijão. Combinação perfeita.

3 Curtidas

Minhas experiências:

Leve: Pepper Mint (extremamente leve e usável ao mesmo tempo);
Bonito: Solus Budgie (Paixão a primeira vista por uma distro “diferenciada”);
Melhor SO: openSUSE Leap 15.2 (Distro que menos tive dores de cabeças e que meu workflow flui bem);
Pior SO: Android 6.0 (Lembro que quando atualizei meu antigo Moto G3, mal conseguia utilizar o aparelho).

:lizard:

3 Curtidas
  • Leve: Archlinux. Por ser uma distro DIY, tende a ser leve, mas nada impede você de instalar centenas de pacotes.
  • Bonito: Deepin. É lindo, e acaba sendo um exemplo de como o mundo Linux se beneficia no bom UX.
  • Melhor: Archlinux. Bem, eu amo o Arch, mas reconheço que não é perfeito pra todos, mas é o que eu gosto em um sistema, leve e sempre atualizado. I :heart: Arch.
  • Pior: Debian/Debian based distros. Nunca gostei do Debian, e quase desistir de usar Linux porque muitas pessoas falam que iniciantes devem começar com debian based distros, e pra mim, debian é o contrário do que eu busco em um sistema. Se não fosse eu descobrir o Manjaro, eu estaria ainda no Windows(eu gosto bastante do Windows, mas nada bate um bom Linux).
3 Curtidas

UX

Mais produtivo Fedora (GNOME vanilla out-of-the-box com algumas facilidades)
Mais bonito macOS (muito imitado mas nunca igualado)
Bonito mas não funcional Deepin
Menos produtivo Windows (tendinite mandou oi)

Funcionalidade

Mais fácil Pop!_OS
Mais funcional openSuSE
Mais simples Endless OS
Menos funcional Bodhi (fork bugado do Enlightenment)

Preferência

Melhor OS Gentoo (se souber ler fica perfeito)

2 Curtidas

Leve: Linux Mint xfce
Bonito: Deepin
Melhor OS: Windows(I love Windows)
Pior OS: Android Oreo(muito pouca diferença do Nougat)

1 Curtida

Leve : Lubuntu
Bonito : Manjaro com Plasma
Melhor OS : Windows XP
Pior OS : Pop!_OS

2 Curtidas

Leve Arch com i3 que estou testando agora
Os jogos que eu rodava no mimimo agora estão no médio. um dia chega no máximo kkkk

bonito deepin antes da atualização de retirar os modos de dock e depois o manjaro/mint XFCE
O Deepin pois realmente é bonito e o manjaro e o mint pois acho que fizeram um trabalho muito bom de armonização do sistema.

melhor OS Arch. Pelo nível de customização e controle da máquina que alcancei nele.

Pior OS Dificil dizer uma pior OS, mas diria o windows.
Sim, ele tem pontos positivos, mas depois de conhecer linux e mac, windows perde para os dois.

1 Curtida

:thinking:
Irei postar minhas opiniões, mas depende muito de gostos e necessidades.

• Leve: Para mim Arch, mas oque indico para outros usuários que não são da área de TI, XFCE ou LXqt;
  • Bonito: Para mim oque eu posso deixar do meu gosto, então Arch, já para indicar, MAC ou mostro o link: Apresente o seu desktop e mostre o quanto o Linux é bonito
  • Melhor OS: Neutro, para indicar analiso as necessidades do usuário e oqual ele achou mais bonito;
  • Gamer OS: Windows;
  • Mobile OS: Android ou IOs, vai de acordo com condições. Tomara que o Pinephone com Manjaro Plasma tenha sucessos;
  • Pior OS: Os desatualizados;

Edited: Acredito que o pessoal deveria quebrar este paradigma Kernel. Sistemas Operacionais são um monte de programas que trabalham juntos, inclusive o Kernel, desde os levels mais baixos até os mais altos. Igual Lego, temos as diferentes peças e queremos montar um Castelo então unimos as variadas peças de acordo até construir o Castelo. Sistema Operacional é um Lego virtual. :smile:Edited/
:pray:t2:

2 Curtidas

Como o @RuKsu concordo que o melhor SO é aquele que te atende, seja Linux, Mac, BSD ou até mesmo porque não o “W”, contanto que te atenda em suas necessidades.

Eu por exemplo não consigo mais usar o windows, mas se o usuário for daqueles que quer sempre estar em busca de apps navegando na WWW, vou indicar o windows, porém, se ele está cansado de “formatações”, dai podemos indicar um SO bem melhor para ele.

Agora, no caso de que ele precise de um SO que como eu precisei para um PC, vamos dizer, pra lá de ruim como esse que tenho e queira ter um KDE, que para mim é o mais completo, vou indicar um SO nacional baseado no ubuntu, que nenhum mestre Canonical consegue fazer.
Sem propagandas, mas os Buntu’s tá meio difícil de indicar.

T+

1 Curtida

Bem, não é bem assim. O Oreo começou a “revolução do Material Design”, que vinha evoluindo desde o Lolipop e finalmente ganhou uma repaginação e coesão melhor (além do comecinho do famigerado modo dark, embora não para todos).

Além disso, ele começou o Project Treble, uma revolução no sistema de distribuição de atualizações e customização. O sistema de permissões também foi reformulado, garantindo mais segurança e privacidade dependendo das permissões do aplicativo.

Se não me falha a memória, o night shift também começou no Oreo.

As atualizações que menos trouxeram mudanças ao Android foram as do 4.1 ao 4.3, trazendo apenas correções de segurança e melhorias em suporte ao idioma.

1 Curtida

Eu não tenho nada contra o Windows, mas sei que tem gênte que cansou dele e não gosta, respeito isso mas eu vivi quase a vida toda(bom pelo menos desde o meu primeiro contato com computador) com um Windows 7 troquei pelo mint pois meu notebook é bem velhinho mas estou esperando comprar um PC melhor para trocar o Linux Mint pelo 10, não que eu não goste do Linux, gosto sim bastante dele, mas eu quero trocar pelo Windows pois tem mais compatibilidade e bem mais tutorial na internet sobre ele(sim é verdade tem bastanate sobre o Linux tambem, principalmente ubuntu e fedora, mas não podemos negar que a quantidade sobre o Windows é bem maior, pelo fato de ter muito mais gente usando).

é que eu não percebi muita diferença no visual(ta certo que só meio abobado mas…[e ta certo que nunca usei nougat só vi sobre ele na internet mas…])

image

(se for em visual todos os iOS`s desde o 11 são ruins, já que não mudaram nada)

1 Curtida

kkkkkkkkkk[só escrevi tudo isso de kkk só pra dar 10 caracteres]

mas no ios quem escolhe como será o smartphone(como memoria,ram,camera e etc) é a propria apple mas no android depende da marca ou do modelo(tem celular da sansung bom como tem ruim)

Mas aqui estamos falando de software, não hardware :grin:

1 Curtida

Leve: Xubuntu Core 20.04 - O feito pela comunidade do Xubuntu (Ou pros mais hardcore, o Slitaz).
Bonito: Qualquer um bem customizado.
Ruim: Aquele que não se sabe mecher, ou que não te deixa tornar ele prático.

1 Curtida