OpenWRT, alguém usa/conhece? instalou? funcionou? fez alguma diferença pra você?

OpenWRT é uma firmware linux a qual você substitui o sistema operacional do seu roteador por um linux, na teoria é possível até baixar torrent por ele(exatamente, baixar torrent pelo roteador, onde vai armazenar? não sei, só sei que é assim).

O probleminha é que fui baixar pra instalar no meu Router, mas o meu não é compatível :frowning:

Mas eae? Alguém ja instalou? quais as vantagens que você viu nele, em relação ao sistema original do seu router?

Para quem não conhece, o site oficial é: https://openwrt.org/

2 curtidas

Eu tenho no meu tp-link wr740n, mas eu não vi lá muita diferença não. Com certeza é muito mais atualizado que o firmware padrão e é cheio de recursos, mas se o roteador não tem espaço não adianta muito. O openwrt tem um gerenciador de pacotes igual as distribuições linux tem, o opkg. A função é a mesma, instalar programas de um repositório. Meu roteador tem incríveis 32 megas de RAM e 4 megas de armazenamento, só o openwrt tem 3 megas, ou seja, usar as funções nativas, ou nada.

1 curtida

Eu uso DD-WRT no meu roteador, melhorou demais o desempenho.

bom dia, qual o seu roteador @anon17586640???

Eu já usei a muito tempo atrás, num linksys. Eu gostava, dava pra fazer muito mais coisa doque no firmware original. Estou querendo voltar a instalar, mas quero fazer num modem/router.

Eu tinha um modem antiguinho que era compatível com o dd-wrt. Fui fazer o upgrade de BIOS e ele morreu.

Foi muito estranho pois estava seguindo o procedimento, ele estava no momento de flash e reiniciou sozinho (naquele momento que você deve esperar 5 minutos antes de tocar no dispositivo). “Brickei” ele. Até retirei memória eprom, tentei regravar fw alternativo e não funcionou… Percebi que a fonte dele que era pra ser 12v estava fornecendo 7v. Então presumi que no processo, provavelmente houve falha na alimentação devido à fonte. Então para quem tem um roteador velho, dê uma conferida na fonte pra ver se ainda está OK!

É um TP-Link TL-WA801ND v1.

Eu diria que, para quem não quer buscar muitas configurações, o Gargoyle é uma excelente opção. Inclusive ele é derivado do OpenWRT.

Pra ser sincero, eu não uso nenhum recurso do DD-WRT no meu roteador, só uso esse firmware porque ele resolveu a questão da estabilidade na conexão, com o firmware original vivia caindo.

Nisso o Gargoyle leva vantagem, o consumo de recursos (processador e memória) nele é mais inferior ao DD-WRT devido a própria concepção dele, de ser simples e objetivo.

1 curtida

Vou pesquisar mais e ver se rola instalar no meu roteador.