OpenSuse tumbleweed, Fedora 31 ou Kde Neon. Qual o melhor para games nativamente?

Considerando as versões atuais das atualizações.

Já descarta o Fedora. Também não tive uma experiência muito boa a nível de jogos com o neon e o Tumbleweed. Acho que bom mesmo seria o Pop!_OS ou o Mint.

1 curtida

Sempre opte por distribuições que estejam sempre atualizadas, porque assim você se beneficia das versões mais recentes dos programas necessários para se rodar jogos no Linux, tal como o Wine, este que em Distribuições como o Mint e Ubuntu, está desatualizado, prejudicando o desempenho ou até mesmo impossibilitando que você jogue determinados jogos e digo isso por experiência própria. Eu tentei jogar The Outer Worlds no Mint pouco tempo após o lançamento e pelo Mint oferecer o WINE 4.0, foi impossível jogar o jogo, ou seja, eu fui forçado a procurar PPAs e outras formas de atualizar os programas necessários, o que não foi fácil, já digo eu.

O Fedora está sempre sendo atualizado e possui os programas em suas últimas versões, possibilitando que você tenha a melhor experiência possível, mas tenha em mente que o Fedora possui uma curva de aprendizagem maior do que o Mint, por exemplo, sendo quase inviável usar o sistema sem terminal. Com o OpenSUSE você é capaz de manusear tudo sem terminal, mas é um sistema que, na mão de um leigo, pode acabar desandando e dentre um dos motivos para isso é a facilidade de se ficar preso no Dependency Hell, mas na mão de alguém que entende o funcionamento do sistema, vai ser ótimo como um sistema para jogos. Já KDE Neon eu não posso opinar pois eu nunca utilizei, mas por ser base Ubuntu, eu suponho que os programas também estejam defasados, algo que é terrível para quem deseja jogar.

Minha recomendação é que você use o Pop!_OS por ele ser um sistema completo e por já ser entregue ao usuário com tudo atualizado e com o essencial sendo disponibilizado de forma fácil, sendo necessário apenas instalar a Steam, Wine Development e o Lutris. Se você já for um usuário um tanto quanto experiente, pode usar o Fedora tranquilamente e caso você não queira utilizar o Pop!_OS por algum motivo bizarro, utilize o Manjaro KDE, pois este também é um ótimo sistema para jogos.

3 curtidas

Sugiro vc mesmo escolher e instalar para ver se é realmente o que você esta buscando, senão deu certo distro X, muda para Y até encontrar a que você procura.

1 curtida

Tem como dar mais detalhes?

Eu tive uma ótima experiência quando usei o Tumbleweed no final de 2018. Distro bem atualizada, Steam tão fácil de instalar quanto o Ubuntu…

Acho que o único grande problema dela é que não há nenhuma indicação óbvia de que deve-se instalar libs de 32 bits para jogos de fora da Steam.

O problema não é o Tumbleweed como um SO. O tópico é sobre a experiência com jogos, e alguns dos que eu mais jogo não funcionaram (não sei por que) lá. Overwatch ficava dando erro de conexão, aparentemente o Wine não tinha algum driver ou algo do tipo para a internet funcionar nele. GTA5, por algum motivo, ficava a 15FPS ou menos. E meu hardware não é nada fraco.

Processador AMD Ryzen 5 3400G 3.7GHZ (4.2GHZ TURBO) AM4

8BG RAM DDR4 2666MHZ

1TB HD SATA 6GB/s

Placa dedicada nVidia GTX 1050Ti

1 curtida

O Regata OS é baseado no OpenSuse, talvez valesse a pena testar:

1 curtida

Tinha instalado libvulkan, mesavulkan?

É essencial que você habilite o repositório Packman no OpenSUSE, porque muitas das dependências importantes se encontram nele, sendo essa a primeira coisa que você precisa fazer, a PRIMEIRA! O OpenSUSE tem algumas particularidades que vão realmente te impossibilitar de fazer qualquer coisa com primor se você não for capaz de controlar o sistema.

Falando pelo Fedora:
Qual teu hardware? Se usa gpu amd, é só instalar a steam(via rpmfusion ou Flathub) e ser feliz…já vem com Gamemode instalado por default, lutris e wine nós repositórios padrão…

Mas se usa nvidia, pode ser mais complicado principalmente com híbridas…

Não conseguiu rodar GTA V satisfatóriamente ?

Já disse várias vezes aqui, que a minha combinação de Ryzen 5 + GTX 1050Ti não se dá muito bem com o Fedora.