openSUSE Tumbleweed e suas milhares de atualizações

Boa tarde.

Eu apenas estou interessado em ter uma perspectiva geral sobre a opção que fiz pela versão Tumbleweed.

Quando escolhi a versão, tinha em mente não ter mais trabalho de ficar atualizando para um novo lançamento e aproveitar as inovações em tempo real.

Sendo que existe uma coisa chata nesse processo:

Não vejo muita vantagem de atualizar o Libre Office de 7.1.1.2-1.6 para 7.1.1.2-1.7 e assim por diante.

Existe alguma forma de configurar essas atualizações ou a minha escolha foi errada?

1 curtida

Então, acho que você consegue dar um freeze em certos updates, mas precisa fazer pelo YaST ou usando o zypper.
Por sinal, a graça do Tumbleweed, assim como distros Rooling release (Manjaro, SoluOS, Artix…), é de ter, tecnicamente, pacotes um pouco mais frescos em relação ao Leap e um LTS do Ubuntu.

Links interessantes:

2 curtidas

Tem como bloquear as atualizações utilizando o zypper e seus arquivos de configuração, na documentação tem informações a respeito. Mas se você não quer updates frequentes, por que você instalou uma distribuição rolling-release e bleeding edge como o OpenSuse Tumbleweed ?

1 curtida

A resposta simples é que vc atualize o seu sistema manualmente a cada semana ou duas semanas. Daí vem uns 2G de atualizações mas é só duas vezes por mês.

A resposta complicada é que vc deve escolher a distribuição com a filosofia que melhor se aplica ao seu uso. Não tem uma resposta certa absoluta. Há vários tópicos sobre o assunto, explicando que uma distribuição “rolling release” não precisa ser necessariamente “bleeding edge”. Mas se vc quiser ter sempre os programas na versão mais atualizada possível, vai ficar nesse dilema de ter que atualizar nos upgrades “minor” ou então se contentar com uma versão anterior “stable” que talvez não tenha o último recurso que a galera comenta nos vídeos. Escolhas precisam ser feitas!

3 curtidas

Não é de hoje que o Tumbleweed chama atenção por suas intensas torrentes de atualizações. É que nem uma potente e bem calibrada máquina alemã.

Substituindo por flatpak seus updates vão ser menores como passar do tempo, mesmo existindo delta rpm não é tão eficiente quando o flatpak/ostree, que baixa apenas os bits de diferença…

2 curtidas