openSUSE Tumbleweed - Configurações Adicionais

Galera, comecei a usar o openSUSE Tumbleweed, porém estava acostumado com distribuições .deb, nelas eu costumava instalar alguns pacotes tipo:

linux-headers-amd64
intel-microcode
intel-gpu
inteltool

Enfim… Pacotes que melhoram bastante o desempenho do sistema. Só que não encontro esses pacotes no openSUSE. Alguém tem alguma ideia do que instalar para melhorar o desempenho geral? Achei o sistema meio ¨travadão¨ com KDE e Gnome, e muito ruim com o XFCE, até para rodar vídeos a coisa é meio feia, faz umas ondulações.

de acordo com esse link o equivalente ao linux-headers-amd64 no opensuse é o kernel-default-devel, então pra instalar ele seria

sudo zypper in kernel-default-devel

se não me engano o intel-microcode já vem instalado por padrão, você pode usar um:

zypper se intel

pra listar todos os pacotes que tem “intel” no nome e por ali você provavelmente verá um “+i” na frente do pacote intel-microcode, indicando que já instalado, o mesmo vale para o intel-gpu e inteltool, se eles existem nos repositórios eles serão listados

2 Curtidas

Encontrei o kernel-source. Intel-microcode não encontrei, encontrei o ucode e não fez diferença nenhuma.

As ondulações em vídeos e páginas no XFCE eu consegui resolver desabilitando o compositor de janelas nativo e instalando o compton.

Mas sei lá… O sistema não tá fluindo…

por acaso está usando btrfs?

1 Curtida

Sim… Btrfs no / e XFS no /home. Deixei o que ele indicou.

Vou ter que reinstalar e coloco em ext4 pra ver, o sistema simplesmente morreu depois que adicionei o pacman. Kkkk

recomendo ext4 mesmo…

3 Curtidas

Mesma situação, sei lá, talvez seja o Tumbleweed. No fds com mais tempo vou testar o leap.