openSUSE Tumbleweed com KDE Plasma Refinado!

Quem é macaco velho aqui do Fórum sabe que eu nunca troquei de layout desde que saí do Manjaro. A única coisa que fiz foi melhorar a apresentabilidade. Sobre dar problema, qualquer software vai apresentar bugs uma hora ou outra, como quando eu usava Gnome e ficava congelando dependendo do que eu fazia. Mas com o Plasma, como tudo é praticamente 100% modular, é só escolher bem o que vai usar. No meu caso, eu cheguei a um equilíbrio. Beleza e usabilidade. Só fico no aguardo do Virtual Desktop Bar funcionar no Wayland, porque de resto, nada aqui dá problema.

3 curtidas

Arch e openSUSE tem seus próprios pros e cons. Eu mesmo não tenho paciência para a filosofia DIY (Do It Yourself) do Arch e gosto da forma como o openSUSE organiza e faz as coisas funcionarem. Sem falar que usa RPM, o que dispensa ter outro gerenciador de pacote instalado só para ter certos programas sem ter de abrir o pacote e mover para a pasta do sistema permanentemente.

Mas isso é só preferência. O openSUSE Tumbleweed é aquele tipo de sistema operacional que não fica no seu caminho no dia a dia, ao contrário da má sorte que o @Dio teve na primeira semana dele com o sistema. Gosto bastante dele e fico no aguardo do DNF melhorar e ficar no nível do Zypper em alguns pontos. Como eu usaria KDE Plasma em qualquer outra distro, resolvi ficar no Tumbleweed.

2 curtidas

Eu já não vejo mais essa parte do Latte ocultar opções no painel, ainda mais porque a sessão Wayland permite reduzir o tamanho dos itens na tela para quem tem display HD ao invéz de Full HD ou maior. E para quem ainda usa X11, existe uma forma de fazer isso por lá também. Mas o KDE Plasma no Wayland está ficando sensacional.

1 curtida

Vamos por partes:

O Overview faz parte do KDE Plasma 5.24. Como eu uso os repos KDE Unstable, eu posso usar o que ainda não foi lançado em release para reportar bugs. No meu caso, eu configurei o canto superior esquerdo para chamar esse efeito e uso o libinput gestures para fazer um gesto de três dedos no trackpad para chamar o Overview também.

O Latte-dock permite deixar a dock suspensa na versão 0.10. Creio que distros como o Archlinux e Manjaro já tem essa versão mais nova mas creio que vai ter de procurar mais a fundo para distros como Ubuntu e derivados. No caso, é essa opção aqui

1 curtida

Que legal, depois teria algum print de como fica quando o menu não “cabe” no painel superior? Valeu.

1 curtida

Olá. Obrigado pela resposta.

Como que sei a versão da latte-dock que tenho instalada. E como posso instalar a versão 0.10?

1 curtida

Muito obrigado! :smiley:

2 curtidas

Nas configurações do Latte, tem uma aba Help, ou Ajuda. A opção Sobre o Latte Dock, ou About Latte Dock. Lá vai mostrar a versão. Agora sobre como instalar a versão 0.10, vai depender muito da sua distribuição Linux.

1 curtida

Eu forcei o Virtual Desktop Bar a mostrar o nome guloso do GNU Image Manipulation Program nas quatro áreas de trabalho virtuais que eu uso, junto do programa em sí aberto para ter o menu global, e ele fica assim:

Mas mesmo isso não é natural de acontecer, já que boa parte dos programas por aí não tem nomes grandes, muito menos por extenso dessa forma. O DaVinci Resolve nem usa o menu global, apesar do nome grande mas nem chega perto do tamanho do GIMP.

Ainda assim dá para ajustar para o tamanho médio dos nomes. Aqui eu coloquei em 15 caracteres:

E sem forçar:

Eu continuo usando uma tela de 1366x768. Se for em uma Full HD, com o layout que eu tenho atualmente, isso não acontece, nem forçando.

2 curtidas

Não estou com o meu computador agora, mas provavelmente não é a 0.10. Instalei recentemente o KDE Neon. Consigo instalar nele?

Obrigado.

2 curtidas

Por nada amigo. O OpenSUSE é muito show.

2 curtidas

Consegue sim. Atualmente o KDE Neon já possui a latte dock na versão 0.10.4 em seus próprios repositórios, se não me engano.

2 curtidas

(Como sempre :sweat_smile: ) aceito sugestões de cutomizações! :+1:

1 curtida

Ajuda aí o mano porque não uso distro baseada no Ubuntu faz anos!

3 curtidas

@R2-D2 e @ryu_ketsueki . Consegui pessoal. Está em “borda da tela”. O latte dock aqui está na versão 0.10.

@ryu_ketsueki agora, como faz para deixar com aquele separador da dock, tipo iPadOs e MacOs?

2 curtidas

O Latte deve vir com um separador que pode ser adicionado como um plasmóide qualquer. Se não tiver, vai ter que procurar no KDE Store mas só lembro do AUR sendo a única ovelha negra que não coloca esses benditos essenciais do Latte junto do pacote principal

3 curtidas

Consegui!!! Está uma obra de arte agora. Incrível!!!

4 curtidas