OpenSuse - Tela de Login preta

Viva!
Saudações daqui de Portugal.
Há já algum tempo que tenho vindo a acompanhar, com bastante entusiasmo, o Diolinux no canal do YT e quero, desde já, felicitar-vos pelo vosso excelente trabalho. Parabéns!
Passando ao assunto em título:
O meu Laptop:
Clevo W760SUA; Dual Core Intel Core2 Duo T6600 2.2GHz; 4Gb RAM; SSD 480Gb
GPU: AMD/ATI RV710/M92[Mobility Radeon 4570] 512Mb
BIOS: Phoenix 6.08
Sistema Dual Boot W7/Linux


Recentemente decidi instalar um sistema Linux “rolling release” e optei pelo OpenSuse Tumbleweed que veio com o Kernel 5.15.12-1-pae i686.
O Display manager é o lightdm.

O sistema arranca, mas quando chega à tela de login apenas aparece o cursor do mouse e a tela fica toda preta.
Tentei também em modo de recuperação, mas ao invés de tela preta aparece uma tela pixelizada também com o cursor do mouse bem definido.
Penso que o problema tenha origem no Kernel, talvez porque não carregue todos os módulos compatíveis com o Hardware?
Poderá ser a GPU obsoleta para este Kernel?
Rodei o comando “startx” no terminal (TTY) e o mesmo devolveu resposta "unable to connect to X server.
Será que o GRUB está mal configurado?

Já uso o linux há cerca de 10 anos, mas não tenho muitos conhecimentos. O muito pouco que tenho aprendido, devo-o às vossas explicações.
Voçes podem ajudar-me a reslover este problema?

Desde já agradecido, estou disponivel para qualquer esclarecimento que possa ajudar a resolver este “mistério”.
Espero pela vossa preciosa ajuda.
Obrigado.
Bem hajam!

1 curtida

A tela preta (de login gráfico) é muito difícil de acontecer algum problema. Mas se estiver com o auto-login ativado, pode ser que o sistema tente entrar na sessão do usuário e acabe travando. Tente desabilitar o auto login.
Outra tentativa poderia ser trocar o gerenciador de login por outro. Desinstale o lightdm e instale o xdm, ou gdm.
Pro startx funcionar do modo que era antigamente, precisa configurar algumas coisas. Melhor fazer funcionar o login gráfico.
O driver de vídeo é muito difícil que seja o problema. As placas da AMD dessa época são plenamente suportadas.

Vc está usando o OpenSUSE 32 bits? Se sim, por que?

Sim.
Instalei o Opensuse 32 Bits.
Penso que o processador da minha máquina (Dual Core Intel Core2 Duo T6600) seja de arquitetura x86 (32 bits)!
Estou correto?

Nope, é 64. Pode instalar qualquer distro dessa arquitetura

https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/37255/intel-core2-duo-processor-t6600-2m-cache-2-20-ghz-800-mhz-fsb.html

2 curtidas

Ok👍
Penso que esse pormenor não condiciona a origem do problema em apreço.

1 curtida

De fato não. Mas instalando uma distro de 64 bits vc terá menos problemas com programas e atualizações de kernel

1 curtida

Eu não consegui sequer entrar no modo gráfico!

1 curtida

Minha sugestão pode não resolver a causa do problema efetivamente, mas eu acho que seria melhor testar outra distro, base Debian ou Arch. Eu já testei o openSUSE no meu PC, que é um pouco antigo e gráficos Intel, e também tive problemas com tela preta, e o sistema não “desligar direito”… o que não aconteceu com outras distros. Algumas distros funcionam melhor em certos hardwares que outras.

1 curtida

Obrigado pela dica, mas desistir não é a minha cena!:thinking:

2 curtidas

O sistema funcionou perfeitamente em modo “Live”!
Só após a instalação deu erro!
Julgo que durante o processo de instalação não tenham sido compiladas as bibliotecas necessárias, ou talvez tenham sido compiladas de forma incorreta.
O que pensa deste raciocínio?

1 curtida

O live do OpenSUSE não é adequado para instalação, só serve para testes… o ideal é baixar a iso para instalação completa (tem uns 5 GB)

@ryu_ketsueki, pode dar uma mão?

1 curtida

Como o @Rodrigo_Chile disse, o LiveCD de qualquer versão do openSUSE não é adequado para instalação ou mesmo teste do sistema operacional no computador, já que contém um set de pacotes bem limitado. O recomendável é usar o DVD de instalação por mais que seja grande.

Outra coisa é sua interface gráfica instalada. Não sei se o startx foi configurado para funcionar com o XFCE (chuto que seja o XFCE por ter citado o lightdm). Eu uso o KDE Plasma aqui e, por mais que nada que quebre o sistema tenha acontecido, na ocasião que eu precise dar um startx, ele sempre chama o KDE Plasma e funciona muito bem. Isso até mesmo nas distros Manjaro quando eu usava na época.

Agora sobre entrar em uma tela preta com o mouse aparecendo, significa que o X11 está a funcionar até certo ponto. A instalação do openSUSE pode ser demorada e eu já vi erros acontecerem em hardwares específicos, os quais eu não pude explicar. Mas quase sempre pode ser mitigado ao usar o DVD de instalação e estar conectado a internet para instalar patterns extras. O openSUSE, por padrão, instala dois ambientes gráficos. O própriamente dito, que pode ser entre o XFCE, KDE Plasma e Gnome, e um usado para últimos casos, chamado IceWM. Ambos são acessíveis do seu display manager, seja ele o LightDM, SDDM ou GDM. Assim que conseguir fazer seu display manager funcionar, tente um desses dois. É possível instalar outro display manager de um tty usando o yast mas eu não recomendo fazer troubleshooting em um sistema recém instalado mas sim tentar reinstalar o SO do DVD de instalação e selecionar o KDE Plasma como opção e ver se ele funciona como deveria, já que ele é tão leve quanto XFCE e mais completo e bonito.

4 curtidas

RESOLVIDO
Reinstalei o sistema de raiz.
Segui as dicas instalando a versão de 64bits, com o DE Plasma, SDDM. Funcionou na boa!
O Firefox está muito lento. Removi e experimentei as versões do flathub e do snapd, mas continua travando!
Ultrapassei isso instalei o Chrome, funciona na boa!
Obrigado a todos pelas dicas.
Abracos​:muscle::muscle::muscle:

1 curtida

Firefox é realmente bizarramente lento no openSUSE. Uma pena porque eu prefiro ele a outros navegadores.

Mas é lento porquê?
Será necessário instalar codecs adicionais?

No openSUSE temos que instalar usando o packman/obs/zypper, sem eles uma penca de player de vídeo em site não funciona. Mas isso por si só não melhora a velocidade do navegador em si.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.