OpenSuse perdendo interface gráfica

Saudações a todos!

Montei uma máquina nova, com as seguintes especificações: placa mãe Biostar B450MH (já atualizei o BIOS para a versão mais recente), 16GB DDR4 Patriot, processador AMD Ryzen 5 3600, SSD NVMe 240GB Western Digital (no slot M.2), HD Western Digital 3TB, GPU Afox Radeon RX550 com 4GB, fonte AeroCool 500W. Todas as peças são novas. Instalei o OpenSuse Leap 15.4 no SSD, com a partição /home no disco rígido. Desde que montei a máquina apresenta instabilidade - por vezes congela (e tenho que resetar pelo botão do gabinete), por vezes perde apenas a parte gráfica e até consigo, após apertar Ctrl+Alt+F3 logar no console, mas não consigo subir de novo o modo gráfico.
Inicialmente suspeitei de defeito no hardware, mas já troquei placa mãe, processador, memória e fonte, sem efeito algum. Para efeitos de teste instalei o Windows 10, que também se revelou instável (tela azul da morte). O Windows 11 também ficou instável.
Para descartar problema no SSD eu rodei o Ubuntu pela pendrive (conectado direto na USB traseira, na placa mãe) e para minha surpresa ele também deu problemas - reiniciou o sistema sozinho.
Estou rodando o Ubuntu ainda em modo Live, pela pendrive, mas em modo de “vídeo de segurança” (sem carregar o driver da GPU) e deste modo a máquina já está funcionando desde hoje de manhã sem apresentar nenhuma falha!
Pergunto: alguém pode dar alguma pista/sugestão do problema?
Já tentei acessar os logs (tanto do OpenSuse quanto os do Windows 10 e 11) e não consegui nenhuma informação válida… Os logs do Windows apenas registram o evento de “kernel-Power” (indicando que o sistema foi desligado de forma incorreta) e os do OpenSuse não mostram absolutamente nada!!!
Desde já agradeço a todos!

GPU Afox Radeon RX550 com 4GB

Pelo que você disso só faltou desta essa placa de video, ainda mais sendo uma Afox que tem um historio gigantesco de tanta reclamação.

A questão é que testei a máquina com outra placa (uma XFX RX460) e o defeito permaneceu o mesmo… O que pretendo testar agora é desligar todas as portas USB frontais (do gabinete), o leitor de cartão (que também é do gabinete e está conectado na placa mãe num dos conectores de expansão USB) e os LEDs RGB, que são alimentados também pela fonte… Do computador original, que montei, já troquei praticamente tudo, exceto o gabinete, o SSD e o HD (mas como o computador deu pau mesmo rodando o Ubuntu em Live USB, onde os discos da máquina não chegaram sequer a serem montados, acredito que o defeito não esteja neles).
Depois disso, se nada resolver, acho que só chamando um Padre exorcista…