openSUSE Leap vs Tumbleweed estabilidade com o VirtualBox

Caros amigos, o openSUSE Tumbleweed tem uma relação de estabilidade legal com os pacotes da Oracle VirtualBox?
Preciso utilizar uma máquina virtual devido a alguns programas do serviço não rodarem pelo wine e não quero manter mais o dual boot.
OBS: Pergunto acerca do Tumbleweed pois jogo (com uma radeon) e tenho preferência pelo mesa mais atualizado em relação ao oferecido no Leap.

Não vejo por que o OpenSUSE seria ruim, amigo. É um pouco bleeding-edge, menos que o Arch (no sentido de ser mais testado antes de simplesmente lançarem os pacotes), mas é rolling release também. Acredito que será uma ótima experiência. A única coisa que me chateou no OpenSUSE foi o boot time, que fica um pouco lerdo na minha máquina. Mas fora isso, acredito que seja uma ótima distro (principalmente com o KDE Plasma, mas é claro que você pode usar com outras DEs).

Ainda assim, recomendo o Arch se quiser montar seu próprio sistema. Para mim, esse é o que está funcionando melhor. Mas o Open não é ruim; instalaria se tivesse com preguiça de instalar o Arch ou algo do tipo.

Existem distros baseadas no Arch, caso você queria tentar: Artix Linux (Arch, só que sem o systemd como init. Vem com OpenRC, S6 e Runit); Arco Linux; Endeavour OS, Garuda Linux, e Manjaro. Todos esses tem instalador gráfico, para não necessitar de usar linha de comando. Não gosto muito do Manjaro, por que sempre crashava comigo quando upava um kernel. Acho o Arch normal bem mais estável.

Como isso rolava contigo dos kernels, @anon99219498? Comigo sempre foi de boas, quando atualizei kernels, nunca tive problemas de kernel panic, e sempre mantenho o 5.4 LTS, passando pelos 5.7, 5.8 e agora no 5.9 sem problemas

1 curtida

Bastava usar a ferramenta, reiniciar o sistema, e boom, kernel panic. Nunca entendi direito, preferi ir pro Arch original mesmo rs

Desde então, sem problemas.

1 curtida

Sobre o OpenSUSE, eu só mexi nela em VM, mas achei um sistema muito interessante, que ainda pretendo testar em máquina real. Tem isso dos patterns, mas se vc lidar com isso sem querer mexer muito, me pareceu muito estável. Tem o Gecko, que náo tem os tais patterns, mas eu tive problemas ao usá-lo.
Quanto a funcionar as VM, o Manjaro sempre me serviu muito bem, usando o Boxes. Já no Oracle, eu nunca soube mexer bem nele, mas funciona bem no Manjaro sim - imagino que no Arch puro, e nas distros mais fiéis a ele, deve ir bem sim

Se tiver problemas com Virtual Box no openSUSE Tumbleweed pode usar o Boxes para criar maquinas virtuais, Virtual Box tende a ser chato quanto se tem muitas atualizações de kernel como é o caso das distros RR.

1 curtida

olha… dos problemas com o virtualbox que eu tive usando o opensuse tumbleweed, que eu me lembre, não eram relacionados ao tumbleweed em sí, eram relacionados ao kernel linux, o problema se espalhava pra outras distros bleeding edge também, o tumbleweed mesmo não costuma ter problema nenhum

e esses problemas não atingiam o leap, claro, já que o kernel é congelado

1 curtida