openSUSE: Leap ou Tumbleweed?

Olá a todos!

Então pessoal, sempre usei Fedora e gosto muito desta distribuição, porém queria mudar de ares um pouco, saca? Mudar de interface, sistema etc.

Minha primeira opção foi o Ubuntu, mas deu algumas tretas aqui na minha máquina e eu nunca fui muito fã de distros baseadas no Debian, então deixei de lado. Então minha segunda opção é o openSUSE.

Todavia, quando cheguei no site, me deparei com essas duas opções de download: Leap e Tumbleweed… Li um pouco mas ainda estou com dúvidas quanto qual distro utilizar. Eu sou programador, então preciso de algo um pouco mais forte, sabe? Um sistema que não seja tão instável.

Quais vocês recomendariam? A Tumbleweed, com atualizações recorrentes e mais novas ou a Leap, com um sistema mais regular e “desatualizável”?

Obrigado desde já! :wink:

1 curtida

não sou programador, mas minha review é com o olhar de um usuário de Fedora fastoslinux.com - This website is for sale! - fastoslinux Resources and Information.

também confira o recurso do Btrfs no opensuse, independente da versão:

1 curtida

Vou tentar esclarecer uma coisa antes de tudo. Tanto o Leap quanto o Tumbleweed são estáveis. A diferença está na frequência de atualizações. O Leap é muito parecido ao Debian nesse ponto. Os pacotes são travados em uma versão em específico até que a próxima Service Pack seja distribuída. Chamo de Service Pack pois esse é o nome dado no SLE (SUSE Linux Enterprise), a distribuição na qual o openSUSE Leap é baseada, da mesma forma que o CentOS é no Red Hat. As Service Packs tem um ano de diferença entre elas.

Já o Tumbleweed tem atualizações semanais ou até mesmo diárias. É similar ao Manjaro nesse ponto, por segurar os pacotes por algum tempo no OpenQA para testes. Mas é basicamente essa a diferença entre os dois. O Tumbleweed é Rolling Release enquanto o Leap é Regular Release

10 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.