Opensuse instalado e em fase de teste. Alguns problemas, mas é um bom sistema

Oi pessoal,
Tenho utilizado o Arch há bastante tempo e decidi mudar de distro. Vi o OpenSuse e achei interessante.
Instalei no modo virtualizado

• Vi que tem um frontend do gerenciador de pacotes
  • Tem bastante coisa iniciando com ele, e já vi que posso desativar algumas coisas.
  • Alguns pacotes não encontrei no repositório, como faço para instalar eles por flatpack? Tem algum aplicativo gráfico, ou é por linha de comando?
  • Utilizei a imagem openSUSE-Tumbleweed-GNOME-Live-i686-Snapshot20200604-Media.iso , contudo vi que tem disponível sem o Media. Qual a diferença?
  • O instalador funcionou de modo online, mesmo eu respondendo não sobre os espelhos online. Tem como ser offline?
  • O wiki do OpenSuse é este Portal:Wiki - openSUSE Wiki?
1 curtida

pode usar GUI ou CLI
https://fastoslinux.com/2019/01/13/flatpak-no-opensuse/

1 curtida

@fastos2016
Obrigado. Vou ler o artigo.

Pessoal,
Está em fase de testes…

Penso instalar o gnome.
Contudo apesar de ter instalado o pacote common de pacotes o firefox não detecta nenhum.
Como faça para resolver isso pelo pacote?

editado: no momento estou utilizando a extensão pelo firefox de interface e dicionários

@ryu_ketsueki Acho que pode ajudar :sweat_smile:

1 curtida

Instalei a interface gnome da imagem Tumbleweed

Tive alguns problemas

• o primeiro foi este do firefox
  • tive problemas com wayland, como congelar por alguns segundos, demora para responder. Troquei para o Xorg e aparente tudo voltou a funcionar. Wayland no Opensuse no momento tem vários problemas
  • Algumas configuraçòes tive que fazer manualmente
  • Achei o instalador um pouco confuso, não é para iniciantes
  • O gerenciador gráfico também achei confuso para iniciantes. Em vez de fazer o processo automaticamente ele pergunta tudo. Por um lado é bom, mas nào é para quem não tem noção do que está fazendo. Pode num simples quebrar a interface.
  • Vem com aplicativos próprios, na realidade um monte de aplicativos, que para muitos usuários não vão utilizar nem a metade.
  • O bom que em questão de aplicativos para gnome vem com o básico

No geral é um bom sistema. Facilita bastante na parte de gerenciamento que em outros sistemas o processo é bem mais complicado.

O openSUSE (Leap) foi a segunda distro não-debian que instalei na vida ─ já usava Linux havia 8 anos, mas tive muita dificuldade com o exagero de opções do instalador ─ o que foi bom, pois parece que prestei muita atenção, e a instalação ficou ótima.

Usei aquela instalação por 3 anos, sem problemas, através de 4 upgrades ─ 3 para novas versões, e 1 para Tumbleweed.

Este ano, tive de instalar no novo hardware, e parece que não prestei tanta atenção quanto devia. Já tive vários problemas, mas continuo usando normalmente (agora, por exemplo). Se depender de mim, vou tentar até descobrir onde estão os erros, e corrigir todos. Acho que aprendo mais tentando, do que reinstalando.

Mas é isso. O instalador é uma BMW. Vale a pena examinar tudo, e ler sobre cada detalhe. O resultado compensa.

A propósito, removi o PackageKit (fim dos avisos de atualização). A partir de algum tempo, passei a fazer tudo pelo comando zypper. Mas não instalei Flatpak. Só ativei um mínimo de repositórios adicionais.