OpenSnitch - Um firewall que me surpreendeu

Olá pessoal, neste tópico quero compartilhar um app que achei por acaso e que nunca tinha ouvido falar!
O app em questão é o OpenSnitch.
Estava eu pensando, infecções no Linux são muito mais incomuns que no Windows, mas por ser linux eu gosto de compilar e testar Apps aleatórios do GitHub, e então pensei, será que têm um app que faz a ponte entre esses apps e a internet para eu permitir ou não que esse processo acesse a internet? Dei uma pesquisada e entre muuuuitos prompts no Gemini ele apareceu, o OpenSNitch.
Ele existe no repositório Debian, então deve existir em outros repositórios de outras distros por aí.
O app faz bem isso. Quando um processo como por exemplo /app/discord/Discord tenta se conectar a internet ele abre um popup que pergunta se essa conexão deve acontecer, e é possível permitir apenas nessa sessão, ou sempre, ou negar, ou permitir por 1 hora, é muito simples e eficiente.

E então a interface gráfica, simples de navegar e completa!
Eu amei!

E vocês, que apps curiosos ou simplesmente perfeitos para coisas especificas vocês tem guardados ai no seu Linux? Compartilhe conosco!

4 curtidas

para firewall uso o Portmaster, ele funciona em .deb e .rpm
tbm tem GUI

1 curtida