OpenKylin, a primeira distro Linux independente chinesa

Também mano…
Faço teste com bastante distro, principalmente com o Arch e queria usar a Ukui nele.
Mas parece que tá abandonada! Já instalei, mas não tem suporte pra outros idiomas…

Mas é bonita!

Testa no Arco Linux

https://www.arcolinuxd.com/category/ukui/

Rapaz! Valeu hein…
Vou ver se é mais usual que no Arch.

Obrigadão!

Vi reviews, eles tem sim pacotes do Ubuntu mas se for fork é do Ubuntu 23.04 e não do 20.04 hehe; quando eu vi o nome "open"Kylin eu pensei que seria tipo pegar o Ubuntu Kylin e tirar o que fosse registrado pela Canonical, mas parece que não se preocupam com isso. Um outro exemplo é vir com o Firefox, e não alguma versão sem os nomes/pacotes da Mozilla. Mas parece que estagnaram, pensei que iam passar fácil dos 1 milhão de usuários, mas estão nos 900 e poucos desde quando vi a contagem; 916.083 neste exato momento, segundo dados do próprio site.

essa interface é a ideal. o problema é ser “construída do zero”, com outro sistema de empacotamento. se fosse o tradicional, deb ou rpm, creio que seria melhor.

“EUA democracia”? Só os ingênuos e incautos moldados pela mídia acreditam nisso. Edward Snowden e Julian Assange sabem bem disso! As maiores empresas do mundo que espionam e não respeitam a privacidade dos seus usuários não são chinesas e sim dos EUA: Google, Microsoft, Facebook…

6 curtidas

e dá para confiar???

O openkylin tem um github, se alguém tiver conhecimento pode conferir se é ou não confiável. openkylin · GitHub

Contudo, não há como garantir 100% de confiabilidade em nada. Se o sistema não tem backdoors o buscador tem, a rede social tem, o site que você entra tem. E isso não só no openkylin ou na China, vemos pelos outros comentários que a invasão de privacidade e a venda de dados é uma constante dentro do mundo da tecnologia.
https://www.tecmundo.com.br/mercado/240901-apple-google-investigadas-coleta-venda-dados

Se você quer segurança da informação tem que buscar por conta ou dar um log off em toda tecnologia.

2 curtidas

O grande problema das distros chinesas ( Ubuntu Kylin, open kylin, deepin ) é que são china only basicamente. O suporte a outros idiomas é tenebroso ( mesmo em inglês ) e elas costumam ser limitadas em apps. Sempre que vou usar o deepin tenho problema com a loja e acabo tendo que baixar os apps pelo terminal

3 curtidas

Falou tudo cara é isso mesmo

vc confia instalar redstar os no seu pc???
É só curiosidade mesmo

isso é uma fato, mas não tem como comparar EUA e China

Casos diferentes
Red star não é só closed source ( até onde sei ) como também é envolto em uma intranet gigantesca

E você usaria??

claro que não
não porque é oriental ou coleta meus dados, mas sim pq é um sistema totalmente fechado ( até mais que o windows se parar pra ver )

É por aí mesmo

Eu não falei isso. Eu de maneira nenhuma confio em sistemas estatais. Usei o seu post como um gancho para gerar o debate sobre como nossos dados sensíveis são usados por todos indiferente do país. Se tem mão de empresas e governos será que podemos confiar?

Já a questão do github eu só postei porque eu não tenho tal conhecimento para investigar o código, na real eu nem sei se o código todo tá ali.

1 curtida

O próprio Linus já admitiu (negando) que pediram para ele incluir código espião no kernel. Essa de que nos EUA, órgão regulador proíbe ou condena algo, só vai até aonde for de interesse/conveniência. Se quiserem alegar que é caso de segurança nacional, lascou.

2 curtidas

Isso é fato, o suporte a idiomas ainda é precário, e alguns apps são direcionados para o mercado chinês, que é de fato o foco do projeto; mas creio que o maior impeditivo ainda é a origem, e o preconceito por parte de nós em utilizar soluções que vieram da China. O UKUI já poderia ser uma interface mais presente em sistemas ocidentais, tal como o DDE; me recordo do Ubuntu DDE e o Manjaro Deepin (qual DE o Manjaro não tem versão? kkkkk), e só. Falta interesse dos desenvolvedores ocidentais em querer manter uma ISO ou projeto baseado nos projetos chineses; gostaria muito que alguma distro oficialmente tivesse versão com o UKUI; um Linux Mint com UKUI pra mim faria mais sentido que a versão Mate, mas o fato de usar Qt no lugar do GTK faz isso ser impossível de acontecer.

1 curtida

Qual a fonte usada no site https://www.openkylin.top/index-zh.html

A barra de titulo do Firefox fica assim:

titulo da pagina não identifica a fonte

Código da pagina em relação ao titulo:

Só rodando o # fc-cache -vf não funciona tem que reiniciar o sistema.

Só rodando o fc-cache -vf não funciona tem que reiniciar o sistema_2024-11-26_13-05-02