Openbox ou i3wm

Boa tarde caros amigos.
Estou em dúvida.
Sou usuário do Linux um pouco mais de um ano. Sendo assim já testei muitas distroa e estou em dúvida em qual ambiente de janela é melhor ou mais usual. Já usei Openbox base no Debian e i3 tbm só que ainda não me agradou gostaria de uma opinião da comunidade.
Espero ter deixado claro minha indecisão rsrs
Grande abraço.

2 curtidas

Não sou fã de nenhum dos dois. mas entre os dois eu iria de Openbox. O Openbox com alguma customização fica bem bonito e funcional.
Você já testou o IceWM?

Nunca testei. Vou dar um pesquisada.

1 curtida

Eu acho que para o uso no dia a dia, o Openbox seria melhorzinho. Tiling window manager é voltado principalmente ao público que busca por produtividade e foco no que se esta trabalhando. É um prato cheio pra programadores e até mesmo designers. Mas eu diria que não é algo pra se usar casualmente; não que isso seja regra, mas eu não vejo porquê usar tilling wm no dia a dia. Todavia, você tem que considerar seu gosto pessoal acima de tudo.

2 curtidas

No quesito máquinas modestas. Muitas vezes e a melhor opção. Que não é meu caso, pois a grande maioria das distro rodam sem muitos problemas. Tirando é claro alguns Gnomes da vida.

1 curtida

Geralmente os tiling wm vão consumir menos hardware, mas acredito que deva haver pouquíssima diferença entre i3 e Openbox, ambos são bem levinhos.

Apesar de eu não recomendar, eu uso o i3-gaps no dia a dia no meu notebook. Como eu disse, é tudo questão de gosto pessoal.

i3-gaps

(20 caracteres)

i3wm

mas a minha recomendação fica com bspwm, uma delícia
tá na minha máquina secundária (vulgo pc batatão)

2 curtidas

Migrei do i3 para bspwm e não largo mais, bspwm já é bem completinho precisei mudar pouca coisa nas configs.

3 curtidas

Hoje estou testando o chrunchbang++ estou gostando.

1 curtida

Achei meu i3
vale muito a pena

Não tinha ouvido falar dessa distribuição ainda, mas me parece um Debian com o número de pacotes reduzido rs

1 curtida

é um debian só que personalizado

Opebox +compton fica show

fica mesmo…tem muitas alternativas.

vai de dwm ou xmonad lindo só sucesso :cowboy_hat_face:

Acabou ficando com algum?

@thespation Se está na dúvida para migrar, eu escolheria sem dúvidas o i3wm ou i3-gaps. Embora eu tenha testado o gaps e não gostei do espaço que os “gaps” ocupam na tela do meu notebook, que é de 15’.Em monitores maiores, fica ótimo. Em telas pequenas eu já não gostei.

Ah, a minha opinião é a de um noob no i3, comecei a usá-lo tem uns 3 meses só. Porém, estou gostando bastante. Se você entender como ele funciona e a simplicidade das coisas que ele propõe, não vai largar mais. A sensação que fiquei, até agora, é que o i3 é dos “ambientes” que preza pelo “menos é mais”.

Uns meses atrás resolvi testar alguns “ambientes” diferentes e fiquei nessa mesma dúvida, entre o Openbox e o i3. Já tinha uma minúscula experiência com o Openbox logo que comecei a usar linux. E a impressão que tive agora, vários anos depois, foi a mesma. O Openbox é meio confuso para configurar (falo apenas por mim, eu acho ele confuso para quem está saindo de um DE "comum, por assim dizer). O i3 é tudo centralizado em um ou dois arquivos de configuração (e como o pessoal disse lá no tópico “twn”, a documentação dele é muito boa mesmo), se você utilizar ele como vem de fábrica, rapidinho você consegue deixar ele aceitável para seu uso. Ai, aos poucos, vai mexendo no que quiser.

Para finalizar, um ponto que muito se fala em relação ao i3, e eu mesmo falava isso, é a “dependência” do teclado. Bom, isso não é 100% verdade. Dependendo de como você configura seu i3, você pode fazer tudo pelo mouse também. Vai do gosto de cada um. Eu tenho usando bastante o teclado, porque achei bem prático, porém em vários momentos utilizo também o mouse se problemas.

1 curtida

Verdade, entrei nesse meio pelo Manjaro I3 que já vem até bonito para uso, mas acabei aceitando o desafio de instalar e configurar no Arch; ainda não deixei como gostaria, mas certamente me encantei pelo i3, muito prático de se usar, além de super produtivo para mim. Se continuar nessa coerência, certamente vou instalar no meu pc principal.

1 curtida

Questão de gosto pessoal, já usei Bspwm e i3 e sempre acabo ficando no i3 mesmo.

1 curtida