Open Suse Tumbleweed

o que vocês tem a dizer sobre ele??

0 Likes

Uma palavra define o openSUSE, bloated. Não conheço nenhuma distro com tantos aplicativos instalados por padrão quanto o openSUSE. A performance também é inferior comparada a outras distros, tem benchmarks no Phoronix demonstrando isso.

1 Like

Eu cheguei a usar uns meses e gostei. Achei bem estável.

1 Like

• Ela seria uma das “distros maes”, aquelas distros antigas que deram origem a outras.
  • Essa versão do OpenSUSE “Tumbleweed”, é a versão rolling release, acredito que seja uma das melhores desse tipo (so não melhor que o meu Manjaro :heart: )
  • O OpenSUSE permite que você “crie” um linux baseado no OpenSUSE, vc faz isso pelo site dles (tem ate um video do Diolinux falando sobre isso)
  • Ela é mantida por uma empresa (pra mim isso é algo relevante, ja que prefiro distros mantidas pela comunidade)

Sei la, não sei muita coisa do mundo OpenSUSE

1 Like

Tem ele instalado em um all in one e o desenpenho e ótimo pelo menos com o KDE realmente tem muitos apps instalados por padrão e outro ponto negativo e se vc remover quando rodar a atualizacão ela reinstala os apps, porem e uma distro otima e recomendo muito.

1 Like

Coincidentemente, hoje saiu um artigo a respeito da performance do openSUSE.

https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=OpenSUSE-Default-Spectre-Hit

1 Like

Exatamente esse foi um dos motivos que desisti de testar o openSUSE. Logo que vi o tamanho da iso desisti de baixar. Para mim o sistema tem que vir o mais limpo possível.

0 Likes

@Zangief a iso e grande pois vem com varios drivers porem tem a opcão c live que e pequena porem para utilizar para instalar ele baixa varias drivers e atualizacões do net, @drakofrost não informa na materia se e a versão leap ou tumbleweed porem de qualquer forma eu não tenho problemas com ele muito pelo contrario neste all in one de teste tive problemas com ubuntu e ate mesmo com manjaro que e minha preferida e que no meu note funciona perfeitamente. O opensuse tumbleweed com KDE esta com otimo desenpenho so vou trocar para testar o ubuntu que vai sair essa semana, mas se fosse para deixar um sistema nele fixo eu deixaria o opensuse. Mas é somente minha opnião com minha experiencia no opensuse, so resalto que cada caso vai ser um caso e depende muito de hardware para hardware, quem quiser testar recomendo muito a distro.

0 Likes

No link que se encontra na matéria o usuário diz que se trata do Tumbleweed, a matéria também informa que esse é um dos motivos, não o único, existem outros fatores que afetam a performance do openSUSE.

Um benchmark publicado no dia 29 de março também mostra que o openSUSE Tumbleweed é consideravelmente mais lento que outras distros quando se trata de performance de navegadores.

https://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=linux-firefox-chrome&num=1

0 Likes