Open Source não gratuito?

Alguém pode dizer me exemplos de programas open source não gratuitos?
Ando à procura de algum exemplo mas quando procuro no google, duckduckgo, bing não consigo encontrar, foi algo que só fiquei a saber que existe num video de Quiz Tech do Diolinux.

Video em questão, segunda pergunta da segunda fase:

Olá @Palmera31, tudo bem contigo?

Eu não consigo lembrar de um projeto open source que seja acessível “apenas” para pagantes, porque o próprio fato dele ser de acesso público inviabilizaria essa forma de monetização. O mais comum em projetos assim é cobrar por serviços como suporte dedicado ou recursos específicos.

Alguns exemplos de projetos open source que cobram por serviços/licenças:

:vulcan_salute:

6 curtidas

Synergy, usei muito no passado, quando terminarem de implementar no protocolo wayland reusarei…

1 curtida

Asesprite, unica forma de utilizar a versão open source é compilando
O app notes feito em c++ tb

Esses consigo lembrar de cara, são apps com código aberto, que vc pode compilar e ter todas as funcionalidades, mas o único jeito de conseguir a versão compilada distribuída pelos criadores é pagando.

Existem vários outros que já ouvi falar mas não me lembro no momento, mas em grande maioria são assim.
Se souber e quiser pode compilar eles do 0, mas para pegar da loja tem q pagar.

1 curtida

É, não tem como liberar o código fonte gratuitamente e querer cobrar pelo código, como o nobre colega Eddie já citou.

Mas me lembrou um caso interessante e famoso, que inclusive gerou uma nova versão da licença GPL: A Tivo, que existe até um nome para a prática “Tivoization” (ou “Tivolização”).

A empresa TiVo usava software livre coberto pela licença GPLv2 em seus dispositivos DVR (Digital Video Recorder), mas configurando o hardware de maneira que ele só executasse versões do software assinadas digitalmente pela própria TiVo. Isso impedia que os usuários pudessem modificar o software livre e executá-lo nos dispositivos TiVo, contrariando o espírito de liberdade de modificação do software livre. Essa prática foi uma das principais motivações para a criação da GPLv3 pela Free Software Foundation (FSF). A GPLv3 inclui cláusulas específicas para prevenir a Tivolização, garantindo que se um dispositivo executa software licenciado sob GPLv3, os usuários têm o direito de modificar o software e executar suas próprias versões modificadas no dispositivo.

1 curtida

O Obsidian cobra pelo sync.

Opa! Tudo bem contigo?
Que eu me recorde, o Obsidian não é totalmente open source.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Yep, realmente não é open source. Fonte: Why isn’t Obsidian Open Source? - Obsidian Rocks

1 curtida

3 postagens off-topic foram movidas para um novo tópico: Discussão sobre Obsidian

Algumas licenças de código aberto mais conhecidas e o que cada uma representa. Basta procurar softwares comercializados por alguma delas que você acha. Não procure para linux. Procure para windows.

GPL (GNU General Public License): A GPL é uma licença copyleft, o que significa que o software derivado deve ser distribuído sob a mesma licença, isso promove a liberdade e a abertura, garante que o software permaneça sempre aberto e disponível para todos.

MIT License: A Licença MIT é uma das mais permissivas, permite o uso, modificação e redistribuição do software, com a única condição de que os avisos de direitos autorais sejam mantidos, é uma escolha popular para projectos que valorizam a simplicidade.

Apache License: é outra licença permissiva que enfatiza a colaboração, permite o uso em software proprietário, desde que os créditos e avisos sejam mantidos, é uma escolha sólida para projectos que desejam equilibrar a abertura com a flexibilidade.

BSD License: Existem variações da Licença BSD, todas permissivas, permitem a redistribuição e modificação do software, desde que os avisos de direitos autorais sejam mantidos, essas licenças são escolhidas por muitos projectos por sua simplicidade.

Mozilla Public License (MPL): é uma licença única que combina elementos de licenças copyleft e permissivas, permite que o código-fonte do software seja modificado e redistribuído, desde que as modificações sejam divulgadas, é ideal para projectos que buscam flexibilidade com responsabilidade.

Eclipse Public License (EPL): A EPL é usada principalmente para software relacionado ao desenvolvimento em Java e Eclipse, permite a redistribuição e modificação do software, com a condição de que as mudanças sejam disponibilizadas publicamente, uma boa escolha para quem valoriza a colaboração na comunidade Eclipse.

GNU Lesser General Public License (LGPL): é uma variante mais flexível da GPL, permite que bibliotecas de código aberto sejam usadas em software proprietário, sem a obrigação de que o software proprietário seja de código aberto, isso promove a integração de componentes de código aberto em aplicativos proprietários.

CDDL (Common Development and Distribution License): é usada principalmente para o software OpenSolaris, permite a modificação e redistribuição do código-fonte, com a expectativa de que as modificações sejam compartilhadas com a comunidade.

Artistic License: é usada principalmente no Perl e no software relacionado, permite a redistribuição e modificação do software, com algumas restrições específicas, essas restrições podem variar, dependendo da versão da licença.

CC0 1.0 Universal (Domínio Público): é uma licença permissiva de domínio público que permite que os autores mostrem código-fonte sem qualquer restrição.