Opção "Permitir execução do arquivo como programa" não desabilita!

Toda vez que eu tento desabilitar esta opção ela se habilita automaticamente.
Quero desabilita-la, pois ao abrir um bloco de notas, por exemplo, fica aparecendo um pop-up muito chato perguntando se quero exibir ou executar tal arquivo.txt

@Capezotte
help me my friend -;

Isso está ocorrendo em mídia externa (ou uma antiga partição do Windows, ou qualquer outro sistema de arquivos não formatado para Linux)?

Se sim, bem, é meio que ou viver com isso, ou remover a possibilidade de executar qualquer programa vindo de um pendrive (essa configuração eu não sei fazer no Pop, no entanto).

1 curtida

É uma partição de um hd externo, nela tenho sim um windows. Formato dela está em exFat. O engraçado é que há pouco tempo isso não acontecia ;-;

O linux n consegue mudar essas info no fs do windows.
Já tento mudar isso no windows.

Considerando que fãs de jogos migrando para Linux são o principal alvo do Pop, eles provavelmente fizeram a mudança para os jogos de Linux e Proton poderem rodar de partições de Windows. O efeito colateral é esse.

Talvez apareça alguém ensinando como editar os parâmetros noexec e mode do sistema de arquivos, mas prefiro aguardar alguém achar uma interface gráfica.

2 curtidas

Se não me engano, pelo menos no Linux Mint tem uma opção pra você fazer essa janela parar de aparecer, acho que se você for em “Abrir com” ou algo assim e colocar pra sempre abrir arquivos .txt direto com o editor de texto. Sobre remover a permissão de execução em algum arquivo específico, creio que isso não seja possível se o arquivo está localizado em um sistema de arquivos da Microsoft, aparentemente todos eles tem permissão de execução pré concebida porque pelo menos comigo eu sempre pude executar scripts que acabei de criar em um sistema de arquivos NTFS sem precisar dar a permissão +x anteriormente, como seria necessário no ext4/xfs